francisco pereira da silva filho

TUR - COORDENAÇÃO DO CURSO DE TURISMO/CMRV

DAA0282 - ARTE E EDUCACAO - Turma: 02 (2023.2)

Tópicos Aulas
Introdução a Componente, apresentação, discussão da Ementa e do Programa e levantamento das expectativas (29/09/2023 - 29/09/2023)
   Ementa e Programa da Componente Arte e Educação (T2) 
Feriado municipal (04/10/2023 - 04/10/2023)
Levantamento e apresentação das experiências em arte e educação de forma criativa (06/10/2023 - 06/10/2023)
Apresentação das experiências em arte e educação de forma criativa (11/10/2023 - 11/10/2023)
Apresentação das experiências em arte e educação de forma criativa: a questão da corporalidade na arte e educação (13/10/2023 - 13/10/2023)
Reflexões sobre arte a partir das apresentações das experiências no campo da arte (18/10/2023 - 18/10/2023)
Estudo do texto história do corpo na Idade Média (20/10/2023 - 20/10/2023)
Estudo do texto história do corpo na Idade Média (25/10/2023 - 25/10/2023)
Participação no IV EDUFOH/UFDPar (27/10/2023 - 27/10/2023)
Estudo do texto história do corpo na Idade Média (continuação) (01/11/2023 - 01/11/2023)
Contexto história do Ensino de Arte no Brasil; Encaminhamento da visita ao Engenho São Francisco; Encaminhamento do trabalho de campo (03/11/2023 - 03/11/2023)
Trabalho de campo (08/11/2023 - 08/11/2023)
Trabalho de campo (10/11/2023 - 10/11/2023)
Trabalho de campo (15/11/2023 - 15/11/2023)
Trabalho de campo (17/11/2023 - 17/11/2023)
Socialização do trabalho campo: apresentação e reflexão dos grupos (22/11/2023 - 22/11/2023)
Socialização e reflexão da experiência de visitação ao Engenho CulturalSão Francisco (24/11/2023 - 24/11/2023)
Socialização e reflexão da experiência de visitação ao Engenho CulturalSão Francisco (29/11/2023 - 29/11/2023)
Socialização e reflexão da experiência de visitação ao Engenho CulturalSão Francisco (01/12/2023 - 01/12/2023)
Socialização da pesquisa realizada nas escolas sobre o ensino e as práticas de artes (cada grupo) (06/12/2023 - 06/12/2023)
Socialização da pesquisa realizada nas escolas sobre o ensino e as práticas de artes (cada grupo) (08/12/2023 - 08/12/2023)
Reflexão sobre as principais questões/temas suscitados na pesquisa (construção de texto coletivo reflexivo) (13/12/2023 - 13/12/2023)
Reflexão sobre as principais questões/temas suscitados na pesquisa (construção de texto coletivo reflexivo) (15/12/2023 - 15/12/2023)
Trabalho nos Grupos: elaboração do texto coletivo (20/12/2023 - 20/12/2023)
RECESSO (22/12/2023 - 22/12/2023)
RECESSO (27/12/2023 - 27/12/2023)
RECESSO (29/12/2023 - 29/12/2023)
FÉRIAS DOCENTES (03/01/2024 - 03/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (05/01/2024 - 05/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (10/01/2024 - 10/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (12/01/2024 - 12/01/2024)
Socialização dos grupos: texto coletivo (17/01/2024 - 17/01/2024)
Socialização dos grupos: texto coletivo (19/01/2024 - 19/01/2024)
Oficina de Arte-educação: Aprendendo com as artes plásticas na escola: roda de vivência com Paula Piauí (24/01/2024 - 24/01/2024)
Oficina de Arte-educação: Inventário Participativo do Bumba Meu Boi do Litoral Norte do Estado do Piauí (26/01/2024 - 26/01/2024)
Oficina de Arte-educação: O papel da música na escola: a prática do canto coral (31/01/2024 - 31/01/2024)
Oficina de Arte-educação: Aprender e ensinar com música e dança na escola (02/02/2024 - 02/02/2024)
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação (trabalho nos grupos) (07/02/2024 - 07/02/2024)
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação(trabalho nos grupos) (09/02/2024 - 09/02/2024)
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação(trabalho nos grupos) (14/02/2024 - 14/02/2024)
Socialização da produção dos roteiros metodológicos (16/02/2024 - 16/02/2024)
Avaliação e encerramento (21/02/2024 - 21/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
27 29 06 11 18 20 25 27 01 03 08 10 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20 19 24 26 31 02 07 09 16 21
1 2020903**** 0 0 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 2020906**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2020901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
6 2020902**** 0 2 2 0 0 2 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
7 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 6
9 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
10 2020902**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2020902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2020901**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2020903**** 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
15 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
16 2020903**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2019902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 10
19 2020901**** 0 2 2 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 13
20 2020903**** 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 38
21 2020901**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
22 2020901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2020901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2020900**** 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2020902**** 0 0 0 2 0 2 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
26 2020900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
2 2019900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 10 AM
3 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
4 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
5 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
8 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 2020903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
10 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 13 AM
11 2019902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 10 AM
12 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
15 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
16 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
17 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
18 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
19 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2020900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
21 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
22 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
23 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 9 AM
24 2020901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
25 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
27 2020906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
28 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Geral
Desenvolver reflexões e vivências sobre artes e educação, trabalhando e considerando sua
relação com a criatividade, o sensível, o estético, a inclusão social, o ensino e as múltiplas
linguagens no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas piauienses e brasileiras.
