-

DAA0282 - ARTE E EDUCACAO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa e do programa da disciplina, levantamento das expectativas (02/05/2023 - 02/05/2023)
   A arte na educação infantil (Raquel Sofia Guerreiro da Conceição) 
Levantamento das experiências em arte e educação e apresentação através de uma linguagem (04/05/2023 - 04/05/2023)
Socialização das experiências em arte e educação e identificação dos principais problemas no ensino de artes na escola (09/05/2023 - 09/05/2023)
Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância sociopolítico-cultural (11/05/2023 - 11/05/2023)
Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância sociopolítico-cultural (16/05/2023 - 16/05/2023)
Caracterizando a arte e a educação (18/05/2023 - 18/05/2023)
Atividade no Auditório: construindo o PDI (23/05/2023 - 23/05/2023)
Visita ao Museu do Mar (25/05/2023 - 25/05/2023)
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (30/05/2023 - 30/05/2023)
Oficina sobre danças e cantos populares com a Professora Rejane Abreu (01/06/2023 - 01/06/2023)
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (continuidade) (06/06/2023 - 06/06/2023)
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (continuidade) (08/06/2023 - 08/06/2023)
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (continuidade) (13/06/2023 - 13/06/2023)
Visita ao Engenho Cultural São Francisco (15/06/2023 - 15/06/2023)
Construção do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (ver roteiro para reflexão e análise) (20/06/2023 - 20/06/2023)
Construção do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (ver roteiro para reflexão e análise) (22/06/2023 - 22/06/2023)
Apresentação do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (27/06/2023 - 27/06/2023)
Construção do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (29/06/2023 - 29/06/2023)
Apresentação do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (04/07/2023 - 04/07/2023)
Discussão e escolha de textos e temas para aprofundamento: apresentação dos textos/referências; discussão nos grupos e organização temática (06/07/2023 - 06/07/2023)
Encontro dos grupo temático para pesquisa e preparação dos seminários (11/07/2023 - 11/07/2023)
Encontro dos grupo temático para pesquisa e preparação dos seminários (13/07/2023 - 13/07/2023)
Apresentação do Grupo: Arte na Educação Infantil (18/07/2023 - 18/07/2023)
Apresentação do Grupo: A importância da arte na educação infantil (20/07/2023 - 20/07/2023)
Aula de campo e participação nas oficinas de musicalização infantil e percussão corporal em Viçosa (CE) (25/07/2023 - 25/07/2023)
Preparação da socialização da experiência em Viçosa (CE) (27/07/2023 - 27/07/2023)
Socialização da experiência (aula de campo) viv (01/08/2023 - 01/08/2023)
Apresentação do Grupo: Arte e cultura Indígena, Africana e Afro (03/08/2023 - 03/08/2023)
Apresentação do Grupo: Arte e Educação escolar: material do instituto nacional de ensino de arte (08/08/2023 - 08/08/2023)
Apresentação do Grupo: Abordagens das manifestações tradicionais do Piauí (10/08/2023 - 10/08/2023)
Apresentação do Grupo: Costurando pontos e amarrando pontos (15/08/2023 - 15/08/2023)
APAGÃO GERAL (17/08/2023 - 17/08/2023)
Aula: Apresentação do Grupo: Costurando pontos e amarrando pontos (18/08/2023 - 18/08/2023)
Aula Extra.
Apresentação do GruPo: Costurando pontos e amarrando pontos (22/08/2023 - 22/08/2023)
Avaliação coletiva da disciplina (24/08/2023 - 24/08/2023)
Encerramento (29/08/2023 - 29/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 18 22 24 29
1 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
3 2019900**** 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 12
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2019901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 8
6 2018901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
7 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
9 2019901**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2019902**** 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2019900**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2019900**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
13 2019900**** 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 12
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 6
16 2019900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
18 2019901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2019902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
20 2019901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
21 2019901**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
25 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
27 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2019900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
31 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
32 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2019902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
34 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 12
36 2019901**** 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
2 2019901**** 10,0 10,0 8,0 9.3 12 AM
3 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
5 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
7 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
8 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
10 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
12 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
14 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
15 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
17 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
18 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
19 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
20 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
21 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
22 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
25 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
26 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
27 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
28 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
30 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
32 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
33 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
35 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
36 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA
Artes e Educação. Artes e criatividade. Artes e ensino. Problemas do arte-educador. Arte e
ensino no Piauí. Arte e suas múltiplas linguagens.
Geral
Desenvolver reflexões e vivências sobre artes e educação, trabalhando e considerando sua relação com a criatividade, o sensível, o estético, a inclusão social, o ensino e as múltiplas linguagens no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas piauienses e brasileiras.
Específicos
• Promover a reflexão e a compreensão sobre a relação entre a Arte, a Educação e o Ensino, focalizando seu papel e sua importância sociopolítico-cultural na formação do/a educando/a no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas;
• Analisar de forma crítico-reflexiva as abordagens e as práticas pedagógicas escolares ligadas à Arte no Piauí;
• Favorecer o conhecimento e a vivência das múltiplas linguagens da Arte na sua relação com o processo de ensino e a aprendizagem, considerando as dimensões da criação, da crítica, da estética, da expressão, da fruição e da reflexão;
• Propiciar a identificação e análise acerca dos principais problemas do/a arte-educador/a e os maiores desafios para o ensino de artes na escola pública.

