-

DAA0282 - ARTE E EDUCACAO - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Introdução a Componente, apresentação, discussão da Ementa e do Programa e levantamento das expectativas (28/09/2023 - 28/09/2023)
   Ementa e Programa da Componente Arte e Educação (T1) 
Levantamento das experiências da turma em arte e educação e apresentação de forma criativa (02/10/2023 - 02/10/2023)
Socialização das experiência da turma em arte e educação e apresentação das performances dos grupos (05/10/2023 - 05/10/2023)
Socialização das experiência da turma em arte e educação e apresentação das performances dos grupos (09/10/2023 - 09/10/2023)
Reflexões iniciais sobre arte e educação a partir das experiências da turma; breve histórica do ensino de artes no Brasil (12/10/2023 - 12/10/2023)
Reflexões iniciais sobre arte e educação a partir das experiências da turma; breve histórica do ensino de artes no Brasil (16/10/2023 - 16/10/2023)
Feriado Estadual (19/10/2023 - 19/10/2023)
Reflexões iniciais sobre arte e educação a partir das experiências da turma; breve histórica do ensino de artes no Brasil (continuidade) (23/10/2023 - 23/10/2023)
Participação no IV EDUFOH/UFDPar (26/10/2023 - 26/10/2023)
Breve histórico sobre o ensino de arte no Brasil (conclusão); encaminhamento da visita técnica ao Engenho São Francisco; estudo do texto"Qual o lugar do corpo na escola" (30/10/2023 - 30/10/2023)
Feriado: Dia de Finados (02/11/2023 - 02/11/2023)
Estudo do texto: Qual o lugar do corpo na educação (Terezinha Petrucia da Nóbrega; encaminhamentos do trabalho de campo (06/11/2023 - 06/11/2023)
Trabalho de campo (09/11/2023 - 09/11/2023)
Trabalho de campo (13/11/2023 - 13/11/2023)
Trabalho de campo (16/11/2023 - 16/11/2023)
Trabalho de campo (20/11/2023 - 20/11/2023)
Socialização das atividades de campo: apresentação dos grupos (visita ao Engenho Cultural São Francisco) (23/11/2023 - 23/11/2023)
Socialização das atividades de campo: apresentação dos grupos (visita ao Engenho Cultural São Francisco) (27/11/2023 - 27/11/2023)
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas (30/11/2023 - 30/11/2023)
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas (04/12/2023 - 04/12/2023)
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas (07/12/2023 - 07/12/2023)
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas e sistematização dos temas gerais para aprofundamentos e reflexão (11/12/2023 - 11/12/2023)
O direito à cultura e às artes na Constituição Federal, LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais, PCNs e no ECA (14/12/2023 - 14/12/2023)
Elaboração do texto reflexivo coletivo (atividade nos grupos) (18/12/2023 - 18/12/2023)
Elaboração do texto reflexivo coletivo (atividade nos grupos) (21/12/2023 - 21/12/2023)
RECESSO (25/12/2023 - 25/12/2023)
RECESSO (28/12/2023 - 28/12/2023)
FÉRIAS DOCENTES (01/01/2024 - 01/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (04/01/2024 - 04/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (08/01/2024 - 08/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (11/01/2024 - 11/01/2024)
Socialização do trabalho dos grupos: texto coletivo (15/01/2024 - 15/01/2024)
Socialização do trabalho dos grupos: texto coletivo (18/01/2024 - 18/01/2024)
Oficina de Arte-educação: Aprendendo com as artes plásticas na escola: roda de vivência com Paula Piauí (22/01/2024 - 22/01/2024)
Oficina de Arte-educação: Inventário Participativo do Bumba Meu Boi do Litoral Norte do Estado do Piauí (25/01/2024 - 25/01/2024)
Participação no Integra UFDPar (29/01/2024 - 29/01/2024)
Oficina de Arte-educação: O papel da música na escola: a prática do canto coral (01/02/2024 - 01/02/2024)
Oficina de Arte-educação: Aprender e ensinar com música e dança na escola (05/02/2024 - 05/02/2024)
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação (trabalho nos grupos) (08/02/2024 - 08/02/2024)
Carnaval (12/02/2024 - 12/02/2024)
Socialização da produção dos roteiros metodológicos (15/02/2024 - 15/02/2024)
avaliação e encerramento da disciplina (19/02/2024 - 19/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
28 02 05 09 16 23 26 30 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 11 14 18 21 18 22 25 29 01 05 08 15 19
1 2021900**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
2 2021901**** 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2021903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2021901**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018903**** 2 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
9 2021900**** 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 2021902**** 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2021900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 10
12 2021900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2021900**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2020901**** 2 2 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 28
16 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2021901**** 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2020901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
21 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 6
22 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2021901**** 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 2021901**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2021901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2021902**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
4 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
5 2021902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
6 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
7 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
8 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
10 2021901**** 8,5 9,0 10,0 9.2 8 AM
11 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
12 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
13 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
16 2021900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 10 AM
17 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
18 2021900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 10 AM
19 2018903**** 10,0 8,5 10,0 9.5 14 AM
20 2021901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
21 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
22 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
25 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
26 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Geral
Desenvolver reflexões e vivências sobre artes e educação, trabalhando e considerando sua
relação com a criatividade, o sensível, o estético, a inclusão social, o ensino e as múltiplas
linguagens no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas piauienses e brasileiras.
