FLÁVIO HENRIQUE DUARTE DE ARAÚJO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

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flávio henrique duarte de araújo

SIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

CH/CEAD017 - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Turma: 42B (2023.2)

Tópicos Aulas
A História como disciplinar escolar no Brasil; Políticas Nacionais de Educação e os Parâmetros Curriculares da disciplina História (04/11/2023 - 10/11/2023)
Apresentação da disciplina e Unidade I - A História como disciplinar escolar no Brasil: 1.1 Reflexões sobre o ensino de História; 1.2 Propostas curriculares de História no Brasil.
   Plano de Disciplina Metodologia do Ensino de História 
O saber histórico científico, o saber histórico escolar e campo político. (11/11/2023 - 11/11/2023)
Encontro síncrono onde abordamos a Unidade I - A História como disciplinar escolar no Brasil: 1.1 Reflexões sobre o ensino de História; 1.2 Propostas curriculares de História no Brasil, e a Unidade II - Relações entre a teoria da História e a formação histórica: 2.1 O saber histórico científico, o saber histórico escolar e campo político; 2.2 As possibilidades da pesquisa histórica e sua articulação com o ensino.
    
Inicia em 01/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2023 às 23h 59
As possibilidades da pesquisa histórica e sua articulação com o ensino. (13/11/2023 - 17/11/2023)
Unidade II - Relações entre a teoria da História e a formação histórica 2.1 O saber histórico científico, o saber histórico escolar e campo político; 2.2 As possibilidades da pesquisa histórica e sua articulação com o ensino.
Ensino e aprendizagem na disciplina de História; Relações entre História do Tempo Presente e Escola sem Partido. (18/11/2023 - 18/11/2023)
Encontro síncrono em que discutirmos a Unidade III - Planejamento, seleção e organização de conteúdos de História no currículo: 3.1 Ensino e aprendizagem na disciplina de História; 3.2 Atuação do professor de História.
Atuação do professor de História (20/11/2023 - 24/11/2023)
Unidade III - Planejamento, seleção e organização de conteúdos de História no currículo 3.1 Ensino e aprendizagem na disciplina de História; 3.2 Atuação do professor de História; 3.3 Relações entre História do Tempo Presente e Escola sem Partido.
  

Era Uma Vez Uma História - chamada inicial

Planejando uma Aula de História (25/11/2023 - 25/11/2023)
Elaboração da Atividade Avaliativa 2 - Planejamento de uma aula experimental que deverá ter como base os temas abordados na disciplina, sobretudo na Unidade III, e os materiais educativos produzidos pela Fundação Vera Chaves Barcellos (http://fvcb.com.br/?page_id=4369), localizada em Viamão, próximo a cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
    
Inicia em 01/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2023 às 23h 59
    
Inicia em 04/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/12/2023 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula NOV Total
11 18
1 2023200**** 3 3 6
2 2023200**** 3 3 6
3 2023200**** 3 3 6
4 2023200**** 3 3 6
5 2023200**** 3 3 6
6 2023200**** 3 3 6
7 2023200**** 3 3 6
8 2023200**** 0 0 0
9 2023200**** 3 3 6
10 2023200**** 0 0 0
11 2023200**** 3 3 6
12 2023200**** 3 3 6
13 2023200**** 3 3 6
14 2023200**** 3 3 6
15 2023200**** 3 3 6
16 2023200**** 3 3 6
17 2023200**** 3 3 6
18 2023201**** 0 0 0
19 2023200**** 3 3 6
20 2023200**** 3 3 6
21 2023200**** 3 3 6
22 2023200**** 3 3 6
23 2023200**** 3 3 6
24 2023200**** 3 3 6
25 2023200**** 3 3 6
26 2023200**** 3 3 6
27 2023200**** 3 3 6
28 2023200**** 0 0 0
29 2023200**** 3 3 6
30 2023200**** 3 3 6
31 2023200**** 3 3 6
32 2023200**** 3 3 6
33 2023200**** 3 3 6
34 2023200**** 3 3 6
35 2023200**** 0 0 0
36 2023200**** 3 3 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2023200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
11 2023200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
12 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
16 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
23 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
26 2023200**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
27 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023200**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A formação de professores de História. A reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula. Os métodos de ensino e conhecimento dos materiais didáticos próprios para o ensino de História em todos os níveis do ensino fundamental e médio. BNCC e o Ensino de História do Piauí. Novas Metodologias do Ensino de História.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será realizada de forma virtual, com a previsão de dois encontros síncronos que serão agendados previamente. Esses momentos serão expositivos e dialogados com o subsídio de recursos tecnológicos para embasamento teórico dos assuntos. Apresentação do conteúdo da disciplina, dividido de acordo com as unidades de ensino, contendo o material em PDF e atividades a serem desenvolvidas. Os recursos serão disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem e consistirão em textos, slides e vídeos, dentre outros materiais que possam ilustrar os conteúdos trabalhados, oportunizando ao aluno (a) compartilhar, criar e contribuir para gerar novos conhecimentos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será processual e contínua, e considerará o desempenho global na disciplina. Para fins de atribuição da nota final, serão considerados os seguintes aspectos: Presença efetiva e espontânea nas atividades e discussões síncronas, especialmente a partir da demonstração das leituras solicitadas; postura de investigação ao longo das atividades desenvolvidas; pontualidade na entrega dos trabalhos e qualidade da produção teórico-prático das atividades avaliativas da disciplina, que consistirá em primeiro, em uma atividade escrita e, em segundo, um planejamento de uma aula experimental que deverá ter como base os temas abordados na disciplina, sobretudo na Unidade III, e os materiais educativos produzidos pela Fundação Vera Chaves Barcellos (http://fvcb.com.br/?page_id=4369), localizada em Viamão, próximo a cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nesse sentido, serão considerados não somente os aspectos quantitativos, mas fundamentalmente, os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados.
Horário de atendimento: 08:00 às 18:00 horas.
Bibliografia: Básica

