VINICIUS MELQUIADES DOS SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

vinicius melquiades dos santos

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0278 - FUNDAMENTOS DA GESTAO ESCOLAR - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e do Programa do Componente Curricular Fundamentos da Gestão Escolar; levantamento de expectativas e experiências no campo da gestão (21/11/2022 - 21/11/2022)
   Ementa e Progtama do Componente Curricular Fund. da Gestão Escolasft 
Discussão e reflexão sobre os fundamentos ou princípios do Programa Residência Pedagógica (23/11/2022 - 23/11/2022)
Levantamento acerca das concepções e experiências dos alunos e alunas no campo da Gestão Escolar (construção de painel) (28/11/2022 - 28/11/2022)
Apresentação e discussão do levantamento acerca das concepções e experiências da turma em torno da gestão escolar (30/11/2022 - 30/11/2022)
Estudo do texto Heloisa Luck (p. 33 a 39): A evolução da gestão educacional: uma mudança paradigmática (05/12/2022 - 05/12/2022)
    
Inicia em 05/12/2022 às 0h 0 e finaliza em 12/12/2022 às 23h 59
Estudo do texto Heloisa Luck: socialização e debate das questões formuladas pelos grupos (07/12/2022 - 07/12/2022)
Estudo do texto Heloisa Luck: socialização e debate das questões formuladas pelos grupos (12/12/2022 - 12/12/2022)
A gestão e o (novo) paradigma integrador/regenerador (primeira parte) (14/12/2022 - 14/12/2022)
A gestão e o (novo) paradigma integrador/regenerador (segunda parte) (19/12/2022 - 19/12/2022)
Trabalho nos Grupos Temáticos (21/12/2022 - 21/12/2022)
    