Específicos
• Promover a reflexão e a compreensão sobre a relação entre a Arte, a Educação e o
Ensino, focalizando seu papel e sua importância sociopolítico e cultural na formação
do/a educando/a no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas;
• Analisar de forma crítico-reflexiva as abordagens e as práticas pedagógicas escolares
ligadas à Arte no Piauí;
• Favorecer o conhecimento e a vivência das múltiplas linguagens da Arte na sua
relação com o processo de ensino e a aprendizagem, considerando as dimensões da
criação, da crítica, da estética, da expressão, da fruição e da reflexão;
• Propiciar a identificação e análise acerca dos principais problemas do/a arte-educador/a e os maiores desafios para o ensino de artes na escola pública.
UNIDADES TEMÁTICAS
Unidade I – Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância
sociopolítico-cultural
Unidade II – As abordagens e as práticas pedagógicas escolares no campo das Artes e das
culturas afro-indígenas no Piauí
Unidade III - Conhecimento e vivência das múltiplas linguagens (artes visuais, dança,
música e teatro) e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem
Unidade IV - Identificação e análise dos principais problemas e desafio do/a arte-educador/a
e da escola no ensino de Artes.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Pautaremos o trabalho no Componente Curricular Artes e Educação nos seguintes princípios:
• Construção de um olhar e de uma prática fundados numa poética do sensível, do
estético, do fazer criativo, da diversidade e do multidimensional;
• Relação dialógica, coletiva e problematizadora dos saberes e do conhecimento;
• Respeito, inclusão, visibilização e promoção das culturas afro-indígenas;
• Realização de experiências no contexto da universidade, da escola e da cidade.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação considerará a participação individual e coletiva, a postura investigativa e problematizadora dos/das estudantes, as atividades de grupos e os produtos didático-pedagógicos que emergirão das vivências e experiências da turma. Serão produzidas três avaliações, considerando os conteúdos e as vivências das Unidades Programáticas.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1993.
DUARTE JÚNIOR, J.F. Fundamentos Estéticos da educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.
______. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 1991.
FERRAZ, M.H.C. de T;
FUSARI, M.F.de R. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo, SP: Cortez, 1993.
PIMENTEL, L. G. Arte educação: uma prática de vida. Belo Horizonte: Imprensa
Universitária, UFMG, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CALAÇA, Maria Cecília Felix; CUNHA JUNIOR, H. . A Arte Africana e Afrodescendente:
uma introdução. In: Henrique Cunha Júnior; Cícera Nunes; Reginaldo Ferreira
Domingos...[et al]. (Organizadores). Artefatos da Cultura Negra no Ceará, 10 Anos da Lei
no.10.639/2003. 01 ed. Fortaleza: LCR, v. 1, p. 54 - 57, 2013.
FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo, SP:
Cortez, 1992.
FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo:
Cortez, 1993.
LOMARDO, F. O que é teatro infantil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário no Jatobá/Leda Maria Martins. – São
Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. – (Coleção Perspectiva).
NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A Educação Artística da Criança: plástica e música:
fundamentos e atividades. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A educação artística da criança. São Paulo: Ática, 1987.
