ARYFRANCE ROCHA ALMEIDA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

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aryfrance rocha almeida

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0347 - RELACOES ETNICO-RACIAIS, GENERO E DIVERSIDADE - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Trabalhar a integração e sensibilização da turma a fim de conectá-la com os objetivos da aula; compartilhar a Ementa e o Programa da Componente;fazer um levantamento das expectativas em relação aos estudos na Componente (27/09/2023 - 27/09/2023)
   Ementa e Programa da Componente Relações Etnico-raciais, Gênero e Diversidade 
Retomada do programa da componente, expectativas e levantamento da história e pertencimento etnico-racial da turma (02/10/2023 - 02/10/2023)
Feriado municipal (04/10/2023 - 04/10/2023)
Contextualização histórica do racismo (09/10/2023 - 09/10/2023)
Contextualização histórica do racismo (discussão sobre o trabalho histórico de George James - O Legado Roubado) (11/10/2023 - 11/10/2023)
Retomada: levantamento da história e pertencimento etnico-racial da turma (16/10/2023 - 16/10/2023)
Retomada: levantamento da história e pertencimento etnico-racial da turma (18/10/2023 - 18/10/2023)
Contextualização histórica do racismo:preconceito, racismo e discriminação; três concepções de racismo; (23/10/2023 - 23/10/2023)
Contextualização histórica do racismo: três concepções de racismo (25/10/2023 - 25/10/2023)
Contextualização histórica do racismo: três concepções de racismo (30/10/2023 - 30/10/2023)
Estudo dos conceitos: gênero, cultura e sexualidade (01/11/2023 - 01/11/2023)
Estudo dos conceitos: gênero, cultura e sexualidade (06/11/2023 - 06/11/2023)
Atividade de campo: 1) estudo comparativo dos PPPs da economia; 2) pesquisa/levantamento de pessoas autoras negras, indígenas, homens, mulheres, LGBTQUIA+ que atuam nas áreas profissionais no campo da economia; 3) pesquisa/levantamento de filmes ou documentários (incluindo africanos) que tematizam/abordam a questão étnico-racial sob o ponto de vista econômico. (08/11/2023 - 08/11/2023)
Atividade de campo: 1) estudo comparativo dos PPPs da economia; 2) pesquisa/levantamento de pessoas autoras negras, indígenas, homens, mulheres, LGBTQUIA+ que atuam nas áreas profissionais no campo da economia; 3) pesquisa/levantamento de filmes ou documentários (incluindo africanos) que tematizam/abordam a questão étnico-racial sob o ponto de vista econômico. (13/11/2023 - 13/11/2023)
Atividade de campo: 1) estudo comparativo dos PPPs da economia; 2) pesquisa/levantamento de pessoas autoras negras, indígenas, homens, mulheres, LGBTQUIA+ que atuam nas áreas profissionais no campo da economia; 3) pesquisa/levantamento de filmes ou documentários (incluindo africanos) que tematizam/abordam a questão étnico-racial sob o ponto de vista econômico. (15/11/2023 - 15/11/2023)
Socialização das pesquisas e levantamentos: apresentação dos grupos (20/11/2023 - 20/11/2023)
Socialização do trabalho: relações etnico-raciais e os PPPs do Curso de Ciêncaisd Econômicas da UFDPar (22/11/2023 - 22/11/2023)
Socialização do trabalho: os autores e as autoras negras e indígenas no campo da economia (27/11/2023 - 27/11/2023)
Socialização do trabalho: relações etnico-raciais e a produção de filmes e documentários com foco na área econômica (29/11/2023 - 29/11/2023)
Estudo: Quem são e quantos são os índios no Brasil:por que índios ou indígenas (04/12/2023 - 04/12/2023)
Estudo: O que pensam os brasileiros sobre os índios brasileiros (06/12/2023 - 06/12/2023)
Estudo: Identidade Indígena: o orgulho de ser índio; dados atuais sobre os territórios indígenas (11/12/2023 - 11/12/2023)
Mentiras sobre os povos indígenas: vião ideológica presentada pelas sociedade e pela mídia burguesa: "quse não existe mais índio..."; "o Brasil é um país miscigenado, aqui não tem rqacismo..."; (13/12/2023 - 13/12/2023)
Mentiras sobre os povos indígenas: vião ideológica presentada pelas sociedade e pela mídia burguesa: " os índios têm muito privilégios"; "tem muita terra pra pouco índio" (18/12/2023 - 18/12/2023)
Mentiras sobre os povos indígenas: vião ideológica presentada pelas sociedade e pela mídia burguesa: "os índios são priguiçosos e não gostam de trabalhar"; "nossa sociedade é mais avançada, não temos nada para aprender com os índios" (20/12/2023 - 20/12/2023)
RECESSO (25/12/2023 - 25/12/2023)
RECESSO (27/12/2023 - 27/12/2023)
FÉRIAS DOCENTES (01/01/2024 - 01/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (03/01/2024 - 03/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (08/01/2024 - 08/01/2024)
FÉRIAS DOCENTES (10/01/2024 - 10/01/2024)
Movimentos sociais: conceituação geral (15/01/2024 - 15/01/2024)
