francisco pereira da silva filho

TUR - COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO/CMRV

DAA0278 - FUNDAMENTOS DA GESTAO ESCOLAR - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
FERIADO (01/05/2023 - 01/05/2023)
Ciranda da Acolhida: momento de acolhida e integração dos calouros e das calouras no Curso de Pedagogia (03/05/2023 - 03/05/2023)
Apresentação e discussão da Ementa e do Programa do Componente Curricular, levantamento das expectativas e mapeamento de experiências no campo da gestão (08/05/2023 - 08/05/2023)
   Ementa e Programa do Componente Curricular 
Levantamento das experiências no campo da Gestão Escolar (10/05/2023 - 10/05/2023)
Socialização e discussão das experiências na área da Gestão Escolar (15/05/2023 - 15/05/2023)
Estudo do texto de Heloisa Luck - A evolução da gestão educacional: estudo introdutório (17/05/2023 - 17/05/2023)
Estudo do texto de Heloisa Luck : problemas gerais demandam ação conjunta (22/05/2023 - 22/05/2023)
Estudo do texto de Heloisa Luck: ação conjunta e participativa (24/05/2023 - 24/05/2023)
Estudo do texto de Heloisa Luck: a concepção de gestão supera a de administração e não a substitui (29/05/2023 - 29/05/2023)
Estudo do texto de Heloisa Luck: a concepção de administração e suas limitações (31/05/2023 - 31/05/2023)
Antecedentes da administração (Adalberto Chiavenato) (05/06/2023 - 05/06/2023)
Antecedentes da administração: influencia dos filósofos (07/06/2023 - 07/06/2023)
Antecedentes da administração: a influência da Igreja Católica (12/06/2023 - 12/06/2023)
Antecedentes da administração: a influência da Organização Militar (14/06/2023 - 14/06/2023)
ATESTADO (19/06/2023 - 19/06/2023)
ATESTADO (21/06/2023 - 21/06/2023)
Antecedentes da administração: influência da Revolução Industrial e do liberalismo (26/06/2023 - 26/06/2023)
Estudo do Texto: Pedagogia da Qualidade Total - Cosete Ramos (trabalho de pesquisa) (28/06/2023 - 28/06/2023)
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: a ideia da qualidade total (surgimento) (03/07/2023 - 03/07/2023)
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: Ishikawa, Crosby e Deming e os modelos da QT (05/07/2023 - 05/07/2023)
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: transplantação ideológica da QT para o campo educacional (10/07/2023 - 10/07/2023)
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: a influencia da Teoria do Capital Humano na Gestão da Qualidade Total (12/07/2023 - 12/07/2023)
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: capital simbólico e capital cultural (17/07/2023 - 17/07/2023)
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: capital simbólico e capital cultural (19/07/2023 - 19/07/2023)
O projeto da Qualidade Total na Escola: a proposta de Cosete Ramos (24/07/2023 - 24/07/2023)
O projeto da Qualidade Total na Escola: a proposta de Cosete Ramos (26/07/2023 - 26/07/2023)
O projeto da Qualidade Total na Escola: a proposta de Cosete Ramos (31/07/2023 - 31/07/2023)
Ferramentas técnicas da qualidade total: visão geral (02/08/2023 - 02/08/2023)
Trabalhando com as ferramentas da QT: trabalho nos grupos (07/08/2023 - 07/08/2023)
Trabalhando com as ferramentas da QT: trabalho nos grupos (09/08/2023 - 09/08/2023)
FERIADO MUNICIPAL (14/08/2023 - 14/08/2023)
Apresentação e debate sobre as situações-problema analisada com uso das ferramentas com seus planos de intervenção (16/08/2023 - 16/08/2023)
Apresentação e debate sobre as situações-problema analisada com uso das ferramentas com seus planos de intervenção (21/08/2023 - 21/08/2023)
Apresentação e debate sobre as situações-problema analisada com uso das ferramentas com seus planos de intervenção (23/08/2023 - 23/08/2023)
Encerramento da disciplina: avaliação por escrito (28/08/2023 - 28/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 26 28 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28
1 2021900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 2021901**** 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 2021903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2021900**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 12
6 2021901**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2021901**** 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
8 2018903**** 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2021900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
10 2021902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
12 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
13 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
14 2021900**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
15 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2020901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2021902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
19 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
20 2021902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 2021901**** 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
22 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2021902**** 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
2 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
5 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
11 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
12 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
14 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
15 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
16 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
17 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
18 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
19 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
20 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
21 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
22 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
24 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA:
Contexto histórico da criação das teorias de administração. Gestão da qualidade total. O sistema de organização e gestão escolar.
Fundamentação da gestão democrática. Princípios e características da gestão participativa. O papel do gestor escolar. Ética e Gestão.

