FLAVIO RIZZI CALIPPO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

flavio rizzi calippo

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0318 - HISTORIA GERAL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão da Ementa e do Programa do Componente História Gerall da Educação; levantamento de expectativas; por que e para que estudar história geral da educação (23/11/2022 - 23/11/2022)
   Ementa e Programa do Componente Curricular História Geral da Educação 
Sistematização e aprofundamento sobre a produção da turma: por que e para que estudar história da educação (à luz do texto de Antônio Nóvoa) (25/11/2022 - 25/11/2022)
Estudo do texto de Antonio Nóvoa: por que e para que história da educação? (30/11/2022 - 30/11/2022)
Estudo das concepções de história e de tempo: o tempo cíclico e linear (02/12/2022 - 02/12/2022)
Estudo das concepções de história e do tempo: o tempo na perspectiva cosmológica africana (07/12/2022 - 07/12/2022)
    
Inicia em 05/12/2022 às 0h 0 e finaliza em 12/12/2022 às 23h 59
Estudo do Documentário "A Origem do Homem" (Discovery Channel) (09/12/2022 - 09/12/2022)
    
Inicia em 09/12/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/12/2022 às 23h 59
Apresentação e socialização das análise do documentário "A Origem do Homem" (Discovery Channel) (14/12/2022 - 14/12/2022)
Estudo acerca das teorias da origem da terra e do ser humano (16/12/2022 - 16/12/2022)
Bases dos estudos do Paradigma Integrador/Regenerador (21/12/2022 - 21/12/2022)
Estudo dos Grupos Temático (23/12/2022 - 23/12/2022)
RECESSO (28/12/2022 - 28/12/2022)
RECESSO (30/12/2022 - 30/12/2022)
FERIAS DOCENTES (04/01/2023 - 04/01/2023)
FERIAS DOCENTES (06/01/2023 - 06/01/2023)
TRABALHOS DOS GRUPOS (SEMINÁRIOS TEMÁTICOS): estudo dos temas e preparação (11/01/2023 - 11/01/2023)
TRABALHOS DOS GRUPOS (SEMINÁRIOS TEMÁTICOS): estudo dos temas e preparação (13/01/2023 - 13/01/2023)
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 1: História da África: das civilizações e organizações (18/01/2023 - 18/01/2023)
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 2: Reconstruindo a Expansão Bantu (20/01/2023 - 20/01/2023)
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 3: As instituições tradicionais africanas (25/01/2023 - 25/01/2023)
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 4 e 5: Historicizando a linhagem, o pertencimento e a hierarquia; Educando as gerações (27/01/2023 - 27/01/2023)
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 6: Criando Tecnologia e Arte (01/02/2023 - 01/02/2023)
A importância das tradições orais na Educação para as Relações Etnicorracias: roda de conversa com Alessandra Masullo (03/02/2023 - 03/02/2023)
Por que ainda é necessário avançar na descolonização dos currículos? (08/02/2023 - 08/02/2023)
Por que ainda é necessário avançar na descolonização dos currículos? (10/02/2023 - 10/02/2023)
Reflexões sobre o descobrimento das Américas (15/02/2023 - 15/02/2023)
Reflexões sobre o descobrimento das Américas (17/02/2023 - 17/02/2023)
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (22/02/2023 - 22/02/2023)
    