UNIDADES PROGRAMÁTICAS
Unidade I – Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância sociopolítico-cultural
Unidade II – As abordagens e as práticas pedagógicas escolares no campo das Artes no Piauí
Unidade III - Conhecimento e vivência das múltiplas linguagens (artes visuais, dança, música e teatro) e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem
Unidade IV - Identificação e análise dos principais problemas e desafio do/a arte-educador/a e da escola no ensino de Artes.

Pautaremos o trabalho no Componente Curricular Artes e Educação nos seguintes princípios:
• Construção de um olhar e de uma prática fundados numa poética do sensível, do estético, do fazer criativo, da diversidade e do multidimensional;
• Relação dialógica, coletiva e problematizadora dos saberes e do conhecimento;
• Respeito, inclusão e visibilização das culturas afro-indígenas e populares;
• Realização de experiências no contexto da universidade, da escola e da cidade.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação considerará a participação individual e coletiva, a postura investigativa e problematizadora dos/das estudantes, as atividades de grupos e os produtos didático-pedagógicos que emergirão das vivências e experiências da turma. Serão produzidas três avaliações, considerando os conteúdos e as vivências das Unidades Programáticas.
Horário de atendimento: 10 às 12 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1993.
DUARTE JÚNIOR, J.F. Fundamentos Estéticos da educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.
______. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 1991.
FERRAZ, M.H.C. de T;
FUSARI, M.F.de R. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo, SP: Cortez, 1993.
PIMENTEL, L. G. Arte educação: uma prática de vida. Belo Horizonte: Imprensa
Universitária, UFMG, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo, SP:
Cortez, 1992.
_______. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
LOMARDO, F. O que é teatro infantil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A Educação Artística da Criança: plástica e música:
fundamentos e atividades. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
______. A educação artística da criança. São Paulo: Ática, 1987.
ROCHA, N. L. A arte natureza: estudo dirigido de educação artística para o primeiro grau.
Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1992
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2023
02/05/2023
Apresentação da ementa e do programa da disciplina, levantamento das expectativas
04/05/2023
04/05/2023
Levantamento das experiências em arte e educação e apresentação através de uma linguagem
09/05/2023
09/05/2023
Socialização das experiências em arte e educação e identificação dos principais problemas no ensino de artes na escola
11/05/2023
11/05/2023
Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância sociopolítico-cultural
16/05/2023
16/05/2023
Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância sociopolítico-cultural
18/05/2023
18/05/2023
Caracterizando a arte e a educação
23/05/2023
23/05/2023
Atividade no Auditório: construindo o PDI
25/05/2023
25/05/2023
Visita ao Museu do Mar
30/05/2023
30/05/2023
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência
01/06/2023
01/06/2023
Oficina sobre danças e cantos populares com a Professora Rejane Abreu
06/06/2023
06/06/2023
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (continuidade)
08/06/2023
08/06/2023
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (continuidade)
13/06/2023
13/06/2023
Produção de produtos de arte pós visita ao Museu do Mar: socialização e análise da experiência (continuidade)
15/06/2023
15/06/2023
Visita ao Engenho Cultural São Francisco
20/06/2023
20/06/2023
Construção do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (ver roteiro para reflexão e análise)
22/06/2023
22/06/2023
Construção do momento criativo da visita ao Museu São Francisco (ver roteiro para reflexão e análise)
27/06/2023
27/06/2023
Apresentação do momento criativo da visita ao Museu São Francisco
29/06/2023
29/06/2023
Construção do momento criativo da visita ao Museu São Francisco
04/07/2023
04/07/2023
Apresentação do momento criativo da visita ao Museu São Francisco
06/07/2023
06/07/2023
Discussão e escolha de textos e temas para aprofundamento: apresentação dos textos/referências; discussão nos grupos e organização temática
11/07/2023
11/07/2023
Encontro dos grupo temático para pesquisa e preparação dos seminários
13/07/2023
13/07/2023
Encontro dos grupo temático para pesquisa e preparação dos seminários
18/07/2023
18/07/2023
Apresentação do Grupo: Arte na Educação Infantil
20/07/2023
20/07/2023
Apresentação do Grupo: A importância da arte na educação infantil
25/07/2023
25/07/2023
Aula de campo e participação nas oficinas de musicalização infantil e percussão corporal em Viçosa (CE)
27/07/2023
27/07/2023
Preparação da socialização da experiência em Viçosa (CE)
01/08/2023
01/08/2023
Socialização da experiência (aula de campo) viv
03/08/2023
03/08/2023
Apresentação do Grupo: Arte e cultura Indígena, Africana e Afro
08/08/2023
08/08/2023
Apresentação do Grupo: Arte e Educação escolar: material do instituto nacional de ensino de arte
10/08/2023
10/08/2023
Apresentação do Grupo: Abordagens das manifestações tradicionais do Piauí
15/08/2023
15/08/2023
Apresentação do Grupo: Costurando pontos e amarrando pontos
17/08/2023
17/08/2023
APAGÃO GERAL
18/08/2023
18/08/2023
Aula: Apresentação do Grupo: Costurando pontos e amarrando pontos
22/08/2023
22/08/2023
Apresentação do GruPo: Costurando pontos e amarrando pontos
24/08/2023
24/08/2023
Avaliação coletiva da disciplina
29/08/2023
29/08/2023
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
30/05/2023 1ª Avaliação
27/06/2023 2ª Avaliação
03/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1078 26/05/2024 22:42