ABREU, Martha e SOIHET, Raquel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. 2 ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, Casa da Palavra, 2009.

ALVIM, Yara Cristina; VELASCO, Diego Bruno. Conhecimento escolar e currículo de História: apostas teóricas em tempos de negacionismos In: ANDRADE, Juliana Alves de; MULET, Nilton. (orgs.) Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. In: Estudos Avançados. São Paulo: (32)93, 2018.

FONSECA, Selva Guimarães; COUTO, Regina Célia do. A Formação de Professores de História no Brasil: perspectivas desafiadoras do nosso tempo. Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, p. 101-130, 2008.

PAIM, Elison Antônio; ARAÚJO, Helena Maria Marques. Diálogos possíveis entre produzir, ensinar e aprender histórias decoloniais In: ANDRADE, Juliana Alves de; MULET, Nilton. (Orgs.) Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021.

MONTEIRO, Ana Maria. Narrativas e narradores no Ensino de História In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Orgs) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

NETO, Antonio Simplício de Almeida; SILVA, Diana Mendes Machado da Escola Sem Partido ou sem autonomia O cerco ao sentido público da educação In: MACHADO, André Roberto de Arruda; TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Golpes na história e na escola: o Brasil e América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez Editora, ANPUH-SP, 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Saber escolar e conhecimento histórico. História & Ensino, Londrina, v. 11, p. 35-50, 2005.

SEFFNER, Fernando. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. In. BARROSO, V. et. al. (Orgs.) Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Ed. EST: Exclamação: Anpuh/RS, 2010, pp. 213-229.


Complementar

ABUD, K. M. Formação da alma e do caráter nacional: ensino de História na era Vargas. Revista Brasileira de História. V. 18, n. 36, p. 106-113, 1998.

ABUD,K.M. Tempo histórico: conceito fundamental para a aprendizagem de História.
Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPHU/Humanitas, v.18, n.36, 1998, p.15-38.

ABUD, K. M. A construção curricular na sala de aula. História & Ensino, 9, 2003, 171–183. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p171

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Trad. W.L. Maar.. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2000.

BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BITTENCOURT, Circe e NADAI, Elza. Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In: Pinsky J. (Org.) O ensino de história e a construção do fato. São Paulo, Contexto, pp. 73-92.

BITTENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalho: o ensino de História nas escolas paulistas. São Paulo: Loyola, 1990.

BRASIL. Ministério da educação e Cultura. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: 2004.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/11/2023
10/11/2023
A História como disciplinar escolar no Brasil; Políticas Nacionais de Educação e os Parâmetros Curriculares da disciplina História
11/11/2023
11/11/2023
O saber histórico científico, o saber histórico escolar e campo político.
13/11/2023
17/11/2023
As possibilidades da pesquisa histórica e sua articulação com o ensino.
18/11/2023
18/11/2023
Ensino e aprendizagem na disciplina de História; Relações entre História do Tempo Presente e Escola sem Partido.
20/11/2023
24/11/2023
Atuação do professor de História
25/11/2023
25/11/2023
Planejando uma Aula de História
Avaliações
Data Descrição
11/11/2023 1ª Avaliação
18/11/2023 2ª Avaliação
25/11/2023 3ª Avaliação
30/11/2023 4ª Avaliação
09/12/2023 5ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Material Educativo Fundação Vera Chaves Barcellos e demais leituras complementares
Site Aula 02 - Especialização em História do Brasil CEAD/UFPI (Metodologia do Ensino de História)
Site Documentário - A Última Abolição
Site Aula 01 - Especialização em História do Brasil CEAD/UFPI (Metodologia do Ensino de História)
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Dentre todas as possibilidades, a do (re) encontro 20/12/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:35