VINICIUS MELQUIADES DOS SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

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vinicius melquiades dos santos

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

PPGHB042 - SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA I - HISTÓRIA, ARTE E CULTURA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de disciplina e discussão sobre a metodologia de ensino (11/08/2022 - 11/08/2022)
Nos territórios da Cultura: o local da cultura e a interpretação das culturas (18/08/2022 - 18/08/2022)
Sobre o autoritarismo brasileiro (25/08/2022 - 25/08/2022)
Contra a interpretação e outros ensaios (01/09/2022 - 01/09/2022)
(Re)construção teórico-metodológico da pesquisa: reflexos e alinhamentos (08/09/2022 - 08/09/2022)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa de Aracelia, Dayane e Iago (15/09/2022 - 15/09/2022)
Apresentação dos projetos de pesquisa Lenilson, Maria Paula e Willian (22/09/2022 - 22/09/2022)
Apresentação de Introdução e Sumário: Aracélia, Dayanne e Iago (29/09/2022 - 29/09/2022)
Apresentação de Introdução e Sumário: Lenilson, Maria Paula e William (06/10/2022 - 06/10/2022)
Apresentação de Introdução e Sumário: Bruna e Erismar (13/10/2022 - 13/10/2022)
Apresentação de Introdução e Sumário: Lanna e Lilia (20/10/2022 - 20/10/2022)
Apresentação de Capítulo: Aracélia e Dayanne (27/10/2022 - 27/10/2022)
Apresentação de Capítulo: Iago e Lenilson (03/11/2022 - 03/11/2022)
Apresentação de Capítulo: Maria Paula e William (10/11/2022 - 10/11/2022)
Apresentação de Capítulo: Bruna e Erismar (17/11/2022 - 17/11/2022)
Apresentação de Capítulo: Lanna e Lilia (24/11/2022 - 24/11/2022)
Orientações para a entrega do Trabalho Final (01/12/2022 - 01/12/2022)
Orientações para a entrega do Trabalho Final (08/12/2022 - 08/12/2022)
Enceramento e auto-avaliação da Disciplina. (15/12/2022 - 15/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 15
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
5 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
8 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
9 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
10 2022100**** 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promovendo uma apropriação histórica de expressões artísticas e literárias e concebendo a cultura como uma categoria ampla, que não pode ser compreendida apenas a partir de uma oposição à natureza, mas como um objeto histórico de cuja historicidade pode-se perceber como o universo humano se articula ao mundo, esta linha permitirá estudar a História do Brasil a partir de duas subáreas: a cultura, entendida tanto como uma estratégia de interlocução humana com a natureza quanto como um instrumento identitário que nos articula a diferentes sistemas de racionalidade, com suas implicações éticas e histórico-sociais, e a arte, através da qual se pensará o produto artístico-ficcional – nas suas mais variadas formas, inclusive a literária – como um repertório simbólico que é indicativo das virtualidades de diferentes lugares e épocas. Essas duas subáreas contemplarão estudos cujas ambiências temáticas e conceituais façam a articulação entre História, Historiografia, Imaginário, Cultura, Literatura e Arte. As pesquisas realizadas no âmbito da linha deverão estudar Historiografia, as Identidades de Gênero, as relações entre História e Literatura e, bem como, a historicidade de discursos cinematográficos, musicais e pictóricos, favorecendo o conhecimento, naquilo que diz respeito à História do Brasil, das diferentes linguagens produzidas nas complexas experiências sócio-históricas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Através de aulas expositivas dialogadas e oficinas, o curso visa em primeiro lugar abordar o ciclo de pesquisa na área de História, com ênfase nos procedimentos teóricos e metodológicos que embasam a elaboração de uma dissertação de mestrado, a partir das pesquisas em desenvolvimento pelos mestrandos e mestrandas matriculados no curso. Em segundo lugar, objetiva adequar os projetos de pesquisa dos mestrandos e das mestrandas à Linha de Pesquisa História, Cultura e Arte. A disciplina, portanto, busca ensinar os procedimentos que norteiam a elaboração de uma dissertação de mestrado, bem como criar condições para que os discentes articulem em seus projetos de pesquisa as categorias centrais que norteiam a linha de pesquisa referida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo avaliativo levará em consideração aspectos qualitativos, como a assiduidade, pontualidade e participação de cada um e de todos nos debates de textos e projetos, sempre em atenção às normativas internas do Programa e da Universidade. Além disso, para efeitos de registro de notas no Sistema Acadêmico, os discentes deverão apresentar seus projetos de pesquisa; uma introdução provisória, sumário e, pelo menos, um capítulo da Dissertação. Ao final da Disciplina, todos esses itens (Introdução, Sumário e Capítulo(s)) devem ser entregues em conjunto, na data estabelecida no Cronograma. Serão observados os avanços e adequações desde o Projeto até a apresentação do(s) Capítulo(s). Será aprovado o discente que alcançar a média mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o percentual de 25% de faltas.