Inicia em 23/12/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/12/2022 às 23h 59
RECESSO (26/12/2022 - 26/12/2022)
RECESSO (28/12/2022 - 28/12/2022)
FERIAS DOCENTES (02/01/2023 - 02/01/2023)
FERIAS DOCENTES (04/01/2023 - 04/01/2023)
Apresentação dos grupos: a resolução de problemas da gestão na perspectiva do paradigma integrador/regenerador (09/01/2023 - 09/01/2023)
Apresentação dos grupos: a resolução de problemas da gestão na perspectiva do paradigma integrador/regenerador (11/01/2023 - 11/01/2023)
LUTO OFICIAL UFDPAR (16/01/2023 - 16/01/2023)
Apresentação dos grupos: a resolução de problemas da gestão na perspectiva do paradigma integrador/regenerador (18/01/2023 - 18/01/2023)
Estudo: relação família-escola: um olhar do ponto de vista da gestão (23/01/2023 - 23/01/2023)
Trabalho avaliativo: relação família-escola: um olhar do ponto de vista da gestão (25/01/2023 - 25/01/2023)
Debate: relação família-escola: um olhar do ponto de vista da gestão (30/01/2023 - 30/01/2023)
Apresentação de grupos: acompanhamento dos pais da vida escola dos filhos; indisciplina na escola (01/02/2023 - 01/02/2023)
Apresentação do portfólio "Relação Família- Escola; introdução ao estudo sobre a " Gestão da Qualidade Total na Educação" (06/02/2023 - 06/02/2023)
A qualidade total na Educação: contextualização histórica (08/02/2023 - 08/02/2023)
A qualidade total na Educação: estudo do texto de Cosete Ramos (13/02/2023 - 13/02/2023)
A qualidade total na Educação: o paradigma do "Homem Total" e a Filosofia da Qualidade Total (15/02/2023 - 15/02/2023)
Feriado de Carnaval (20/02/2023 - 20/02/2023)
Analise crítica da QTE: o novo modo (empresarial) de organização da educação escolar (22/02/2023 - 22/02/2023)
Analise crítica da QTE: o novo modo (empresarial) de organização da educação escolar (continuidade) (27/02/2023 - 27/02/2023)
Estudo do documentário: "Escolarizando o Mundo (Carol Black) (01/03/2023 - 01/03/2023)
Debate em torno das questões sobre o documentário "Escolarizando o Mundo" (06/03/2023 - 06/03/2023)
Debate em torno das questões sobre o documentário "Escolarizando o Mundo" (08/03/2023 - 08/03/2023)
Estudo do texto: Qualidade na educação: uma nova abordagem (Moacir Gadotti) (13/03/2023 - 13/03/2023)
Qualidade na educação: abordagem técnica e política; fatores intra e extraecolares; ameaças à qualidade;crise da qualidade (15/03/2023 - 15/03/2023)
A organização do sistema escolar: discussão sobre as principais enfoques (científico-racional; enfoque crítico) (20/03/2023 - 20/03/2023)
Estudo das concepções da organização e da gestão: concepção 1 - técnico-científica; 2 - autogestionária; 3 - democrático-participativa (22/03/2023 - 22/03/2023)
Estudo sobre a Estrutura Organizacional da Escola: conselho escolar; direção; setor técnico-administrativo; setor pedagógico; instituições auxiliares (27/03/2023 - 27/03/2023)
Estudo da ética e gestão: considerações téorico-práticas (29/03/2023 - 29/03/2023)
Avaliação geral do componente curricular (03/04/2023 - 03/04/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR ABR Total
16 21 23 30 07 12 14 19 21 09 11 18 23 25 30 01 06 08 13 15 27 01 06 08 13 15 20 22 27 29 03
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 6
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2019901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
5 2019901**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
6 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019902**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 12
8 2019901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
10 2019900**** 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 14
11 2019900**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
12 2019900**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
14 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
15 2019900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
16 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2019901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2019902**** 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
23 2020900**** 0 2 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 40
24 2019902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2019902**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
26 2019902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
27 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2019902**** 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2019900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 12
30 2019900**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
31 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 8
32 2019902**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2019901**** 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
2 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
4 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
5 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
6 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
9 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
10 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
12 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
15 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
16 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
17 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
18 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
19 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
20 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
21 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
22 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
23 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
24 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
25 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
26 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
27 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
28 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
30 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
31 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
32 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
33 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA
Contexto histórico da criação das teorias de administração. Gestão da qualidade total. O sistema de organização e gestão escolar.
Fundamentação da gestão democrática. Princípios e características da gestão participativa. O papel do gestor escolar. Ética e Gestão.
OBJETIVOS
1. Fazer uma contextualização histórica da criação das teorias de administração;
2. Estudar e analisar criticamente o Modelo da Gestão da Qualidade Total;
3. Conhecer o sistema de organização e gestão escolar democrática e participativa, destacando seus princípios e características;
4. Debater o papel do (a) gestor (a) escolar, bem como sua postura ético-política e os principais problemas e desafios de sua atuação
na escola.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I - CONTEXTO HISTÓRICO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
UNIDADE II - O MODELO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
UNIDADE III - O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS
UNIDADE IV - PAPEL DO(A) GESTOR (A) ESCOLAR, SUA POSTURA ÉTICO-POLÍTICA , PROBLEMAS E DESAFIOS DA SUA ATUAÇÃO.

