JOSÉ NATANAEL FONTENELE DE CARVALHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS/CMRV

Ir ao Menu Principal

josé natanael fontenele de carvalho

CCCE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS/CMRV

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Integração e acolhida dos alunos calouros (20/06/2022 - 20/06/2022)
Encontro dos docentes e alunos calouros: apresentação, trajetória formativa, componentes, projetos de pesquisa, extensão e atividades de gestão no Curso (23/06/2022 - 23/06/2022)
Apresentação da Emente e Programa do Componente; levantamento das expectativas e breve introdução ao conceito de epistemologia (27/06/2022 - 27/06/2022)
Introdução conceitual: epistemologia; epistemologia e educação; bases epistemológicas da pedagogia (30/06/2022 - 30/06/2022)
Introdução conceitual: epistemologia; epistemologia e educação; bases epistemológicas da pedagogia (04/07/2022 - 04/07/2022)
Revisão dos conceitos básicos da Epistemologia e organização dos grupos para os semiários temáticos (07/07/2022 - 07/07/2022)
Trabalho de pesquisa e preparação dos seminários (Textos: Pedagogia e Escola; e Pedagogia Decolonial) (11/07/2022 - 11/07/2022)
Apresentação dos Grupos 1 e 2: O Conceito de Pedagogia e a Linhagem Pedagógica (14/07/2022 - 14/07/2022)
Apresentação dos Grupos 3 e 4: O caso brasileiro e Novos Centro Pedagógicos + Do formal ao essencial (18/07/2022 - 18/07/2022)
Apresentação dos Grupos 5 e 6: Forma e Disciplina e Um presente paradoxal (21/07/2022 - 21/07/2022)
Apresentação dos Grupos 7; Pedagogia decolonial (25/07/2022 - 25/07/2022)
Aula assíncrona: atividade em grupo: análise do documentário "Escolarizando o Mundo", de Carol Black (28/07/2022 - 28/07/2022)
Discussão do documentário "Escolarizando o Mundo", de Carol Black (01/08/2022 - 01/08/2022)
Discussão do documentário "Escolarizando o Mundo", de Carol Black (04/08/2022 - 04/08/2022)
A natureza da Pedagogia e a pedagogia como ciência da educação (08/08/2022 - 08/08/2022)
A natureza da Pedagogia e a pedagogia como ciência da educação (11/08/2022 - 11/08/2022)
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: estudo em grupo (15/08/2022 - 15/08/2022)
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: um conceito ampliado de educação (18/08/2022 - 18/08/2022)
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: pedagogia como teoria e prática da educação (22/08/2022 - 22/08/2022)
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: a pedagogia e as ciências da educação (25/08/2022 - 25/08/2022)
Que destino os educadores darão à Pedagogia (Carlos Libâneo): proposta de organização do Curso de Pedagogia na Anfope (29/08/2022 - 29/08/2022)
Que destino os educadores darão à Pedagogia (Carlos Libâneo): breve referência histórica (01/09/2022 - 01/09/2022)
Que destino os educadores darão à Pedagogia (Carlos Libâneo): destaques históricos (05/09/2022 - 05/09/2022)
Feriado Local (08/09/2022 - 08/09/2022)
Estudo da Resolução do CNE/CP Nº 02/2015 - olhar epistemológoca e a formação do educador (12/09/2022 - 12/09/2022)
Estudo da Resolução do CNE/CP Nº 02/2015 - olhar epistemológoca e a formação do educador (15/09/2022 - 15/09/2022)
Estudo da Resolução CNE 02/2019 e seus impactos na formação (19/09/2022 - 19/09/2022)
Estudo da Resolução CNE 02/2019 e seus impactos na formação (22/09/2022 - 22/09/2022)
Estudo da Resolução CNE 02/2019 e seus impactos na formação (26/09/2022 - 26/09/2022)
Estudo dos fundamentos epistemológicos do PPP do Curso de Pedagogia e a formação do (a) educador (a) (29/09/2022 - 29/09/2022)
Estudo dos fundamentos epistemológicos do PPP do Curso de Pedagogia e a formação do (a) educador (a) (03/10/2022 - 03/10/2022)
Estudo dos fundamentos epistemológicos do PPP do Curso de Pedagogia e a formação do (a) educador (a) (06/10/2022 - 06/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
20 23 27 30 07 11 14 18 21 25 28 08 11 15 18 22 25 29 01 05 12 15 19 22 26 29 03 06
1 2022901**** 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 2 2 0 2 0 2 2 0 0 2 30
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 2 12
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022901**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2019903**** 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 2 2 0 2 0 2 2 0 0 2 32
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 12
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
24 2022902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2022901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 28
28 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
33 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
2 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
3 2022900**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
4 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
5 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
6 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
7 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
8 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
9 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
10 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
11 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 2 AM
12 2022902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 8 AM
13 2022902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 8 AM
14 2022902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
15 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
16 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
17 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
18 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
19 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
20 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
21 2022902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
22 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
23 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
24 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 12 AM