Inicia em 20/02/2023 às 0h 0 e finaliza em 27/02/2023 às 23h 59
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (partilhas das pesquisas) (24/02/2023 - 24/02/2023)
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (partilhas das pesquisas) (01/03/2023 - 01/03/2023)
Atividade externa: participação na Mesa Redonda: "Uma Agenda para a Construção do Sistema Nacional de Educação na Retomada da Democracia Brasileira" (03/03/2023 - 03/03/2023)
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação (08/03/2023 - 08/03/2023)
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação (10/03/2023 - 10/03/2023)
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação (17/03/2023 - 17/03/2023)
Visão geral da história educação: os pensamentos pedagógicas grega, medieva, moderna e contemporânea (visão eurocêntrica) (22/03/2023 - 22/03/2023)
Apresentação dos grupos: pensamento grego e medieval (24/03/2023 - 24/03/2023)
Apresentação dos grupos: pensamento moderno e contemporâneo (29/03/2023 - 29/03/2023)
Avaliação geral e encerramento (31/03/2023 - 31/03/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 24 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31
1 2022901**** 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 24
2 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2022901**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2022902**** 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2022901**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 14
9 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2021901**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 10
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2022902**** 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2022902**** 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 14
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2022901**** 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
29 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 8
30 2022901**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
31 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
5 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
7 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
9 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
11 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
12 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
14 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
15 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
17 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
18 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
19 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
21 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
22 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
23 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
24 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
25 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
26 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
27 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
28 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
29 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
30 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
31 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
32 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
33 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA
Conceito, método, importância e divisão da História da Educação. Educação nas sociedades: primitiva, orientais, grega, romana e cristã. Educação medieval. Educação renascentista: humanismo, reforma e contrarreforma. A Educação Moderna: Realismo, Iluminismo e Naturalismo Pedagógico. Educação na
contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI. Tendências da Pedagogia e da educação atual.

OBJETIVOS:
1. Apreender o conceito, métodos, importância e divisão da História da Educação, destacando as perspectivas: eurocêntrica e afroperspectivista;
2. Fazer uma contextualização/caracterização geral da educação nas sociedades: primitiva, orientais, grega, romana e cristã primitiva;
3. Situar e analisar criticamente a educação no período medieval e renascentista, destacando elementos do contexto histórico-social e ideológico,
enfatizando questões ligadas ao movimento da reforma, contrarreforma e do humanismo e suas influências na educação moderna;
4. Caracterizar e analisar de forma crítica a Educação Moderna, focalizando as influências do Realismo, Iluminismo e naturalismo pedagógico na educação;
5. Contextualizar e analisar a educação na contemporaneidade – Séculos XIX, XX e XXI, evidenciando suas principais características e proposições para a
educação e a pedagogia;
6. Identificar e analisar as tendências e dos desafios da pedagogia e da educação no momento presente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I - CONCEITOS DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONCEITOS, MÉTODOS, DIVISÕES E ABORDAGENS
UNIDADE II - CONTEXTUALIZAÇÃO/CARACTERIZAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES: PRIMITIVA,
ORIENTAIS, GREGA, ROMANA E CRISTÃ PRIMITIVA
UNIDADE III - A EDUCAÇÃO NO PERÍODO MEDIEVAL E RENASCENTISTA: CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL, IDEOLÓGICO E INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
UNIDADE IV - CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA EDUCAÇÃO MODERNA E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
UNIDADE V - CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA
CONTEMPORANEIDADE – SÉCULOS XIX, XX E XXI.
UNIDADE VI - IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS E DOS DESAFIOS DA PEDAGOGIA E DA EDUCAÇÃO NO MOMENTO PRESENTE.