Específicos
• Promover a reflexão e a compreensão sobre a relação entre a Arte, a Educação e o
Ensino, focalizando seu papel e sua importância sociopolítico e cultural na formação
do/a educando/a no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas;
• Analisar de forma crítico-reflexiva as abordagens e as práticas pedagógicas escolares
ligadas à Arte no Piauí;
• Favorecer o conhecimento e a vivência das múltiplas linguagens da Arte na sua
relação com o processo de ensino e a aprendizagem, considerando as dimensões da
criação, da crítica, da estética, da expressão, da fruição e da reflexão;
• Propiciar a identificação e análise acerca dos principais problemas do/a arte-educador/a e os maiores desafios para o ensino de artes na escola pública.
UNIDADES TEMÁTICAS
Unidade I – Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância
sociopolítico-cultural
Unidade II – As abordagens e as práticas pedagógicas escolares no campo das Artes e das
culturas afro-indígenas no Piauí
Unidade III - Conhecimento e vivência das múltiplas linguagens (artes visuais, dança,
música e teatro) e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem
Unidade IV - Identificação e análise dos principais problemas e desafio do/a arte-educador/a
e da escola no ensino de Artes.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Pautaremos o trabalho no Componente Curricular Artes e Educação nos seguintes princípios:
• Construção de um olhar e de uma prática fundados numa poética do sensível, do
estético, do fazer criativo, da diversidade e do multidimensional;
• Relação dialógica, coletiva e problematizadora dos saberes e do conhecimento;
• Respeito, inclusão, visibilização e promoção das culturas afro-indígenas;
• Realização de experiências no contexto da universidade, da escola e da cidade.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação considerará a participação individual e coletiva, a postura investigativa e problematizadora dos/das estudantes, as atividades de grupos e os produtos didático-pedagógicos que emergirão das vivências e experiências da turma. Serão produzidas três avaliações, considerando os conteúdos e as vivências das Unidades Programáticas.
Horário de atendimento: 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1993.
DUARTE JÚNIOR, J.F. Fundamentos Estéticos da educação. Campinas, SP: Papirus, 1988.
______. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 1991.
FERRAZ, M.H.C. de T;
FUSARI, M.F.de R. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo, SP: Cortez, 1993.
PIMENTEL, L. G. Arte educação: uma prática de vida. Belo Horizonte: Imprensa
Universitária, UFMG, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CALAÇA, Maria Cecília Felix; CUNHA JUNIOR, H. . A Arte Africana e Afrodescendente:
uma introdução. In: Henrique Cunha Júnior; Cícera Nunes; Reginaldo Ferreira
Domingos...[et al]. (Organizadores). Artefatos da Cultura Negra no Ceará, 10 Anos da Lei
no.10.639/2003. 01 ed. Fortaleza: LCR, v. 1, p. 54 - 57, 2013.
FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo, SP:
Cortez, 1992.
FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo:
Cortez, 1993.
LOMARDO, F. O que é teatro infantil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário no Jatobá/Leda Maria Martins. – São
Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. – (Coleção Perspectiva).
NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A Educação Artística da Criança: plástica e música:
fundamentos e atividades. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A educação artística da criança. São Paulo: Ática, 1987.
ROCHA, N. L. A arte natureza: estudo dirigido de educação artística para o primeiro grau.
Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1992.
PETIT, S. H. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de
Professoras e Professores. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/09/2023
29/09/2023
Introdução a Componente, apresentação, discussão da Ementa e do Programa e levantamento das expectativas
04/10/2023
04/10/2023
Feriado municipal
06/10/2023
06/10/2023
Levantamento e apresentação das experiências em arte e educação de forma criativa
11/10/2023
11/10/2023
Apresentação das experiências em arte e educação de forma criativa
13/10/2023
13/10/2023
Apresentação das experiências em arte e educação de forma criativa: a questão da corporalidade na arte e educação
18/10/2023
18/10/2023
Reflexões sobre arte a partir das apresentações das experiências no campo da arte
20/10/2023
20/10/2023
Estudo do texto história do corpo na Idade Média
25/10/2023
25/10/2023
Estudo do texto história do corpo na Idade Média
27/10/2023
27/10/2023
Participação no IV EDUFOH/UFDPar
01/11/2023
01/11/2023
Estudo do texto história do corpo na Idade Média (continuação)
03/11/2023
03/11/2023
Contexto história do Ensino de Arte no Brasil; Encaminhamento da visita ao Engenho São Francisco; Encaminhamento do trabalho de campo
08/11/2023
08/11/2023
Trabalho de campo
10/11/2023
10/11/2023
Trabalho de campo
15/11/2023
15/11/2023
Trabalho de campo
17/11/2023
17/11/2023
Trabalho de campo
22/11/2023
22/11/2023
Socialização do trabalho campo: apresentação e reflexão dos grupos
24/11/2023
24/11/2023
Socialização e reflexão da experiência de visitação ao Engenho CulturalSão Francisco
29/11/2023
29/11/2023
Socialização e reflexão da experiência de visitação ao Engenho CulturalSão Francisco
01/12/2023
01/12/2023
Socialização e reflexão da experiência de visitação ao Engenho CulturalSão Francisco
06/12/2023
06/12/2023
Socialização da pesquisa realizada nas escolas sobre o ensino e as práticas de artes (cada grupo)
08/12/2023
08/12/2023
Socialização da pesquisa realizada nas escolas sobre o ensino e as práticas de artes (cada grupo)
13/12/2023
13/12/2023
Reflexão sobre as principais questões/temas suscitados na pesquisa (construção de texto coletivo reflexivo)
15/12/2023
15/12/2023
Reflexão sobre as principais questões/temas suscitados na pesquisa (construção de texto coletivo reflexivo)
20/12/2023
20/12/2023
Trabalho nos Grupos: elaboração do texto coletivo
22/12/2023
22/12/2023
RECESSO
27/12/2023
27/12/2023
RECESSO
29/12/2023
29/12/2023
RECESSO
03/01/2024
03/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
05/01/2024
05/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
10/01/2024
10/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
12/01/2024
12/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
17/01/2024
17/01/2024
Socialização dos grupos: texto coletivo
19/01/2024
19/01/2024
Socialização dos grupos: texto coletivo
24/01/2024
24/01/2024
Oficina de Arte-educação: Aprendendo com as artes plásticas na escola: roda de vivência com Paula Piauí
26/01/2024
26/01/2024
Oficina de Arte-educação: Inventário Participativo do Bumba Meu Boi do Litoral Norte do Estado do Piauí
31/01/2024
31/01/2024
Oficina de Arte-educação: O papel da música na escola: a prática do canto coral
02/02/2024
02/02/2024
Oficina de Arte-educação: Aprender e ensinar com música e dança na escola
07/02/2024
07/02/2024
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação (trabalho nos grupos)
09/02/2024
09/02/2024
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação(trabalho nos grupos)
14/02/2024
14/02/2024
Produção coletiva do Roteiro Metodológico de Arte-educação(trabalho nos grupos)
16/02/2024
16/02/2024
Socialização da produção dos roteiros metodológicos
21/02/2024
21/02/2024
Avaliação e encerramento
Avaliações
Data Descrição
22/11/2023 1ª Avaliação
20/12/2023 2ª Avaliação
16/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:43