OBJETIVOS:

1. Fazer uma contextualização histórica da criação das teorias de administração;
2. Estudar e analisar criticamente o Modelo da Gestão da Qualidade Total;
3. Conhecer o sistema de organização e gestão escolar democrática e participativa, destacando seus princípios e características;
4. Debater o papel do (a) gestor (a) escolar, bem como sua postura ético-política e os principais problemas e desafios de sua atuação na escola.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: CONTEXTO HISTÓRICO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
UNIDADE II: O MODELO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
UNIDADE III: O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS
UNIDADE IV: PAPEL DO(A) GESTOR (A) ESCOLAR, SUA POSTURA ÉTICO-POLÍTICA , PROBLEMAS E DESAFIOS DA SUA ATUAÇÃO.

METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, utilizando recursos e técnicas participativas, favorecendo a integração e a produção coletiva dos conhecimentos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões do componente curricular.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de pesquisa com produção de texto.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001. MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5ª ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997. SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.
. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Wendel (Org.). Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WakED, 2009.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. VALERIEN, J. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. 8ª ed. São Paulo: Cortez, MEC, 2002.
MORGAN, Gareth, 1943 - Imagens da organização: edição executiva/Gareth Morgan; tradução Geni G. Goldschmidt. - 2. ed. - 4a reimpressão - São Paulo : Atlas, 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/05/2023
01/05/2023
FERIADO
03/05/2023
03/05/2023
Ciranda da Acolhida: momento de acolhida e integração dos calouros e das calouras no Curso de Pedagogia
08/05/2023
08/05/2023
Apresentação e discussão da Ementa e do Programa do Componente Curricular, levantamento das expectativas e mapeamento de experiências no campo da gestão
10/05/2023
10/05/2023
Levantamento das experiências no campo da Gestão Escolar
15/05/2023
15/05/2023
Socialização e discussão das experiências na área da Gestão Escolar
17/05/2023
17/05/2023
Estudo do texto de Heloisa Luck - A evolução da gestão educacional: estudo introdutório
22/05/2023
22/05/2023
Estudo do texto de Heloisa Luck : problemas gerais demandam ação conjunta
24/05/2023
24/05/2023
Estudo do texto de Heloisa Luck: ação conjunta e participativa
29/05/2023
29/05/2023
Estudo do texto de Heloisa Luck: a concepção de gestão supera a de administração e não a substitui
31/05/2023
31/05/2023
Estudo do texto de Heloisa Luck: a concepção de administração e suas limitações
05/06/2023
05/06/2023
Antecedentes da administração (Adalberto Chiavenato)
07/06/2023
07/06/2023
Antecedentes da administração: influencia dos filósofos
12/06/2023
12/06/2023
Antecedentes da administração: a influência da Igreja Católica
14/06/2023
14/06/2023
Antecedentes da administração: a influência da Organização Militar
19/06/2023
19/06/2023
ATESTADO
21/06/2023
21/06/2023
ATESTADO
26/06/2023
26/06/2023
Antecedentes da administração: influência da Revolução Industrial e do liberalismo
28/06/2023
28/06/2023
Estudo do Texto: Pedagogia da Qualidade Total - Cosete Ramos (trabalho de pesquisa)
03/07/2023
03/07/2023
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: a ideia da qualidade total (surgimento)
05/07/2023
05/07/2023
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: Ishikawa, Crosby e Deming e os modelos da QT
10/07/2023
10/07/2023
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: transplantação ideológica da QT para o campo educacional
12/07/2023
12/07/2023
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: a influencia da Teoria do Capital Humano na Gestão da Qualidade Total
17/07/2023
17/07/2023
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: capital simbólico e capital cultural
19/07/2023
19/07/2023
Breve histórico da Gestão da Qualidade Total: capital simbólico e capital cultural
24/07/2023
24/07/2023
O projeto da Qualidade Total na Escola: a proposta de Cosete Ramos
26/07/2023
26/07/2023
O projeto da Qualidade Total na Escola: a proposta de Cosete Ramos
31/07/2023
31/07/2023
O projeto da Qualidade Total na Escola: a proposta de Cosete Ramos
02/08/2023
02/08/2023
Ferramentas técnicas da qualidade total: visão geral
07/08/2023
07/08/2023
Trabalhando com as ferramentas da QT: trabalho nos grupos
09/08/2023
09/08/2023
Trabalhando com as ferramentas da QT: trabalho nos grupos
14/08/2023
14/08/2023
FERIADO MUNICIPAL
16/08/2023
16/08/2023
Apresentação e debate sobre as situações-problema analisada com uso das ferramentas com seus planos de intervenção
21/08/2023
21/08/2023
Apresentação e debate sobre as situações-problema analisada com uso das ferramentas com seus planos de intervenção
23/08/2023
23/08/2023
Apresentação e debate sobre as situações-problema analisada com uso das ferramentas com seus planos de intervenção
28/08/2023
28/08/2023
Encerramento da disciplina: avaliação por escrito
Avaliações
Data Descrição
15/05/2023 1ª Avaliação
07/08/2023 2ª Avaliação
23/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA NORMAL HOJE - 26/06/2023 26/06/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:44