Movimentos sociais: conceituação (movimentos no Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República) (17/01/2024 - 17/01/2024)
Trabalho de pesquisa: grupos de trabalho (movimento negro, indígena, LGBTQIAPN+ e mulheres) (22/01/2024 - 22/01/2024)
Trabalho de pesquisa: grupos de trabalho (movimento negro, indígena, LGBTQIAPN+ e mulheres) (24/01/2024 - 24/01/2024)
Apresentação dos Grupos: movimento negro (29/01/2024 - 29/01/2024)
Apresentação dos Grupos: movimento indígena (31/01/2024 - 31/01/2024)
Apresentação dos Grupos: movimento LGBTQIAPN+ e Movimento de Mulheres (05/02/2024 - 05/02/2024)
Pesquisa em grupo sobre as legislações voltadas para as populações afro-indígenas (07/02/2024 - 07/02/2024)
CARNAVAL (12/02/2024 - 12/02/2024)
CARNAVAL (14/02/2024 - 14/02/2024)
Socialização do trabalho de pesquisa (19/02/2024 - 19/02/2024)
Encerramento geral da componente (21/02/2024 - 21/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
27 02 09 11 16 18 23 25 01 06 08 13 20 22 27 29 06 11 13 18 20 15 17 22 24 29 31 05 07 19 21
1 2021902**** 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 2020903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2022901**** 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 14
4 2022901**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2022901**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 14
8 2021902**** 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2018903**** 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2016902**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
11 2017901**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
12 2022900**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
13 2022901**** 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
14 2022902**** 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
2 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
3 2022900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
4 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
6 2018903**** 10,0 8,5 10,0 9.5 8 AM
7 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
9 2022901**** 10,0 8,5 10,0 9.5 4 AM
10 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
11 2022901**** 10,0 8,5 10,0 9.5 8 AM
12 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
13 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
14 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Geral
Desenvolver estudos, reflexões e vivências sobre as relações étnico-raciais, gênero e
diversidade no Brasil, destacando os elementos históricos, sociais, políticos, culturais
e epistemológicos que envolvem as questões da raça, racismo, do preconceito,
discriminação e desigualdades no mercado de trabalho, bem como as diretrizes para a
educação das relações étnico-raciais e a política de valorização e promoção dos direitos
da população negra, indígena, GLBTQIAPN+ e das mulheres.
Específicos
• Fazer uma contextualização histórica acerca dos conceitos de racismo,
preconceito, discriminação, segregação e relações étnico-raciais;
• Estudar os conceitos de cultura, raça, etnia, gênero e sexualidade;
• Conhecer os movimentos sociais que lutam e atuam no Brasil com as questões
negra, indígena, GLBTQIAPN+ e das mulheres;
• Refletir sobre as diretrizes curriculares para a educação das relações étnicoraciais, valorização e promoção da população negra, indígena, LGBTQIAPN+
e das mulheres.
Unidade I – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ACERCA DOS CONCEITOS
DE RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, SEGREGAÇÃO E
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Unidade II – ESTUDO DO CONCEITO DE CULTURA, GÊNERO E
SEXUALIDADE
Unidade III – MOVIMENTOS SOCIAIS E AS QUESTÕES NEGRAS,
INDÍGENAS, LGBTQIAPN+ E DAS MULHERES
Unidade IV – DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORACIAIS E AS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS
DA POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENA, LGBTQIAPN+ E DAS MULHERES
As atividades da componente considerarão alguns princípios importantes no processo
de ensino e aprendizagem: a experiência previa da turma, a realização de vivências, o
reconhecimento e o pertencimento étnico-racial, a visão crítico-reflexiva dos
conteúdos, a contextualização histórico-social, a dimensão da participação e do
diálogo, a perspectiva decolonial e antirracista na abordagem epistemológica, a
produção e sistematização individual coletiva dos conhecimentos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação considerará a participação individual e coletiva nas atividades e vivências em sala, a postura investigativa e problematizadora da realidade e dos conteúdos, a sistematização dos conhecimentos ao final de cada unidade temática.
