-

DAA0274 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA II - Turma: 09 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e do Programa da Disciplina (19/11/2022 - 19/11/2022)
   Ementa e programa da Disciplina 
Socialização dos pré-projetos de pesquisa de TCC (26/11/2022 - 26/11/2022)
Ajustes dos pré-projetos de pesquisa quanto ao tema, objetivos, questão da pesquisa, metodologia e referencial teórico (03/12/2022 - 03/12/2022)
Trabalho de revisão da literatura (10/12/2022 - 10/12/2022)
Trabalho de revisão da literatura (17/12/2022 - 17/12/2022)
RECESSO (24/12/2022 - 24/12/2022)
RECESSO (31/12/2022 - 31/12/2022)
Trabalho de revisão da literatura (07/01/2023 - 07/01/2023)
Trabalho de revisão da literatura (14/01/2023 - 14/01/2023)
Apresentação dos dados da revisão de literatura (21/01/2023 - 21/01/2023)
Apresentação dos dados da revisão de literatura (28/01/2023 - 28/01/2023)
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo (04/02/2023 - 04/02/2023)
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo (11/02/2023 - 11/02/2023)
CARNAVAL (18/02/2023 - 18/02/2023)
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo (25/02/2023 - 25/02/2023)
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo (04/03/2023 - 04/03/2023)
Socialização dos dados preliminares que cerca o objeto da pesquisa (11/03/2023 - 11/03/2023)
Socialização dos dados preliminares que cerca o objeto da pesquisa (18/03/2023 - 18/03/2023)
Sistematização dos dados preliminares que cerca o objeto da pesquisa (25/03/2023 - 25/03/2023)
Avaliação geral e encerramento (01/04/2023 - 01/04/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR ABR Total
19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 04 11 18 25 04 11 18 25 01
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA:
Execução da pesquisa geradora do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Organização, categorização, análise e interpretação dos dados. Fundamentação teórica do objeto de estudo. Estruturação do trabalho de conclusão do curso. Elaboração do TCC sob a orientação de um professor.

OBJETIVO GERAL:
- Conhecer e experienciar, do ponto de vista teórico e prático, as abordagens e os métodos
de pesquisa em educação, o trabalho de investigação e suas etapas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar o papel da pesquisa na formação do professor, destacando o viés
reflexivo possibilitado pela investigação;
• Situar a prática e o processo de investigação no contexto da pesquisa em educação,
bem como no contexto das abordagens e dos métodos do trabalho de pesquisa;
• Planejar o trabalho de campo, compreendendo a necessária aplicação dos vários
instrumentos de coleta de dados, principalmente a observação e a entrevista;
• Desenvolver pesquisa de campo nos espaços formais e não formais de educação;
• Refletir sistematicamente acerca do material coletado, propondo uma análise
concomitante ao trabalho de campo;
• Produzir relatório preliminar estabelecendo relação entre os dados coletados, analisados e a fundamentação teórica, numa compreensão teórico-prática da investigação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: O PROFESSOR PESQUISADOR E O PRÉ-PROJETO COMO PLANO DE INVESTIGAÇÃO
- A pesquisa na educação, concepções e métodos;
- O projeto de pesquisa como um instrumento de trabalho do pesquisador e da
pesquisadora;
- Orientação e socialização das propostas de pesquisa;
UNIDADE II: PLAEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO
- Técnicas de investigação na pesquisa qualitativa;
- Planejamento do trabalho de campo (produção de roteiros de observação, entrevistas e
outros instrumentos);
- Trabalho de campo: observação participante, entrevistas e outras atividades;
- Socialização do trabalho de campo.
Produto: Pré-projeto definido e ampliado
UNIDADE III: ORGANIZAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
- Organização dos dados obtidos na pesquisa;
- Sistematização, categorização e interpretação dos dados (relação entre teoria e prática);
- Produção do relatório final.
Produtos: Roteiros e instrumentos de campo definidos; Relatório descritivo com os
dados coletados e analisados.

METODOLOGIA:
Propomos a parceria entre professor e estudante, atribuindo um caráter dialógico ao
desenvolvimento do componente curricular no intuito de conjugar aulas expositivas, leitura e discussões de textos e o planejamento/execução da pesquisa (trabalho de campo). Para tanto, faremos estudo coletivo, ampliação do referencial teórico, apresentação e socialização das propostas de pesquisa, orientação individual e coletiva, favorecendo a participação e a integração do grupo, bem como o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões, condição para alcançar os objetivos propostos na disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação em sala e nos trabalhos apresentados. Serão consideradas três notas de avaliação: a nota final corresponde a somatória e média advindas da participação nas atividades de sala de aula, e dos produtos das três unidades.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli E. D. A (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos
professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar
e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro; Lamparina Editora, 2007.
DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras (Coord.). O caminho
se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza:
Editora UFC, 2005.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 1996.
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. 2. ed. São Paulo:
Cortez, 1989.
FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências
humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa
em educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias
da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
IPIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação
e produção de conhecimento. Brasília: Líber livro Editora, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica
e estudo de caso. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed.
Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 12-28.
______. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In:
______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas 2. ed.. Rio de Janeiro: EPU,
2014, p. 29-52.
SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na prática em educação: a prática
reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de
Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
p.48-75.
______. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos
qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A construção do olhar do
pesquisador. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.).
Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez,
2008, p. 69-72.
______. A reflexão como fundamento do processo investigativo. In: PIMENTA, Selma
Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção
da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 106-126.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Elaboração e uso de questionários.
In: MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o
professor pesquisador. Rio Janeiro: Lamparina, 2008, p. 95-133.
SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em
pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (Org.); ALMEIDA, Laurinda Ramalho de;
BRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. A Entrevista na Pesquisa em educação: a
prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004, p. 9-61.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/11/2022
19/11/2022
Apresentação da Ementa e do Programa da Disciplina
26/11/2022
26/11/2022
Socialização dos pré-projetos de pesquisa de TCC
03/12/2022
03/12/2022
Ajustes dos pré-projetos de pesquisa quanto ao tema, objetivos, questão da pesquisa, metodologia e referencial teórico
10/12/2022
10/12/2022
Trabalho de revisão da literatura
17/12/2022
17/12/2022
Trabalho de revisão da literatura
24/12/2022
24/12/2022
RECESSO
31/12/2022
31/12/2022
RECESSO
07/01/2023
07/01/2023
Trabalho de revisão da literatura
14/01/2023
14/01/2023
Trabalho de revisão da literatura
21/01/2023
21/01/2023
Apresentação dos dados da revisão de literatura
28/01/2023
28/01/2023
Apresentação dos dados da revisão de literatura
04/02/2023
04/02/2023
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo
11/02/2023
11/02/2023
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo
18/02/2023
18/02/2023
CARNAVAL
25/02/2023
25/02/2023
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo
04/03/2023
04/03/2023
Diagnóstico preliminar da realidade que cerca o objeto de estudo
11/03/2023
11/03/2023
Socialização dos dados preliminares que cerca o objeto da pesquisa
18/03/2023
18/03/2023
Socialização dos dados preliminares que cerca o objeto da pesquisa
25/03/2023
25/03/2023
Sistematização dos dados preliminares que cerca o objeto da pesquisa
01/04/2023
01/04/2023
Avaliação geral e encerramento
Avaliações
Data Descrição
21/01/2023 1ª Avaliação
11/02/2023 2ª Avaliação
25/03/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1079 27/05/2024 17:41