BARTOLOMEU FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

bartolomeu ferreira dos santos junior

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
FERIADO (01/05/2023 - 01/05/2023)
Abertura e integração da turma: atividade coletiva (04/05/2023 - 04/05/2023)
Apresentação da Ementa e do Programa do Componente Curricular, levantamento das expectativas e introdução básica (08/05/2023 - 08/05/2023)
Estudo do texto: Epistemologia: definição de epistemologia, distinção entre epistemologia e teoria do conhecimento (11/05/2023 - 11/05/2023)
Epistemologia: conceitos fundamentais ao estudo da epistemologia (15/05/2023 - 15/05/2023)
Epistemologia: pre-saber; saber; saberes populares (18/05/2023 - 18/05/2023)
Atividade: discussão e elaboração de uma Cara Pedagógica (22/05/2023 - 22/05/2023)
Contextualização histórica: paideia e pedagogia (25/05/2023 - 25/05/2023)
Contextualização histórica: sofistas; o diálogo socrático (29/05/2023 - 29/05/2023)
Contextualização histórica: a utopia de Platão e a alegoria da caverna (01/06/2023 - 01/06/2023)
Contextualização histórica: aprender é lembrar; Isócrates e a retórica; a pedagogia aristotélica (05/06/2023 - 05/06/2023)
Trabalho de pesquisa e organização dos grupos temáticos (08/06/2023 - 08/06/2023)
Trabalho de pesquisa e organização dos grupos temáticos (12/06/2023 - 12/06/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: PEDAGOGIA: UTOPIA, CIÊNCIA, FILOSOFIA (15/06/2023 - 15/06/2023)
ATESTADO (19/06/2023 - 19/06/2023)
ATESTADO (22/06/2023 - 22/06/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: PEDAGOGIA E INFÂNCIA (26/06/2023 - 26/06/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: A INFÂNCIA E A PEDAGOGIA NA "SOCIEDADE DO TRABALHO" (29/06/2023 - 29/06/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: SUBJETIVIDADE, INFÂNCIA E PEDAGOGIA (03/07/2023 - 03/07/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: PEDAGOGIA E DIDÁTICA (06/07/2023 - 06/07/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: DO MUNDO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO: A "QUESTÃO DO SUJEITO" E A "CRISE DA PEDAGOGIA (10/07/2023 - 10/07/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: Pretagogia (13/07/2023 - 13/07/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: DO MUNDO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO: A "QUESTÃO DO SUJEITO" E A "CRISE DA PEDAGOGIA (17/07/2023 - 17/07/2023)
Apresentação dos Grupos Temáticos: Educação Decolonial (20/07/2023 - 20/07/2023)
Introdução ao estudo epistemológico das tendências pedagógicas (24/07/2023 - 24/07/2023)
Leitura do texto sobre tendências pedagógicas e trabalho de grupo (27/07/2023 - 27/07/2023)
Apresentação dos grupos e debate sobre as tendências pedagógicas (31/07/2023 - 31/07/2023)
Estudo epistemológico sobre o Curso de Pedagogia e seu PPP a partir de questões norteadoras (trabalho nos grupos) (03/08/2023 - 03/08/2023)
Discussão epistemológica do Curso de Pedagogia e seu PPP (07/08/2023 - 07/08/2023)
Discussão epistemológica do Curso de Pedagogia e seu PPP (10/08/2023 - 10/08/2023)
FERIADO MUNICIPAL (14/08/2023 - 14/08/2023)
Que destino os (as) educadores (as) darão à Pedagogia: formação do (a) educador (a) (17/08/2023 - 17/08/2023)
Que destino os (as) educadores (as) darão à Pedagogia: formação do (a) educador (a) (21/08/2023 - 21/08/2023)
Formação do educador: participação na defesa de TCC:As professoras e professores do futuro: percepções e motivações de jovens concludentes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Parnaíba (PI) sobre a possibilidade de escolha da profissão docente (24/08/2023 - 24/08/2023)
Encerramento (28/08/2023 - 28/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 08 11 15 18 22 25 29 01 05 12 15 26 29 03 06 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 28
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023902**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 42
15 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 14
19 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019901**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 40
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 4
28 2023901**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 42
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 10
30 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 28
31 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
32 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
33 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 12
35 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
38 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 12
39 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
40 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 6
41 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
42 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 12 AM
2 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
3 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
4 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
5 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
6 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
7 2023902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
8 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
9 2023901**** 10,0 7,5 7,5 8.3 12 AM
10 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
11 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
12 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
13 2023902**** 10,0 7,5 10,0 9.2 12 AM
14 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
16 2023902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
17 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 10 AM
18 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
19 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
20 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
21 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
22 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
23 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
24 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
25 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
26 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
27 2023902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
28 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 14 RN
29 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
30 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
31 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
32 2023902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
33 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
34 2023901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
35 2023902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
36 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
37 2023902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
38 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
39 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
40 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
41 2023901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
42 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
43 2023902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
44 2023900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
45 2023900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. EMENTA

A natureza da Pedagogia; Pedagogia como ciência da Educação; Pedagogia e as Ciências da Educação e o Curso de Pedagogia e a Formação do Educador.

2. OBJETIVOS

1. Fazer uma contextualização histórica da pedagogia ocidental, destacando as concepções que marcaram a evolução das ideias e práticas educativas relacionadas ao ensino e a aprendizagem.