Horário de atendimento: 14 às 16 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, Silvio Luiz. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 17 de junho de 2004. Institui
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de
História e Cultura AfroBrasileira e Africana.
COTRIM, Luisa Rabioglio; TEIXEIRA, Marilane Oliveira; PRONI, Marcelo Weishaupt. Desigualdade
de gênero no mercado de trabalho formal no Brasil. Texto para Discussão. Unicamp. IE, Campinas, n.
383, jun. 2020.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1ª ed, São Paulo: Bomtempo, 2016.
FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. São Paulo: Ática, 1978.
LIMA, Firmino A. Teoria da Discriminação nas Relações de Trabalho. São Paulo: Campus, 2011
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Alex Sandro Macedo e outros. Desenvolvimento e Empreendedorismo
Afro-Brasileiro. Florianópolis - SC. Ed. Atilénde, 2014.
ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo,
totalitarismo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013. BRASIL. Ministério da Justiça.
Relatório do Comitê Nacional para preparação da participação brasileira na III
Conferência Mundial das Nações Unidas contra o racismo, discriminação racial,
xenofobia e intolerância correlata. Durban, 31 ago./7 set. 2001.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo
Negro, 2011.
CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologias africanas na formação histórica do Brasil.
Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Relações étnico-raciais, de gênero e
sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Fundação
de apoio à Universidade de 101 São Paulo, 2002.
HASENBALG, Carlos A. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de
Janeiro: Graal, 1979. HOOKS, Bell. Aprendendo a transgredir: a educação como
prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Desafios éticos e políticos da luta de classes e o mito
da democracia racial em Florestan Fernandes. Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 353-362,
set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n3p353.
LOPES, José Sérgio L.; HEREDIA, Beatriz Maria. (Orgs.). Movimentos Sociais e
esfera pública: o mundo da participação. Burocracia, confrontos, aprendizados
inesperados. Rio de Janeiro: CBAE, 2014.
MADEIRA, Zelma; GOMES, Daiane D. Oliveira. Persistentes desigualdades raciais e
resistências negras no Brasil contemporâneo. Serviço Social & Sociedade, n. 133, p.
463-479, 2018.
MELLO, Luciana Garcia. O mito da democracia racial e a relação entre raça e política
no Brasil: reflexões a partir de Carlos Hasenbalg. Argumentos, v.15, n.2, p.197-221.
MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (Org.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto
alegre: Mediação, 2004. RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo:
Companhias das Letras, 2019.
RIBEIRO, Matilde. Políticas de promoção da igualdade racial no Brasil (1986-2010).
Rio de Janeiro: Gramond, 2014.
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afro ancestral e
tradição oral: contribuições do legado africano para a implementação da Lei nº
10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.
SANTOS, Renato Emerson. (Org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o
negro na geografia do Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Gutemberg, 2009
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/09/2023
27/09/2023
Trabalhar a integração e sensibilização da turma a fim de conectá-la com os objetivos da aula; compartilhar a Ementa e o Programa da Componente;fazer um levantamento das expectativas em relação aos estudos na Componente
02/10/2023
02/10/2023
Retomada do programa da componente, expectativas e levantamento da história e pertencimento etnico-racial da turma
04/10/2023
04/10/2023
Feriado municipal
09/10/2023
09/10/2023
Contextualização histórica do racismo
11/10/2023
11/10/2023
Contextualização histórica do racismo (discussão sobre o trabalho histórico de George James - O Legado Roubado)
16/10/2023
16/10/2023
Retomada: levantamento da história e pertencimento etnico-racial da turma
18/10/2023
18/10/2023
Retomada: levantamento da história e pertencimento etnico-racial da turma
23/10/2023
23/10/2023
Contextualização histórica do racismo:preconceito, racismo e discriminação; três concepções de racismo;
25/10/2023
25/10/2023
Contextualização histórica do racismo: três concepções de racismo
30/10/2023
30/10/2023
Contextualização histórica do racismo: três concepções de racismo
01/11/2023
01/11/2023
Estudo dos conceitos: gênero, cultura e sexualidade
06/11/2023
06/11/2023
Estudo dos conceitos: gênero, cultura e sexualidade
08/11/2023
08/11/2023
Atividade de campo: 1) estudo comparativo dos PPPs da economia; 2) pesquisa/levantamento de pessoas autoras negras, indígenas, homens, mulheres, LGBTQUIA+ que atuam nas áreas profissionais no campo da economia; 3) pesquisa/levantamento de filmes ou documentários (incluindo africanos) que tematizam/abordam a questão étnico-racial sob o ponto de vista econômico.
