-

DAA0278 - FUNDAMENTOS DA GESTAO ESCOLAR - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Abertura coletiva da presencialidade com acolhida dos alunos calouros e momento cultural (20/06/2022 - 20/06/2022)
   Texto 3:Gestão: Trajetória de uma conceito 
Apresentação da ementa, acolhimento da turma, levantamento das expectativas considerando o desafio da presencialidade (22/06/2022 - 22/06/2022)
Antecedentes históricos da Administração - leitura e discussão do texto de Idalberto Chiavenato (27/06/2022 - 27/06/2022)
Antecedentes históricos da Administração: influências dos filósofos, influências da organização da Igreja Católica, influências da organização militar (29/06/2022 - 29/06/2022)
Antecedentes históricos da Administração: influências da Revolução Industrial, influências dos economistas liberais, influências dos pioneiros e empreendedores (04/07/2022 - 04/07/2022)
Estudo e caracterização dos modelos de administração científica e clássica: produção em grupos (06/07/2022 - 06/07/2022)
Estudo e caracterização dos modelos de administração científica e clássica - aprofundamento (11/07/2022 - 11/07/2022)
Escolas de Administração: Relações Humanas; Neoclássica e Administração Por Objetivo (13/07/2022 - 13/07/2022)
Estudo, pesquisa e preparação dos seminários (18/07/2022 - 18/07/2022)
Apresentação dos seminários - Grupo 1: Os grandes paradigmas da administração (20/07/2022 - 20/07/2022)
Apresentação dos seminários - Grupo 2: Período dos estudos clássicos (25/07/2022 - 25/07/2022)
Apresentação dos seminários - Grupo 3: Estudos críticos Final dos anos de 1970 a 1987 (27/07/2022 - 27/07/2022)
Apresentação dos seminários - Grupo 4: Período 1987 a 2004 Tendência da gestão escolar (01/08/2022 - 01/08/2022)
Apresentação dos seminários - Grupo 5: Gestão Democrática (03/08/2022 - 03/08/2022)
Feriado Local (08/08/2022 - 08/08/2022)
Aprofundamento: a trajetória da democracia brasileira e a gestão da educação (I) - 1960 a 1984 (10/08/2022 - 10/08/2022)
Aprofundamento: a trajetória da democracia brasileira e a gestão da educação (II) - 1985 - 1988 (15/08/2022 - 15/08/2022)
Aprofundamento: a trajetória da democracia brasileira e a gestão da educação (III) - a democracia no contexto dos anos de 1990/2000 (17/08/2022 - 17/08/2022)
Estudo Dirigido do Texto: Parte1: O que é qualidade? (22/08/2022 - 22/08/2022)
Estudo Dirigido do Texto: Parte 2: Abordagem técnica e abordagem política da qualidade (24/08/2022 - 24/08/2022)
Trabalho de campo: observação do contexto e situação da gestão da educação no Campus Ministro Reis Velloso (29/08/2022 - 29/08/2022)
Estudo Dirigido do Texto: Parte 3: Qualidade da educação e novos espaços de formação (31/08/2022 - 31/08/2022)
Estudo Dirigido do Texto: Parte 4: Fatores intra e extraescolares da qualidade (05/09/2022 - 05/09/2022)
Feriado Nacional (07/09/2022 - 07/09/2022)
Estudo Dirigido do Texto: Parte 5: Ameaças à qualidade da educação (12/09/2022 - 12/09/2022)
Estudo Dirigido Parte 6: Crise de qualidade como reflexo da crise do paradigma educacional (14/09/2022 - 14/09/2022)
Estudo: Pedagogia da Qualidade Total (19/09/2022 - 19/09/2022)
Estudo: Pedagogia da Qualidade Total (21/09/2022 - 21/09/2022)
O sistema de organização e gestão escolar. (26/09/2022 - 26/09/2022)
Análise de experiências de gestão democrática e participativa (28/09/2022 - 28/09/2022)
Análise de experiências de gestão democrática e participativa (03/10/2022 - 03/10/2022)
O papel do gestor escolar (05/10/2022 - 05/10/2022)
O papel do gestor escolar (10/10/2022 - 10/10/2022)
Etica e gestão (12/10/2022 - 12/10/2022)
Avaliação geral de encerramento (17/10/2022 - 17/10/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 12 14 19 21 26 28 05
1 2020903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 12
2 2020906**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 14
4 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 6
6 2020901**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 10
7 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 10
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 10
9 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
10 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 10
12 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 8
13 2020900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 12
14 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 8
15 2020901**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 12
16 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 4
17 2020900**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 5
18 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 14
19 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 4
20 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 14
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 0 14
22 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 10
23 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
24 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 12
25 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 14
26 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 2 0 2 2 0 14
27 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 2 10
28 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 4
29 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 8
30 2020902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 12
31 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM
2 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
3 2020902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM
4 2020902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
5 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
6 2018901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 10 AM
7 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 14 AM
8 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 14 AM
9 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
10 2020903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 10 AM
11 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 14 AM
12 2018903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 14 AM
13 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
14 2020903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 14 AM
15 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 5 AM
16 2020903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
17 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM
18 2020902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
19 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM
20 2020902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
21 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 10 AM
22 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 AM
23 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
24 2018903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 10 AM
25 2020902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 10 AM
26 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 10 AM
27 2020900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 6 AM
28 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
29 2020901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 14 AM
30 2020906**** 9,5 9,5 10,0 9.7 6 AM
31 2020903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, favorecendo a participação e a integração entre os mesmos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões do componente curricular.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados
em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de
avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários
temáticos, painéis, memorial, atividade de pesquisa com produção de texto.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5ª ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.