METODOLOGIA:
O presente componente curricular desenvolver-se-á com base no diálogo e na construção coletiva dos conhecimentos, priorizando a reflexão de aspectos teóricos e práticos, trazendo as experiências já sistematizadas e vivenciadas pelas estudantes e pelos estudantes, utilizando os recursos e técnicas participativas, num esforço coletivo, de forma a garantir uma aula dinâmica, interativa e democrática
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As acadêmicas e os acadêmicos serão avaliados/as nas atividades considerando a qualidade das produções escritas, as participações orais e grupais. A ada unidade será desenvolvida uma avaliação individual e coletiva, considerando as atividades realizadas nos encontros, nos grupos e atividades de pesquisa.
Horário de atendimento: 10 às 12 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
_______. Historia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
GAL, Roger. História da educação. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução: Caetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 2000.
PONCE, A. Educação e luta de Classe. Tradução José Severo de Camargo Pereira. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1990. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LUZIRIGA, L. Historia da educação e da pedagogia. 10 ed. Tradução: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1978.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. São Paulo: Cortez, 1991
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/11/2022
23/11/2022
Apresentação e discussão da Ementa e do Programa do Componente História Gerall da Educação; levantamento de expectativas; por que e para que estudar história geral da educação
25/11/2022
25/11/2022
Sistematização e aprofundamento sobre a produção da turma: por que e para que estudar história da educação (à luz do texto de Antônio Nóvoa)
30/11/2022
30/11/2022
Estudo do texto de Antonio Nóvoa: por que e para que história da educação?
02/12/2022
02/12/2022
Estudo das concepções de história e de tempo: o tempo cíclico e linear
07/12/2022
07/12/2022
Estudo das concepções de história e do tempo: o tempo na perspectiva cosmológica africana
09/12/2022
09/12/2022
Estudo do Documentário "A Origem do Homem" (Discovery Channel)
14/12/2022
14/12/2022
Apresentação e socialização das análise do documentário "A Origem do Homem" (Discovery Channel)
16/12/2022
16/12/2022
Estudo acerca das teorias da origem da terra e do ser humano
21/12/2022
21/12/2022
Bases dos estudos do Paradigma Integrador/Regenerador
23/12/2022
23/12/2022
Estudo dos Grupos Temático
28/12/2022
28/12/2022
RECESSO
30/12/2022
30/12/2022
RECESSO
04/01/2023
04/01/2023
FERIAS DOCENTES
06/01/2023
06/01/2023
FERIAS DOCENTES
11/01/2023
11/01/2023
TRABALHOS DOS GRUPOS (SEMINÁRIOS TEMÁTICOS): estudo dos temas e preparação
13/01/2023
13/01/2023
TRABALHOS DOS GRUPOS (SEMINÁRIOS TEMÁTICOS): estudo dos temas e preparação
18/01/2023
18/01/2023
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 1: História da África: das civilizações e organizações
20/01/2023
20/01/2023
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 2: Reconstruindo a Expansão Bantu
25/01/2023
25/01/2023
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 3: As instituições tradicionais africanas
27/01/2023
27/01/2023
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 4 e 5: Historicizando a linhagem, o pertencimento e a hierarquia; Educando as gerações
01/02/2023
01/02/2023
APRESENTAÇÃO DO GRUPO 6: Criando Tecnologia e Arte
03/02/2023
03/02/2023
A importância das tradições orais na Educação para as Relações Etnicorracias: roda de conversa com Alessandra Masullo
08/02/2023
08/02/2023
Por que ainda é necessário avançar na descolonização dos currículos?
10/02/2023
10/02/2023
Por que ainda é necessário avançar na descolonização dos currículos?
15/02/2023
15/02/2023
Reflexões sobre o descobrimento das Américas
17/02/2023
17/02/2023
Reflexões sobre o descobrimento das Américas
22/02/2023
22/02/2023
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais
24/02/2023
24/02/2023
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (partilhas das pesquisas)
01/03/2023
01/03/2023
Estudo em grupo: pesquisar como os livros didáticos tratam as questões etnicorraciais (partilhas das pesquisas)
03/03/2023
03/03/2023
Atividade externa: participação na Mesa Redonda: "Uma Agenda para a Construção do Sistema Nacional de Educação na Retomada da Democracia Brasileira"
08/03/2023
08/03/2023
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação
10/03/2023
10/03/2023
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação
17/03/2023
17/03/2023
Estudo sobre o contexto histórico contemporâneo: a questão dos povos indígenas e de sua educação
22/03/2023
22/03/2023
Visão geral da história educação: os pensamentos pedagógicas grega, medieva, moderna e contemporânea (visão eurocêntrica)
24/03/2023
24/03/2023
Apresentação dos grupos: pensamento grego e medieval
29/03/2023
29/03/2023
Apresentação dos grupos: pensamento moderno e contemporâneo
31/03/2023
31/03/2023
Avaliação geral e encerramento
Avaliações
Data Descrição
14/12/2022 1ª Avaliação
18/01/2023 2ª Avaliação
24/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK PARA TRABALHO NO FORMULARIO DO GOOGLE 14/12/2022
INÍCIO DAS AULAS 2022.2 14/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1079 27/05/2024 17:42