-

CH/CEAD008 - HISTÓRIA DAS CIDADES E DAS SOCIABILIDADES URBANAS. - Turma: 5A (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/10/2022 - 25/10/2022)

Disponível em: https://vozdoplanalto.com.br/conheca-os-encantos-de-teresina-a-cidade-verde/ 

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens. Uma excelente trilha de aprendizagem!

          No entanto, para que tenham êxito é imprescindível que vocês acessem os materiais didáticos postados no SIGAA, leia-os e participem das aulas nos momentos assíncronas. Com essa ação, certamente teremos debates argumentativos nos fóruns e das discussões dos conteúdos na sala virtual.

                Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Gleison Monteiro, Nadia Cataryna Nogueira e Silva e Rosamaria de Sousa Fé Barbosa

Minicurrículo: Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua no curso de graduação em História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil/CMPP. É atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI. Também já Coordenou o Projeto de Extensão História na comunidade: digitalização de documentos eclesiásticos na cidade Jaicós. Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História do Piauí Oitocentista, Membro do NUPEDOCH (Núcleo de Pesquisa e Documentação em História) e atuou como Membro da Comissão de Classificação de Livros da área de História/CAPES (2016-2020). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira, Métodos e Técnicas da Pesquisa, Ensino de História, Piauí Imperial e História Agrária, trabalho e trabalhadores no Império do Brasil.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6416323751938583

 

   PLANO de DISCIPLINA - História e Cidade (prof. Fco. Gleison).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/10/2022 - 25/10/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 11/10/2022 às 08:00 a 26/10/2022 às 23:59
   FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação: 11/10/2022 às 08:00 a 25/10/2022 às 23:59
UNIDADE I (11/10/2022 - 25/10/2022)

Disponível em: https://blog.buscaonibus.com.br/4-cidades-historicas-que-voce-precisa-conhecer/ 

 

1 - Cidade e história: historiografia; 

2 – História, cidades e culturas;

3 - A cidade e a pesquisa sobre cidades: fontes históricas/linguagens; 

Bibliografia básica.

 

BRESCIANI, Maria Stella. A cidade: objeto de estudo e experiência vivenciada. In.: R. B. Estudos Urbanos e Regionais. V.6, N.2 /Novembro 2004, pp. 9-26. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/113. Acesso em: 20 set. 2022.

 

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 7-23, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/BXNmGmrvkWDkdVR4VPskmLJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2022.

     

1 - Conhecer os processos históricos e o crescimento das cidades urbanas;

2 - Mapear os comportamentos citadino em diferentes tempos históricos;

3 – Conhecer as diversas fontes históricas para os estudos das cidades. 

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

Artigo:

 

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Henri Lefebvre: o espaço, a cidade e o direto à cidade? REVISTA DIREITO E PRÁXIS, v. 11, p. 349-369, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/48199. Acesso em: 20 set. 2022.

 

Filme:

Narradores de Javé (2004)

linK: https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8&t=462s

Resumo: Conta o caso dos moradores de um povoado fictício, prestes a ter de deixar o lugar por causa da construção de uma usina hidrelétrica. Para tentar evitar a inundação de Javé, eles decidem escrever sobre o lugar e torná-lo um patrimônio histórico a ser preservado. Antônio Biá é o único com a habilidade para registrar pela escrita a história de seu povo. A ele cabe a responsabilidade de colher os relatos dos moradores e lhes dar um tratamento "científico", ou seja, aquele que a história oficial reconhece como legítimo. É assim que o filme dirigido por Eliane Caffé (2004, Brasil) nos apresenta o conflito entre a memória dos moradores e os diferentes olhares da fundação da cidade.

 

Texto 1:

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v. 27, p. 7-23, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/BXNmGmrvkWDkdVR4VPskmLJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2022.

 

Texto 2:

BRESCIANI, Maria Stella. A cidade: objeto de estudo e experiência vivenciada. In.: R. B. Estudos Urbanos e Regionais. V.6, N.2 /Novembro 2004, pp. 9-26. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/113. Acesso em: 20 set. 2022.

Acesse o site abaixo para descobrir curiosidades sobre as cidades mais populosas do Brasil. No informativo você vai encontrar informações sobre a população, turismo, transporte, comércio e outros.

