-

CMT/CEAD013 - PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL - Turma: 5B (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/06/2023 - 15/07/2023)

Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Quatro-pilares-do-PC_fig1_364706024

Caro(a) aluno(a),

Vamos mergulhar no mundo do Pensamento Computacional. Estudaremos seus conceitos, pilares e as tecnologias digitais. Mas antes, falaremos sobre a importância do acolhimento e transição dos alunos ingressantes nos anos finais do Ensino Fundamental.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Links de vídeos e jogos também estarão à sua disposição.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Lya Raquel Oliveira Santos 

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2003), mestrado em Matemática com área de concentração em Estatística pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2020). Foi professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco de 2006 a 2009 e atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí. Trabalha com projetos de extensão voltados para o uso de TIC e para o desenvolvimento da Educação Estatística na Educação Básica.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5641763741915342 

   MODELO PLANO TRABALHO DOCENTE PilaresPC (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/06/2023 - 15/07/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

Aula inaugural 

https://drive.google.com/file/d/1oQqc8uGacxIghnmcIxzGQbJXc5wkGMJy/view?usp=sharing 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS - SIGAA
Período de Habilitação: 15/06/2023 às 08:00 a 15/07/2023 às 23:59
   Dúvidas e sugestões do conteúdo
Período de Habilitação: 16/06/2023 às 08:00 a 15/07/2023 às 23:59
UNIDADE I (16/06/2023 - 15/07/2023)

Acolhimento e transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental

 

Nessa unidade trabalharemos atividades voltadas ao acolhimento e à transição dos alunos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental.

Agregar potencial pedagógico à ação do professor.

Especificamente, objetivamos apresentar a importância de a escolha trabalhar o acolhimento e a transição dos alunos dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental; e apresentar atividades que envolvem o acolhimento e a transição dos alunos.

VÍDEOS: https://www.youtube.com/watch?v=sSjMb8sr3Fw

-  LINKS DE ARTIGO

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_utfpr_elianealvesbernardibenatto.pdf

 https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2022/Transi%C3%A7%C3%A3o-de-estudantes-para-o-ensino-fundamental-2-um-modelo-de-apoio

 https://porvir.org/acolhimento-como-fazer-transicao-para-os-anos-finais-ensino-fundamental/#:~:text=Entre%20alunos%3A%20Promover%20viv%C3%AAncias%20e,informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20as%20aulas%20etc.

 

Professor, é importante enfatizar que no 6º ano muitos alunos ainda têm necessidade de atividades com materiais concretos, na construção dos conceitos e procedimentos. Então, é recomendável ter atenção com a faixa etária e o perfil dos estudantes.

Nossa meta na primeira unidade é que todos os professores conheçam algumas atividades para trabalhar a transição e o acolhimento dos alunos ingressantes nos anos finais do Ensino Fundamental e abrir espaço para que aqueles que já executam esse tipo de atividade na sua escola possam compartilhar sua experiência com os outros.

    formulário (Site) 
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/06/2023 às 08:00 a 18/04/2024 às 23:59
UNIDADE II (16/06/2023 - 15/07/2023)

 

Caracterização do Pensamento Computacional

Desenvolver o Pensamento Computacional dos professores. Especificamente, objetivamos apresentar a evolução do conceito de Pensamento Computacional e seus pilares que darão suporte ao desenvolvimento de atividades específicas da Matemática do 6º ao 9º ano.

https://www.youtube.com/watch?v=KxppXrcfMBA

https://www.youtube.com/watch?v=O3ABat86ymk

Que o desenvolvimento do pensamento computacional aumenta a nossa produtividade, agilidade na execução de tarefas, soluciona problemas de forma muito mais rápida?

O desenvolvimento tecnológico digital nos proporcionou também desenvolver o pensamento computacional, mesmo sem o uso de máquinas. Os quatro pilares do pensamento computacional nos permitem otimizar a realização de tarefas e resolução de problemas. Aprendemos a identificar e utilizar esses pilares no dia a dia.

    
Inicia em 06/04/2024 às 1h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 58
UNIDADE III (16/06/2023 - 15/07/2023)

 

Lógica condicional. Dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais

Identificar as dimensões que caracterizam a computação e as tecnologias digitais.

https://www.sbc.org.br/noticias/10-slideshow-noticias/1996-referenciais-de-formacao-em-computacao-educacao-basica/

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades

https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/9/competencia-5-cultura-digital

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=T2Ixvn5LkTA

 

Que o pensamento computacional definido pela Sociedade Brasileira de Computação possui apenas três pilares: Abstração, Análise e Automação? Essa definição está mais voltada para a utilização de computadores, por isso não foi muito utilizada na disciplina.

Os conhecimentos em Computação podem ser estruturados em três eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. As habilidades e competências desenvolvidas quando a Computação é ensinada na Educação Básica potencializam a capacidade de solução de problemas dos alunos. Educar usando as tecnologias digitais e suas culturas é apropriar o homem de meios e saberes para transformar pessoas e, através delas, construir um mundo com melhor qualidade de vida.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/06/2023 - 15/07/2023)
    
Inicia em 27/07/2023 às 20h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 21h 40
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023200**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 MATRICULADO
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
5 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
6 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023201**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 MATRICULADO
9 2023201**** 3,3 10,0 10,0 6.0 0 MATRICULADO
10 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
12 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
13 2023200**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
16 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
17 2023200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
18 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023200**** 10,0 4,0 4,0 7.6 0 MATRICULADO
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
25 2023200**** 9,0 4,0 4,0 7.0 0 MATRICULADO
26 2023201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
27 2023200**** 9,0 5,0 5,0 7.4 0 MATRICULADO
28 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
32 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
39 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
43 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
44 2023200**** 10,0 4,0 4,0 7.6 0 MATRICULADO
45 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
46 2023201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
47 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
48 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
50 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
51 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
52 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
53 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
55 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
57 2023200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
58 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
59 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
60 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Recuperação de nota 19/07/2023
Segunda aula síncrona 07/07/2023
Novo prazo de atividade 04/07/2023
Sobre a Tarefa 1 26/06/2023
Sobre o Fórum 1 25/06/2023
Link da 1ª Aula 17/06 19/06/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:25