SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

sonia maria campelo magalhaes

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

DAA0274 - PRAT E PESQUISA EDUCATIVA II - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina (07/10/2023 - 07/10/2023)
   Ementa e Programa da Pesquisa 
Unidade 1: O professor pesquisador e o pré-projeto como plano de investigação (14/10/2023 - 23/12/2023)
Unidade II: Planejamento, organização e contato inicial com o campo da pesquisa (06/01/2024 - 27/01/2024)
Unidade III: Sistematização, análise e interpretação dos dados preliminares (03/02/2024 - 17/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
07 14 21 04 11 18 25 02 09 16 13 20 27 03 10 17
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020903**** 0 0 0 4 4 0 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 44
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
2 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Execução da pesquisa geradora do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Organização, categorização,
análise e interpretação dos dados. Fundamentação teórica do objeto de estudo. Estruturação do trabalho
de conclusão do curso. Elaboração do TCC sob a orientação de um professor.

Objetivo Geral
Conhecer e experienciar, do ponto de vista teórico e prático, o processo de organização, categorização,
análise e interpretação dos dados pesquisa geradora do TCC, destacando aspectos relacionados a
fundamentação teórica do estudo, estruturação e elaboração do trabalho.

Objetivos específicos
Identificar o papel da pesquisa na formação do professor, destacando o viés reflexivo possibilitado
pela investigação;
Situar a prática e o processo de investigação no contexto da pesquisa em educação, bem como no
contexto das abordagens e dos métodos do trabalho de pesquisa;
Planejar o trabalho de campo, compreendendo a necessária aplicação dos vários instrumentos de
coleta de dados, principalmente a observação e a entrevista;
Vivenciar o processo da pesquisa a partir do levantamento do estado da arte em torno do objeto da
pesquisa, buscando situar esse objeto no contexto da investigação;
Refletir sistematicamente acerca do material coletado, propondo uma análise concomitante ao
trabalho de campo;
Produzir relatório preliminar estabelecendo relação entre os dados coletados, analisados e a
fundamentação teórica, numa compreensão teórico-prática da investigação.

Conteúdo Programático
UNIDADE I: O professor pesquisador e o pré-projeto como plano de investigação
UNIDADE II: Planejamento, organização e contato inicial com o campo da pesquisa
UNIDADE III: Sistematização, análise e interpretação dos dados preliminares
UNIDADE IV: Estruturação e elaboração parcial dos dados do TCC sob a orientação de um
professor.

Metodologia
A proposta da disciplina é conjugar discussões de textos, planejamento e realização inicial do
trabalho de campo, socialização e reflexão acerca do material coletado, bem como análise e
produção pré-projeto da monografia. Para tanto, utilizaremos a produção escrita e a
orientação individual como ferramentas essenciais para o desenvolvimento das atividades.


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita com base na participação/atuação no processo de pesquisa e orientação.
Será considerado para avaliação a vivência e experiência de contatao com os instrumentos,
levantamento do estado da arte da produção científica considerando o objeto da pesquisa,
estruturação e a produção dos dados preliminares da investigação.
Horário de atendimento: 8 às 12 horas
Bibliografia: ANDRÉ, Marli E. D. A (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5.
ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2013.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer
pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro; Lamparina Editora, 2007.
DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras (Coord.). O caminho se faz ao
caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza: Editora UFC, 2005.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 1996.
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências humanas e
pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em
educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa
qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
IPIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção
de conhecimento. Brasília: Líber livro Editora, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica e estudo de caso. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU,
2014, p. 12-28.
______. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas 2. ed.. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 29-52.
SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na prática em educação: a prática reflexiva. Brasília:
Liber Livro Editora, 2004.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/10/2023
07/10/2023
Apresentação da Ementa e Programa da Disciplina
14/10/2023
23/12/2023
Unidade 1: O professor pesquisador e o pré-projeto como plano de investigação
06/01/2024
27/01/2024
Unidade II: Planejamento, organização e contato inicial com o campo da pesquisa
03/02/2024
17/02/2024
Unidade III: Sistematização, análise e interpretação dos dados preliminares
Avaliações
Data Descrição
07/10/2023 1ª Avaliação
03/12/2023 2ª Avaliação
17/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:23