Link: https://www.ibahia.com/brasil/cinco-listas-com-curiosidades-sobre-as-maiores-cidades-do-brasil 

 

SINTETIZANDO:

Nessa unidade você pôde conhecer um pouco das discussões acerca dos estudos sobre as cidades e os sujeitos que nela vivem. Também foi possível debater as cidades reais e as imaginárias, mas sobretudo as desigualdades sociais e de como os historiadores se apropriam de uma infinidade de fontes para trazer à tona as cidades no auge da sociedade contemporânea.  

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 11/10/2022 às 19:00 a 01/11/2022 às 23:59
UNIDADE II (11/10/2022 - 25/10/2022)

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm 

 

 

1 – A urbanização das metrópoles e as desigualdades sociais; 

     

2 – As transformações nas cidades: imprensa, cronistas e as intervenções dos gestores;

     

3 – Histórica e cidade: disciplina e higienização.       

 

Bibliografia básica.

NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Cajuína e cristalina: as transformações espaciais vistas pelos cronistas que atuaram nos jornais de Teresina entre 1950 e 1970. Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, vol. 27, n. 53, jan. –jun., 2007. p. 195-215. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/QtTFCqrgjrBqZKSRhGSPVdm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2022.

 

ROLNIK, R. São Paulo, início da industrialização: o espaço é político. In: Lúcio Kowarick. (Org.). As Lutas Sociais e a Cidade. São Paulo: Paz e Terra / UNRISD, 1988, pp. 75-92. Disponível em: https://raquelrolnik.files.wordpress.com/2009/08/saopaulo-oiniciodaindustrializacao.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

 

1 – Analisar os processos de urbanização em vários contextos históricos;

     

2 – Problematizar através de documentos históricos a (in) gerência nos espaços urbanos;

     

3 – Discutir o ordenamento das cidades e problematizar as disciplina e a higienização.

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da Unidade II

 

Artigo:

 

DIAS, Dayane Julia Carvalho. Mortalidade e migração no período da seca de 1877-1879 na freguesia de São José (Fortaleza/CE). RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 27, p. 175-194, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8656538. Acesso em: 3 out. 2022.

 

 

Filme:

Uma Cidade Sem Passado (1990)

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=kKiykbMCtRM&t=882s

Resumo: Uma cidade sem passado é um filme alemão lançado em 1990 e tem direção de Michael Verhoven. O filme, baseado em fatos reais conta a história da jovem estudante alemã Sonia Rosenberger (Lena Stolze), que após ganhar um concurso de redações recebe uma proposta para participar de uma nova competição e para isso, deve escolher entre duas temáticas: Liberdade de expressão na Europa ou minha cidade natal durante o III Reich.

 

Texto 1:  

ROLNIK, R. São Paulo, início da industrialização: o espaço é político. In: Lúcio Kowarick. (Org.). As Lutas Sociais e a Cidade. São Paulo: Paz e Terra / UNRISD, 1988, pp. 75-92. Disponível em: https://raquelrolnik.files.wordpress.com/2009/08/saopaulo-oiniciodaindustrializacao.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

 

Texto 2:

NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Cajuína e cristalina: as transformações espaciais vistas pelos cronistas que atuaram nos jornais de Teresina entre 1950 e 1970. Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, vol. 27, n. 53, jan. –jun., 2007. p. 195-215. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/QtTFCqrgjrBqZKSRhGSPVdm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 set. 2022.

Acesso ao site abaixo para saber sobre a expressão “Belle Époque” como símbolo do da modernização e do progresso europeu e introduzida no Brasil no final dos oitocentos. Na matéria abaixo você ficará atento sobre as intervenções nos espaços urbano e a sua relação com a industrialização.

Link: FERNANDES, Cláudio. "Belle Époque"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/belle-epoque.htm . Acesso em 16 de out. de 2022.