METODOLOGIA
Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, utilizando recursos e técnicas participativas, favorecendo a integração e a produção coletiva dos conhecimentos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões do componente curricular.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de pesquisa com produção de texto.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5ª ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.
__________. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Wendel (Org.). Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WakED, 2009.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. VALERIEN, J. Gestão da
escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. 8ª ed. São Paulo: Cortez, MEC, 2002.
MORGAN, Gareth, 1943 - Imagens da organização: edição executiva/Gareth Morgan; tradução Geni G. Goldschmidt. - 2. ed. - 4a
reimpressão - São Paulo : Atlas, 2002
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/11/2022
21/11/2022
Apresentação da Ementa e do Programa do Componente Curricular Fundamentos da Gestão Escolar; levantamento de expectativas e experiências no campo da gestão
23/11/2022
23/11/2022
Discussão e reflexão sobre os fundamentos ou princípios do Programa Residência Pedagógica
28/11/2022
28/11/2022
Levantamento acerca das concepções e experiências dos alunos e alunas no campo da Gestão Escolar (construção de painel)
30/11/2022
30/11/2022
Apresentação e discussão do levantamento acerca das concepções e experiências da turma em torno da gestão escolar
05/12/2022
05/12/2022
Estudo do texto Heloisa Luck (p. 33 a 39): A evolução da gestão educacional: uma mudança paradigmática
07/12/2022
07/12/2022
Estudo do texto Heloisa Luck: socialização e debate das questões formuladas pelos grupos
12/12/2022
12/12/2022
Estudo do texto Heloisa Luck: socialização e debate das questões formuladas pelos grupos
14/12/2022
14/12/2022
A gestão e o (novo) paradigma integrador/regenerador (primeira parte)
19/12/2022
19/12/2022
A gestão e o (novo) paradigma integrador/regenerador (segunda parte)
21/12/2022
21/12/2022
Trabalho nos Grupos Temáticos
26/12/2022
26/12/2022
RECESSO
28/12/2022
28/12/2022
RECESSO
02/01/2023
02/01/2023
FERIAS DOCENTES
04/01/2023
04/01/2023
FERIAS DOCENTES
09/01/2023
09/01/2023
Apresentação dos grupos: a resolução de problemas da gestão na perspectiva do paradigma integrador/regenerador
11/01/2023
11/01/2023
Apresentação dos grupos: a resolução de problemas da gestão na perspectiva do paradigma integrador/regenerador
16/01/2023
16/01/2023
LUTO OFICIAL UFDPAR
18/01/2023
18/01/2023
Apresentação dos grupos: a resolução de problemas da gestão na perspectiva do paradigma integrador/regenerador
23/01/2023
23/01/2023
Estudo: relação família-escola: um olhar do ponto de vista da gestão
25/01/2023
25/01/2023
Trabalho avaliativo: relação família-escola: um olhar do ponto de vista da gestão
30/01/2023
30/01/2023
Debate: relação família-escola: um olhar do ponto de vista da gestão
01/02/2023
01/02/2023
Apresentação de grupos: acompanhamento dos pais da vida escola dos filhos; indisciplina na escola
06/02/2023
06/02/2023
Apresentação do portfólio "Relação Família- Escola; introdução ao estudo sobre a " Gestão da Qualidade Total na Educação"
08/02/2023
08/02/2023
A qualidade total na Educação: contextualização histórica
13/02/2023
13/02/2023
A qualidade total na Educação: estudo do texto de Cosete Ramos
15/02/2023
15/02/2023
A qualidade total na Educação: o paradigma do "Homem Total" e a Filosofia da Qualidade Total
20/02/2023
20/02/2023
Feriado de Carnaval
22/02/2023
22/02/2023
Analise crítica da QTE: o novo modo (empresarial) de organização da educação escolar
27/02/2023
27/02/2023
Analise crítica da QTE: o novo modo (empresarial) de organização da educação escolar (continuidade)
01/03/2023
01/03/2023
Estudo do documentário: "Escolarizando o Mundo (Carol Black)
06/03/2023
06/03/2023
Debate em torno das questões sobre o documentário "Escolarizando o Mundo"
08/03/2023
08/03/2023
Debate em torno das questões sobre o documentário "Escolarizando o Mundo"
13/03/2023
13/03/2023
Estudo do texto: Qualidade na educação: uma nova abordagem (Moacir Gadotti)
15/03/2023
15/03/2023
Qualidade na educação: abordagem técnica e política; fatores intra e extraecolares; ameaças à qualidade;crise da qualidade
20/03/2023
20/03/2023
A organização do sistema escolar: discussão sobre as principais enfoques (científico-racional; enfoque crítico)
22/03/2023
22/03/2023
Estudo das concepções da organização e da gestão: concepção 1 - técnico-científica; 2 - autogestionária; 3 - democrático-participativa
27/03/2023
27/03/2023
Estudo sobre a Estrutura Organizacional da Escola: conselho escolar; direção; setor técnico-administrativo; setor pedagógico; instituições auxiliares
29/03/2023
29/03/2023
Estudo da ética e gestão: considerações téorico-práticas
03/04/2023
03/04/2023
Avaliação geral do componente curricular
Avaliações
Data Descrição
30/11/2022 1ª Avaliação
25/01/2023 2ª Avaliação
27/02/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INÍCIO DAS AULAS 2022.2 14/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:47