__________. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Wendel (Org.). Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WakED, 2009.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. VALERIEN, J. Gestão da
escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. 8ª ed. São Paulo: Cortez, MEC, 2002.
MORGAN, Gareth, 1943 - Imagens da organização: edição executiva/Gareth Morgan; tradução Geni G. Goldschmidt. - 2. ed. - 4a
reimpressão - São Paulo : Atlas, 2002
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/06/2022
20/06/2022
Abertura coletiva da presencialidade com acolhida dos alunos calouros e momento cultural
22/06/2022
22/06/2022
Apresentação da ementa, acolhimento da turma, levantamento das expectativas considerando o desafio da presencialidade
27/06/2022
27/06/2022
Antecedentes históricos da Administração - leitura e discussão do texto de Idalberto Chiavenato
29/06/2022
29/06/2022
Antecedentes históricos da Administração: influências dos filósofos, influências da organização da Igreja Católica, influências da organização militar
04/07/2022
04/07/2022
Antecedentes históricos da Administração: influências da Revolução Industrial, influências dos economistas liberais, influências dos pioneiros e empreendedores
06/07/2022
06/07/2022
Estudo e caracterização dos modelos de administração científica e clássica: produção em grupos
11/07/2022
11/07/2022
Estudo e caracterização dos modelos de administração científica e clássica - aprofundamento
13/07/2022
13/07/2022
Escolas de Administração: Relações Humanas; Neoclássica e Administração Por Objetivo
18/07/2022
18/07/2022
Estudo, pesquisa e preparação dos seminários
20/07/2022
20/07/2022
Apresentação dos seminários - Grupo 1: Os grandes paradigmas da administração
25/07/2022
25/07/2022
Apresentação dos seminários - Grupo 2: Período dos estudos clássicos
27/07/2022
27/07/2022
Apresentação dos seminários - Grupo 3: Estudos críticos Final dos anos de 1970 a 1987
01/08/2022
01/08/2022
Apresentação dos seminários - Grupo 4: Período 1987 a 2004 Tendência da gestão escolar
03/08/2022
03/08/2022
Apresentação dos seminários - Grupo 5: Gestão Democrática
08/08/2022
08/08/2022
Feriado Local
10/08/2022
10/08/2022
Aprofundamento: a trajetória da democracia brasileira e a gestão da educação (I) - 1960 a 1984
15/08/2022
15/08/2022
Aprofundamento: a trajetória da democracia brasileira e a gestão da educação (II) - 1985 - 1988
17/08/2022
17/08/2022
Aprofundamento: a trajetória da democracia brasileira e a gestão da educação (III) - a democracia no contexto dos anos de 1990/2000
22/08/2022
22/08/2022
Estudo Dirigido do Texto: Parte1: O que é qualidade?
24/08/2022
24/08/2022
Estudo Dirigido do Texto: Parte 2: Abordagem técnica e abordagem política da qualidade
29/08/2022
29/08/2022
Trabalho de campo: observação do contexto e situação da gestão da educação no Campus Ministro Reis Velloso
31/08/2022
31/08/2022
Estudo Dirigido do Texto: Parte 3: Qualidade da educação e novos espaços de formação
05/09/2022
05/09/2022
Estudo Dirigido do Texto: Parte 4: Fatores intra e extraescolares da qualidade
07/09/2022
07/09/2022
Feriado Nacional
12/09/2022
12/09/2022
Estudo Dirigido do Texto: Parte 5: Ameaças à qualidade da educação
14/09/2022
14/09/2022
Estudo Dirigido Parte 6: Crise de qualidade como reflexo da crise do paradigma educacional
19/09/2022
19/09/2022
Estudo: Pedagogia da Qualidade Total
21/09/2022
21/09/2022
Estudo: Pedagogia da Qualidade Total
26/09/2022
26/09/2022
O sistema de organização e gestão escolar.
28/09/2022
28/09/2022
Análise de experiências de gestão democrática e participativa
03/10/2022
03/10/2022
Análise de experiências de gestão democrática e participativa
05/10/2022
05/10/2022
O papel do gestor escolar
10/10/2022
10/10/2022
O papel do gestor escolar
12/10/2022
12/10/2022
Etica e gestão
17/10/2022
17/10/2022
Avaliação geral de encerramento
Avaliações
Data Descrição
20/07/2022 1ª Avaliação
14/09/2022 2ª Avaliação
21/09/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOIS PARA OS SEMINÁRIOS 15/07/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:45