2. Estudar a natureza da pedagogia, refletindo sobre as bases epistemológicas que a definem como ciência da educação, suas dimensões constitutivas enquanto campo de conhecimento e sua relação com as demais Ciências da Educação.

3. Analisar o Curso de Pedagogia, focalizando as teorias epistemológicas que o fundamentam e as concepções de educação que orientam o processo de formação dos profissionais da educação.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PEDAGOGIA

UNIDADE II: A NATUREZA DA PEDAGOGIA E AS BASES EPISTEMOLÓGICAS – A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

UNIDADE III: O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E DA EDUCADORA

METODOLOGIA

A proposta do componente curricular é conjugar aulas expositivas dialógicas; leitura, discussões de textos na lógica da aula invertida, e postura investigativa, com a mobilização de ferramentas disponíveis na internet. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia e suas dimensões epistemológica, prática e disciplinar – a Pedagogia como curso de
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será desenvolvida de modo a avaliar as habilidades, competências e apropriação dos conteúdos estudados, considerando as unidades temáticas e atividades pedagógicas empreendidas. A primeira avaliação decorrerá dos processos de preparação, pesquisa e apresentação dos seminários temáticos; a segunda, consistirá na criação de um produto didático; e a terceira, na produção de um texto, com formato para publicação em site e outros espaços de mídia.

Horário de atendimento: 14 às 16 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996. FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/05/2023
01/05/2023
FERIADO
04/05/2023
04/05/2023
Abertura e integração da turma: atividade coletiva
08/05/2023
08/05/2023
Apresentação da Ementa e do Programa do Componente Curricular, levantamento das expectativas e introdução básica
11/05/2023
11/05/2023
Estudo do texto: Epistemologia: definição de epistemologia, distinção entre epistemologia e teoria do conhecimento
15/05/2023
15/05/2023
Epistemologia: conceitos fundamentais ao estudo da epistemologia
18/05/2023
18/05/2023
Epistemologia: pre-saber; saber; saberes populares
22/05/2023
22/05/2023
Atividade: discussão e elaboração de uma Cara Pedagógica
25/05/2023
25/05/2023
Contextualização histórica: paideia e pedagogia
29/05/2023
29/05/2023
Contextualização histórica: sofistas; o diálogo socrático
01/06/2023
01/06/2023
Contextualização histórica: a utopia de Platão e a alegoria da caverna
05/06/2023
05/06/2023
Contextualização histórica: aprender é lembrar; Isócrates e a retórica; a pedagogia aristotélica
08/06/2023
08/06/2023
Trabalho de pesquisa e organização dos grupos temáticos
12/06/2023
12/06/2023
Trabalho de pesquisa e organização dos grupos temáticos
15/06/2023
15/06/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: PEDAGOGIA: UTOPIA, CIÊNCIA, FILOSOFIA
19/06/2023
19/06/2023
ATESTADO
22/06/2023
22/06/2023
ATESTADO
26/06/2023
26/06/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: PEDAGOGIA E INFÂNCIA
29/06/2023
29/06/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: A INFÂNCIA E A PEDAGOGIA NA "SOCIEDADE DO TRABALHO"
03/07/2023
03/07/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: SUBJETIVIDADE, INFÂNCIA E PEDAGOGIA
06/07/2023
06/07/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: PEDAGOGIA E DIDÁTICA
10/07/2023
10/07/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: DO MUNDO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO: A "QUESTÃO DO SUJEITO" E A "CRISE DA PEDAGOGIA
13/07/2023
13/07/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: Pretagogia
17/07/2023
17/07/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: DO MUNDO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO: A "QUESTÃO DO SUJEITO" E A "CRISE DA PEDAGOGIA
20/07/2023
20/07/2023
Apresentação dos Grupos Temáticos: Educação Decolonial
24/07/2023
24/07/2023
Introdução ao estudo epistemológico das tendências pedagógicas
27/07/2023
27/07/2023
Leitura do texto sobre tendências pedagógicas e trabalho de grupo
31/07/2023
31/07/2023
Apresentação dos grupos e debate sobre as tendências pedagógicas
03/08/2023
03/08/2023
Estudo epistemológico sobre o Curso de Pedagogia e seu PPP a partir de questões norteadoras (trabalho nos grupos)
07/08/2023
07/08/2023
Discussão epistemológica do Curso de Pedagogia e seu PPP
10/08/2023
10/08/2023
Discussão epistemológica do Curso de Pedagogia e seu PPP
14/08/2023
14/08/2023
FERIADO MUNICIPAL
17/08/2023
17/08/2023
Que destino os (as) educadores (as) darão à Pedagogia: formação do (a) educador (a)
21/08/2023
21/08/2023
Que destino os (as) educadores (as) darão à Pedagogia: formação do (a) educador (a)
24/08/2023
24/08/2023
Formação do educador: participação na defesa de TCC:As professoras e professores do futuro: percepções e motivações de jovens concludentes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Parnaíba (PI) sobre a possibilidade de escolha da profissão docente
28/08/2023
28/08/2023
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
22/05/2023 1ª Avaliação
26/06/2023 2ª Avaliação
03/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATENÇÃO: TEREMOS AULA NORMAL HOJE - 26/06/2023 26/06/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:08