-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Pensar ciências e aprender ciências (17/11/2022 - 08/12/2022)
   agenda_2022.pptx 
    
Inicia em 10/01/2023 às 18h 0 e finaliza em 17/01/2023 às 22h 0
O contexto da prática docente (13/12/2022 - 12/01/2023)
Espaços do aprender e do ensinar (17/01/2023 - 28/02/2023)
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (02/03/2023 - 30/03/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
17 22 24 29 01 06 08 13 15 20 22 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 02 07 09 14 16 21 23 28 30
1 2019902**** 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 12
2 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
3 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
5 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2019905**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
9 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 6
10 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 4
13 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 4
14 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 34
16 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
20 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
23 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 6
24 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
25 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019904**** 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 10 AM
2 2019900**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
3 2020905**** 9,5 9,5 9,0 9.3 2 AM
4 2020905**** 9,5 9,0 7,5 8.7 6 AM
5 2020906**** 9,5 9,0 7,5 8.7 2 AM
6 2020905**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
7 2019900**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
8 2020906**** 9,5 9,0 7,5 8.7 2 AM
9 2019902**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
10 2020901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 4 AM
11 2020907**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
12 2018905**** 3,5 0,0 0,0 1.2 34 RF
13 2019904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
14 2020905**** 9,5 9,0 7,5 8.7 4 AM
15 2020900**** 9,0 9,0 9,5 9.2 4 AM
16 2019904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
17 2020907**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
18 2020906**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
19 2019905**** 7,5 6,0 6,5 8.5 7.6 6 EF
20 2020906**** 9,5 9,5 9,0 9.3 2 AM
21 2020906**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
22 2019904**** 7,5 6,0 6,5 6.5 6.6 0 EF
23 2020905**** 9,5 9,5 9,0 9.3 2 AM
24 2020906**** 6,5 6,0 6,5 3.0 4.7 8 RN
25 2020905**** 9,5 9,5 9,0 9.3 2 AM
26 2019902**** 8,0 6,0 6,5 6.0 6.4 12 EF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada com apoio das TICs;
Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
Desenvolvimento de atividades práticas;
Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
Desenvolvimento de projetos de ensino e atividades docentes pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula;
Atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado;
Elaboração de relatórios e da elaboração e execução de um projeto de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Quarta e Sexta 08-10 h
Bibliografia: BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto] . Parnaíba: Edufpi, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018.
CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO,A.M;GIL-PEREZ,D. Formação dos professores de Ciências. Cortez, São Paulo. 2006
GOLOMBEK, Diego. Aprender e ensinar Ciências: do laboratório à sala de aula e vice-versa. 2ª. Edição. Sangari do Brasil, São Paulo, 2009.
PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 28 ago. 2001
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/11/2022
08/12/2022
Pensar ciências e aprender ciências
13/12/2022
12/01/2023
O contexto da prática docente
17/01/2023
28/02/2023
Espaços do aprender e do ensinar
02/03/2023
30/03/2023
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
Avaliações
Data Descrição
17/01/2023 1ª Avaliação
07/03/2023 2ª Avaliação
23/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame Final 29/03/2023
Encontro 1 aula 17/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 18:37