13/11/2023
13/11/2023
Atividade de campo: 1) estudo comparativo dos PPPs da economia; 2) pesquisa/levantamento de pessoas autoras negras, indígenas, homens, mulheres, LGBTQUIA+ que atuam nas áreas profissionais no campo da economia; 3) pesquisa/levantamento de filmes ou documentários (incluindo africanos) que tematizam/abordam a questão étnico-racial sob o ponto de vista econômico.
15/11/2023
15/11/2023
Atividade de campo: 1) estudo comparativo dos PPPs da economia; 2) pesquisa/levantamento de pessoas autoras negras, indígenas, homens, mulheres, LGBTQUIA+ que atuam nas áreas profissionais no campo da economia; 3) pesquisa/levantamento de filmes ou documentários (incluindo africanos) que tematizam/abordam a questão étnico-racial sob o ponto de vista econômico.
20/11/2023
20/11/2023
Socialização das pesquisas e levantamentos: apresentação dos grupos
22/11/2023
22/11/2023
Socialização do trabalho: relações etnico-raciais e os PPPs do Curso de Ciêncaisd Econômicas da UFDPar
27/11/2023
27/11/2023
Socialização do trabalho: os autores e as autoras negras e indígenas no campo da economia
29/11/2023
29/11/2023
Socialização do trabalho: relações etnico-raciais e a produção de filmes e documentários com foco na área econômica
04/12/2023
04/12/2023
Estudo: Quem são e quantos são os índios no Brasil:por que índios ou indígenas
06/12/2023
06/12/2023
Estudo: O que pensam os brasileiros sobre os índios brasileiros
11/12/2023
11/12/2023
Estudo: Identidade Indígena: o orgulho de ser índio; dados atuais sobre os territórios indígenas
13/12/2023
13/12/2023
Mentiras sobre os povos indígenas: vião ideológica presentada pelas sociedade e pela mídia burguesa: "quse não existe mais índio..."; "o Brasil é um país miscigenado, aqui não tem rqacismo...";
18/12/2023
18/12/2023
Mentiras sobre os povos indígenas: vião ideológica presentada pelas sociedade e pela mídia burguesa: " os índios têm muito privilégios"; "tem muita terra pra pouco índio"
20/12/2023
20/12/2023
Mentiras sobre os povos indígenas: vião ideológica presentada pelas sociedade e pela mídia burguesa: "os índios são priguiçosos e não gostam de trabalhar"; "nossa sociedade é mais avançada, não temos nada para aprender com os índios"
25/12/2023
25/12/2023
RECESSO
27/12/2023
27/12/2023
RECESSO
01/01/2024
01/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
03/01/2024
03/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
08/01/2024
08/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
10/01/2024
10/01/2024
FÉRIAS DOCENTES
15/01/2024
15/01/2024
Movimentos sociais: conceituação geral
17/01/2024
17/01/2024
Movimentos sociais: conceituação (movimentos no Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República)
22/01/2024
22/01/2024
Trabalho de pesquisa: grupos de trabalho (movimento negro, indígena, LGBTQIAPN+ e mulheres)
24/01/2024
24/01/2024
Trabalho de pesquisa: grupos de trabalho (movimento negro, indígena, LGBTQIAPN+ e mulheres)
29/01/2024
29/01/2024
Apresentação dos Grupos: movimento negro
31/01/2024
31/01/2024
Apresentação dos Grupos: movimento indígena
05/02/2024
05/02/2024
Apresentação dos Grupos: movimento LGBTQIAPN+ e Movimento de Mulheres
07/02/2024
07/02/2024
Pesquisa em grupo sobre as legislações voltadas para as populações afro-indígenas
12/02/2024
12/02/2024
CARNAVAL
14/02/2024
14/02/2024
CARNAVAL
19/02/2024
19/02/2024
Socialização do trabalho de pesquisa
21/02/2024
21/02/2024
Encerramento geral da componente
Avaliações
Data Descrição
20/11/2023 1ª Avaliação
22/01/2024 2ª Avaliação
19/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INÍCIO DE NOSSAS AULAS - SOMENTE 27/09/2023 25/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:47