ROCHA, N. L. A arte natureza: estudo dirigido de educação artística para o primeiro grau.
Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1992.
PETIT, S. H. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de
Professoras e Professores. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/09/2023
28/09/2023
Introdução a Componente, apresentação, discussão da Ementa e do Programa e levantamento das expectativas
02/10/2023
02/10/2023
Levantamento das experiências da turma em arte e educação e apresentação de forma criativa
05/10/2023
05/10/2023
Socialização das experiência da turma em arte e educação e apresentação das performances dos grupos
09/10/2023
09/10/2023
Socialização das experiência da turma em arte e educação e apresentação das performances dos grupos
12/10/2023
12/10/2023
Reflexões iniciais sobre arte e educação a partir das experiências da turma; breve histórica do ensino de artes no Brasil
16/10/2023
16/10/2023
Reflexões iniciais sobre arte e educação a partir das experiências da turma; breve histórica do ensino de artes no Brasil
19/10/2023
19/10/2023
Feriado Estadual
23/10/2023
23/10/2023
Reflexões iniciais sobre arte e educação a partir das experiências da turma; breve histórica do ensino de artes no Brasil (continuidade)
26/10/2023
26/10/2023
Participação no IV EDUFOH/UFDPar
30/10/2023
30/10/2023
Breve histórico sobre o ensino de arte no Brasil (conclusão); encaminhamento da visita técnica ao Engenho São Francisco; estudo do texto"Qual o lugar do corpo na escola"
02/11/2023
02/11/2023
Feriado: Dia de Finados
06/11/2023
06/11/2023
Estudo do texto: Qual o lugar do corpo na educação (Terezinha Petrucia da Nóbrega; encaminhamentos do trabalho de campo
09/11/2023
09/11/2023
Trabalho de campo
13/11/2023
13/11/2023
Trabalho de campo
16/11/2023
16/11/2023
Trabalho de campo
20/11/2023
20/11/2023
Trabalho de campo
23/11/2023
23/11/2023
Socialização das atividades de campo: apresentação dos grupos (visita ao Engenho Cultural São Francisco)
27/11/2023
27/11/2023
Socialização das atividades de campo: apresentação dos grupos (visita ao Engenho Cultural São Francisco)
30/11/2023
30/11/2023
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas
04/12/2023
04/12/2023
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas
07/12/2023
07/12/2023
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas
11/12/2023
11/12/2023
Socialização do trabalho de pesquisa nas escolas e sistematização dos temas gerais para aprofundamentos e reflexão
14/12/2023
14/12/2023
O direito à cultura e às artes na Constituição Federal, LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais, PCNs e no ECA
18/12/2023
18/12/2023
Elaboração do texto reflexivo coletivo (atividade nos grupos)
21/12/2023
21/12/2023
Elaboração do texto reflexivo coletivo (atividade nos grupos)
25/12/2023
25/12/2023
RECESSO
28/12/2023
28/12/2023
RECESSO
01/01/2024
01/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
04/01/2024
04/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
08/01/2024
08/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
11/01/2024
11/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
15/01/2024
15/01/2024
Socialização do trabalho dos grupos: texto coletivo
18/01/2024
18/01/2024
Socialização do trabalho dos grupos: texto coletivo
22/01/2024
22/01/2024
Oficina de Arte-educação: Aprendendo com as artes plásticas na escola: roda de vivência com Paula Piauí
25/01/2024
25/01/2024
Oficina de Arte-educação: Inventário Participativo do Bumba Meu Boi do Litoral Norte do Estado do Piauí
29/01/2024
29/01/2024
Participação no Integra UFDPar
01/02/2024
01/02/2024
Oficina de Arte-educação: O papel da música na escola: a prática do canto coral
05/02/2024
05/02/2024
Oficina de Arte-educação: Aprender e ensinar com música e dança na escola
08/02/2024
08/02/2024
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação (trabalho nos grupos)
12/02/2024
12/02/2024
Carnaval
15/02/2024
15/02/2024
Socialização da produção dos roteiros metodológicos
19/02/2024
19/02/2024
avaliação e encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
23/11/2023 1ª Avaliação
15/01/2024 2ª Avaliação
15/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:05