-

CGCB/CMRV011 - ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Discussão Geral Inicial acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Discussão para proposição de construção de estratégia didática na área de Bot (04/10/2023 - 04/10/2023)
Entrega e explicação do Plano de Curso e Cronograma Didático. Discussão Geral Inicial acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Discussão para proposição de construção de estratégia didática na área de Botânica (em grupos).
   Plano de Curso 
Caros alunos, Seria desejável que imprimissem esse material para acompanhamento sempre à mão.
Escolha e preparação audiovisual de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica. (06/10/2023 - 06/10/2023)
Escolha e preparação audiovisual de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica.
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse. (07/10/2023 - 07/10/2023)
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse.
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula). (09/10/2023 - 09/10/2023)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula). (11/10/2023 - 11/10/2023)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula). (13/10/2023 - 13/10/2023)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula). (13/10/2023 - 13/10/2023)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse. (14/10/2023 - 14/10/2023)
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse.
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (três grupos por aula). (16/10/2023 - 16/10/2023)
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (três grupos por aula).
Preparação de material com assistência do professor, em caso de necessidade (extraclasse). (18/10/2023 - 18/10/2023)
Preparação de material com assistência do professor, em caso de necessidade (extraclasse).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula). (20/10/2023 - 20/10/2023)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse. (21/10/2023 - 21/10/2023)
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse.
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula). (23/10/2023 - 23/10/2023)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula). (25/10/2023 - 25/10/2023)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula). (27/10/2023 - 27/10/2023)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (um grupo por aula). Encerramento da disciplina. (30/10/2023 - 30/10/2023)
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (um grupo por aula). Encerramento da disciplina.
Tabulação e Fechamento de Notas (01/11/2023 - 01/11/2023)
Tabulação e Fechamento de Notas
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV Total
04 06 07 09 11 14 16 18 20 21 23 25 27 30 01
1 2022201**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1
3 2022201**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2022201**** 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 6
5 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
6 2022201**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022201**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 1 0 0 3
10 2022201**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
11 2022201**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
13 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
14 2022201**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 3
15 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1
16 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022201**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
18 2022201**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2022201**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 1 0 0 3
20 2022201**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022201**** 8,1 8,1 8,1 8.1 2 AM
2 2022201**** 8,1 8,1 8,1 8.1 3 AM
3 2022201**** 8,9 8,9 8,9 8.9 2 AM
4 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
5 2022201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2022201**** 7,8 7,8 7,8 7.8 1 AM
7 2022201**** 8,1 8,1 8,1 8.1 3 AM
8 2022201**** 8,5 8,5 8,5 8.5 2 AM
9 2022201**** 8,5 8,5 8,5 8.5 2 AM
10 2022201**** 9,2 9,2 9,2 9.2 2 AM
11 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
12 2022201**** 8,0 8,0 8,0 8.0 3 AM
13 2022201**** 8,3 8,3 8,3 8.3 4 AM
14 2022201**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
15 2022201**** 7,8 7,8 7,8 7.8 2 AM
16 2022201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
17 2022201**** 8,3 8,3 8,3 8.3 6 AM
18 2022201**** 7,9 7,9 7,9 7.9 4 AM
19 2022201**** 8,7 8,7 8,7 8.7 1 AM
20 2022201**** 8,5 8,5 8,5 8.5 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Reflexão sobre desafios e possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino. Identificação da inserção da Botânica no Ensino. Elaboração, aplicação, avaliação e reflexão sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para abordar os temas específicos da Botânica, tais como: relação plantas-sociedade; diversidade e evolução de grupos de algas e plantas; sistemática filogenética aplicada à classificação das plantas; anatomia vegetal; fisiologia vegetal e/ou biotecnologia. Elaboração de estratégia ou recurso autoral, ao longo da disciplina sobre um tema específico de Botânica, bem como apresentação e possível aplicação dessa estratégia ou recurso (em situação simulada com colegas de turma ou de interação com escolas parceiras).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais; Aulas práticas realizadas em domicílio, conforme conjuntura; Seminários, Atividades tais como debates, resolução de questionários em sala, construção de modelos didáticos, etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas TRÊS Avaliações Parciais (AP’s), em diferentes modelos. Eventualmente poderão ocorrer Grupos de Discussão (GD’s), Seminários, Trabalhos teóricos e práticos e/ou outras atividades avaliativas.
1ª AP = 10,0 pontos;
2ª AP = 10,0 pontos;
3a AP = 10,0 pontos.
Essas APs serão somadas, divididas por três e o resultado duplicado para resultar em duas notas.