Horário de atendimento: 15h às 19h
Bibliografia: ARÓSTEGUI, Júlio. A Pesquisa Histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BARROS, José D’Assunção. As hipóteses nas Ciências Humanas: aspectos metodológicos.
BENNET, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: EDUFMG, 2019.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo: EDUNESP, 2011.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013.
SCHWARCZ, Lília Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SONTAG, Susan. Contra a Interpretação e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
BENJAMIN, Walter. Magia e Estética, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
_____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BOTELHO, Denílson. “Sob o signo da Floreal; uma perspectiva histórica da iniciação literária de Lima Barreto” in Itinerários, Araraquara-SP, v. 22, 2004.
_____. “Rasgar a rede à faca: a militância política de Lima Barreto na imprensa” in Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas, v. 29, 2007:39-54.
_____. “A República na biblioteca de Lima Barreto: livros, leituras e ideias” in Cadernos de História, Mariana-MG (UFOP), 2009, p. 33-44.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. (9ª edição revista pelo autor)
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CHALHOUB, Sidney e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (Orgs.). A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DANTO, Arthur C. O abuso da beleza. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FONTINELES FILHO, Pedro Pio. A Letra e o Tempo: a escrita de O. G. Rego de Carvalho entre a ficção e a história da literatura. Teresina: EDUFPI, 2017.
GASKELL, Ivan. História das Imagens. In: BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: editora da UNESP, 2002.
LIMA, Frederico Osanan Amorim Lima. Porque Glauber acha feio o que não é espelho. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Uberlândia. 2012. [Tese de doutorado].
MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). São Paulo: Difel, 1979.
NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa; MEDEIROS, Hermano Carvalho. História & Música Popular. Teresina: EDIUFPI, 2013.
QUEIROZ, Teresinha. Os Literatos e a República: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. 3. ed. Teresina: EDUFPI, 2011.
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-Fraçois (Orgs.). Para uma história cultural. Lisboa: Porto, 2008.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
WHITE, Hayden. Enredo e verdade na escrita da História. In: MALERBA, Jurandir (Org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/08/2022
11/08/2022
Apresentação do Plano de disciplina e discussão sobre a metodologia de ensino
18/08/2022
18/08/2022
Nos territórios da Cultura: o local da cultura e a interpretação das culturas
25/08/2022
25/08/2022
Sobre o autoritarismo brasileiro
01/09/2022
01/09/2022
Contra a interpretação e outros ensaios
08/09/2022
08/09/2022
(Re)construção teórico-metodológico da pesquisa: reflexos e alinhamentos
15/09/2022
15/09/2022
Apresentação dos Projetos de Pesquisa de Aracelia, Dayane e Iago
22/09/2022
22/09/2022
Apresentação dos projetos de pesquisa Lenilson, Maria Paula e Willian
29/09/2022
29/09/2022
Apresentação de Introdução e Sumário: Aracélia, Dayanne e Iago
06/10/2022
06/10/2022
Apresentação de Introdução e Sumário: Lenilson, Maria Paula e William
13/10/2022
13/10/2022
Apresentação de Introdução e Sumário: Bruna e Erismar
20/10/2022
20/10/2022
Apresentação de Introdução e Sumário: Lanna e Lilia
27/10/2022
27/10/2022
Apresentação de Capítulo: Aracélia e Dayanne
03/11/2022
03/11/2022
Apresentação de Capítulo: Iago e Lenilson
10/11/2022
10/11/2022
Apresentação de Capítulo: Maria Paula e William
17/11/2022
17/11/2022
Apresentação de Capítulo: Bruna e Erismar
24/11/2022
24/11/2022
Apresentação de Capítulo: Lanna e Lilia
01/12/2022
01/12/2022
Orientações para a entrega do Trabalho Final
08/12/2022
08/12/2022
Orientações para a entrega do Trabalho Final
15/12/2022
15/12/2022
Enceramento e auto-avaliação da Disciplina.
Avaliações
Data Descrição
15/12/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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