25 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
26 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 6 AM
27 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
28 2022902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
29 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
30 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
31 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
32 2022902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 4 AM
33 2022902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
34 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM
35 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta do componente curricular é conjugar aulas expositivas dialógicas; leitura, discussões de
textos na lógica da aula invertida, e postura investigativa, com a mobilização de ferramentas
disponíveis na internet. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos
conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da
pedagogia e suas dimensões epistemológica, prática e disciplinar – a Pedagogia como curso de
formação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será desenvolvida de modo a avaliar as habilidades, competências e apropriação dos
conteúdos estudados, considerando as unidades temáticas e atividades pedagógicas empreendidas. A primeira será decorrente do estudo e realização de seminários temáticos; a segunda buscará avaliar a apropriação e domínio dos conteúdos da unidade através da produção de questões e sistematização de reflexões sobre os temas abordados; a terceira avaliação, articulará estudo de documentário sobre os temas da unidade e reflexões epistemológicas acerca das mudanças nas diretrizes curriculares nacionais da formação de professores e professoras, bem como sobre o PPP do Curso de Pedagogia.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo:
Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente.
São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez,
2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et
al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.
6.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação
Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA,
Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação
inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores
Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/06/2022
20/06/2022
Integração e acolhida dos alunos calouros
23/06/2022
23/06/2022
Encontro dos docentes e alunos calouros: apresentação, trajetória formativa, componentes, projetos de pesquisa, extensão e atividades de gestão no Curso
27/06/2022
27/06/2022
Apresentação da Emente e Programa do Componente; levantamento das expectativas e breve introdução ao conceito de epistemologia
30/06/2022
30/06/2022
Introdução conceitual: epistemologia; epistemologia e educação; bases epistemológicas da pedagogia
04/07/2022
04/07/2022
Introdução conceitual: epistemologia; epistemologia e educação; bases epistemológicas da pedagogia
07/07/2022
07/07/2022
Revisão dos conceitos básicos da Epistemologia e organização dos grupos para os semiários temáticos
11/07/2022
11/07/2022
Trabalho de pesquisa e preparação dos seminários (Textos: Pedagogia e Escola; e Pedagogia Decolonial)
14/07/2022
14/07/2022
Apresentação dos Grupos 1 e 2: O Conceito de Pedagogia e a Linhagem Pedagógica
18/07/2022
18/07/2022
Apresentação dos Grupos 3 e 4: O caso brasileiro e Novos Centro Pedagógicos + Do formal ao essencial
21/07/2022
21/07/2022
Apresentação dos Grupos 5 e 6: Forma e Disciplina e Um presente paradoxal
25/07/2022
25/07/2022
Apresentação dos Grupos 7; Pedagogia decolonial
28/07/2022
28/07/2022
Aula assíncrona: atividade em grupo: análise do documentário "Escolarizando o Mundo", de Carol Black
01/08/2022
01/08/2022
Discussão do documentário "Escolarizando o Mundo", de Carol Black
04/08/2022
04/08/2022
Discussão do documentário "Escolarizando o Mundo", de Carol Black
08/08/2022
08/08/2022
A natureza da Pedagogia e a pedagogia como ciência da educação
11/08/2022
11/08/2022
A natureza da Pedagogia e a pedagogia como ciência da educação
15/08/2022
15/08/2022
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: estudo em grupo
18/08/2022
18/08/2022
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: um conceito ampliado de educação
22/08/2022
22/08/2022
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: pedagogia como teoria e prática da educação
25/08/2022
25/08/2022
O campo do conhecimento pedagógico e a identide profissional do pedagogo: a pedagogia e as ciências da educação
29/08/2022
29/08/2022
Que destino os educadores darão à Pedagogia (Carlos Libâneo): proposta de organização do Curso de Pedagogia na Anfope
01/09/2022
01/09/2022
Que destino os educadores darão à Pedagogia (Carlos Libâneo): breve referência histórica
05/09/2022
05/09/2022
Que destino os educadores darão à Pedagogia (Carlos Libâneo): destaques históricos
08/09/2022
08/09/2022
Feriado Local
12/09/2022
12/09/2022
Estudo da Resolução do CNE/CP Nº 02/2015 - olhar epistemológoca e a formação do educador
15/09/2022
15/09/2022
Estudo da Resolução do CNE/CP Nº 02/2015 - olhar epistemológoca e a formação do educador
19/09/2022
19/09/2022
Estudo da Resolução CNE 02/2019 e seus impactos na formação
22/09/2022
22/09/2022
Estudo da Resolução CNE 02/2019 e seus impactos na formação
26/09/2022
26/09/2022
Estudo da Resolução CNE 02/2019 e seus impactos na formação
29/09/2022
29/09/2022
Estudo dos fundamentos epistemológicos do PPP do Curso de Pedagogia e a formação do (a) educador (a)
03/10/2022
03/10/2022
Estudo dos fundamentos epistemológicos do PPP do Curso de Pedagogia e a formação do (a) educador (a)
06/10/2022
06/10/2022
Estudo dos fundamentos epistemológicos do PPP do Curso de Pedagogia e a formação do (a) educador (a)
Avaliações
Data Descrição
14/07/2022 1ª Avaliação
08/09/2022 2ª Avaliação
13/10/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:34