SINTETIZANDO:

Na Unidade II o objetivo central foi problematizar, em pleno aquecimento da sociedade industrial, os discursos e a sua implementação enveredada pela onda da modernidade e do progresso. Para isso, foram projetados as reformas urbanas e o disciplinamento da classe pobre nos centros urbanos. Portanto, uma temática ainda incipiente e que precisamos ampliar os estudos.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 11/10/2022 às 09:00 a 01/11/2022 às 23:59
UNIDADE III (11/10/2022 - 25/10/2022)

Link: https://www.momondo.com.br/discover/patrimonio-historico-cultural-brasil 

1 – A cidade e o debate nas escolas; 

     

2 – A cidade nos museus: memória e identidade;

     

3 – Ensino de história e patrimônio cultural e material.       

 

Bibliografia básica.

 

MACHADO, Carlos Roberto da Silva; CHAIGAR, Vania Alves Martins; AGUIRRE, Kathleen; RODRIGUES, Eron da Silva. Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade. In. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, nº. 6 – Agosto de 2013 – Edição Especial. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4885/arti5.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2022.

 

SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. In. ANAIS DO MUSEU PAULISTA. São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/180676/176952. Acesso em: 28 ago. 2022.

1 – A urbanização das metrópoles e as desigualdades sociais; 

     

2 – As transformações nas cidades: imprensa, cronistas e as intervenções dos gestores;

     

3 – Histórica e cidade: disciplina e higienização.       

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da Unidade III

Artigo:

 

FERREIRA, Víviam Cathaline de Sousa & SILVEIRA, Samia Sampaio da. A BNCC e o ensino de história local: relações possíveis. XIX Encontro de História da ANPUH-Rio. História do futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. 21-25 de setembro de 2020, p. 1-5 Disponível em: https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj-rh2020/1600384057_ARQUIVO_d6992e73ee5e77e5f5572e87e83cb3e0.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.

 

Filme:

Bacurau (2019)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=u1KllxB4FUw

Resumo: Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

 

MACHADO, Carlos Roberto da Silva; CHAIGAR, Vania Alves Martins; AGUIRRE, Kathleen; RODRIGUES, Eron da Silva. Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade. In. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, nº. 6 – Agosto de 2013 – Edição Especial. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4885/arti5.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2022.

 

Texto 2:

SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. In. ANAIS DO MUSEU PAULISTA. São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/180676/176952 . Acesso em: 28 ago. 2022.

Você já sabe a importância dos museus para a preservação da memória e da identidade de um povo. Para tanto, acesse o site abaixo para ler a luta diária dos ucranianos para salvar os museus, pois sabem da importância desse lugar de memória para as gerações futuras.

Link: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/na-ucrania-museus-batalham-para-salvar-patrimonio-cultural-do-pais.phtml 

SINTETIZANDO:

Nessa unidade você pôde conhecer um pouco das discussões acerca dos estudos sobre as cidades e história local. O mote dos debates foram os museus, o patrimônio histórico e a importância da rede mundial de internet para nos auxiliar nessa ação sem sair da escola ou de casa. Seu desafio agora, é levar esse debate para a prática nas escolas. Vamos lá!

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 11/10/2022 às 19:00 a 01/11/2022 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/10/2022 - 25/10/2022)
    
Inicia em 20/10/2022 às 8h 0 e finaliza em 01/11/2022 às 23h 59
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 AM
2 2022200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
3 2022200**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 AM
4 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
5 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
6 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
7 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
8 2022200**** 7,8 9,0 10,0 8.5 0 AM
9 2022200**** 6,7 9,0 10,0 7.8 0 AM
10 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022200**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
12 2022200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
13 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
15 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
16 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
17 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
19 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
20 2022200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
21 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
22 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
23 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
24 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
25 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
26 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
27 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
28 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
29 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
30 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
31 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
32 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
34 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
35 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
36 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
37 2022200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
38 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
39 2022200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
40 2022200**** 7,8 9,0 10,0 8.5 0 AM
41 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
42 2022200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
45 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
46 2022200**** 7,8 3,0 10,0 7.3 0 AM
47 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
49 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
50 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
51 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
52 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
53 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
54 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
55 2022200**** 8,9 9,5 10,0 9.2 0 AM
56 2022200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 AM
57 2022200**** 8,9 9,0 10,0 9.1 0 AM
58 2022200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
59 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INFORME 31/10/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (25/10) 25/10/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE AMANHÃ (22/10) 21/10/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (18/10) 18/10/2022
INFORME 17/10/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (11/10) 11/10/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:07