Este perfil avaliativo pode ser alterado, ajustando-se à dinâmica da disciplina.
Além destas atividades, a Avaliação do aluno também será baseada em aspectos como participação, frequência, pontualidade, motivação e compromisso.

O Exame Final contemplará todo o conteúdo programático da disciplina. O aluno será aprovado por média ao atingir a nota 7,0, resultante da média das duas AP’s. Abaixo desta nota, fará o Exame Final. Para aprovação após o Exame Final, o aluno deverá alcançar uma nota que somada com a média atingida nas três AP’s deverá resultar na nota 6,0.
Horário de atendimento: Conforme agendamento com o Professor.
Bibliografia: A. LIVROS, ARTIGOS E OUTROS
BIZERRA, A.F., URSI, S. Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP. 1ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. 2018. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores e ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 17 (2), 500-528. 2015.
HENNING, G. J. Metodologia do ensino de Ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996.
LEMOS, J. R. Botânica na escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba: CRV, 2016. 146p.
LEMOS, J. R.; SILVA, I. I. C. Flores do semiárido: cartilha para ler e colorir. Curitiba: CRV, 2019. 80p.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 197 p.
PEREIRA, A. B.; PUTZKE, J. Propostas metodológicas para o ensino de botânica e ecologia. Sagra-Luzzatto, Porto Alegre. 1996.
SAAD, F. D., REIS, D. G.; YAMAMURA, P. Explorando o mundo das ciências através de experimentos simples. Apoio Vitae, São Paulo. 1995.
SANTOS, D. Y. A. C. (revisora). O mundo das plantas. Série saber mais. Editora Ática, São Paulo. 2003.
SANTOS, D. Y. A. C. CECCANTINI, G. Propostas para o ensino de botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos fundamental e médio. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004.
SANTOS, D. Y. A. C., CHOW, F.; FURLAN, C.M. A botânica no cotidiano. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.

B. PERIÓDICOS
Conforme ocasião.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/10/2023
04/10/2023
Discussão Geral Inicial acerca de material didático-pedagógico na área de Botânica (livros, catálogos, calendários, etc.). Discussão para proposição de construção de estratégia didática na área de Bot
06/10/2023
06/10/2023
Escolha e preparação audiovisual de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica.
07/10/2023
07/10/2023
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse.
09/10/2023
09/10/2023
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
11/10/2023
11/10/2023
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
13/10/2023
13/10/2023
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
13/10/2023
13/10/2023
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (dois grupos por aula).
14/10/2023
14/10/2023
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse.
16/10/2023
16/10/2023
Apresentação de trabalhos já publicados, à livre escolha, com perfil de estratégia de ensino na área de Botânica (atividade em grupo). Comentários Gerais (três grupos por aula).
18/10/2023
18/10/2023
Preparação de material com assistência do professor, em caso de necessidade (extraclasse).
20/10/2023
20/10/2023
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
21/10/2023
21/10/2023
Tempo destinado ao desenvolvimento de atividades extraclasse.
23/10/2023
23/10/2023
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
25/10/2023
25/10/2023
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
27/10/2023
27/10/2023
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (dois grupos por aula).
30/10/2023
30/10/2023
Apresentação das Propostas de Material Didático-pedagógico construídas (em grupo), com seu respectivo Plano de Aula (um grupo por aula). Encerramento da disciplina.
01/11/2023
01/11/2023
Tabulação e Fechamento de Notas
Avaliações
Data Descrição
16/10/2023 1ª Avaliação
30/10/2023 2ª Avaliação
01/11/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Boletim de Notícias Científicas 20/10/2023
Boas Vindas 04/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 06:02