-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Pensar e aprender ciências (28/03/2024 - 09/05/2024)
   Apres_disc_2024.pptx 
O contexto da prática docente (14/05/2024 - 04/06/2024)
Espaços do aprender e do ensinar (06/06/2024 - 27/06/2024)
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (02/07/2024 - 11/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
26 28 02 04 16 18 23 25
1 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020905**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2
4 2022901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2
5 2020905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2
7 2021900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022902**** 2 0 0 0 2 0 2 2 8
15 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2
16 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2
17 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018905**** 0 0 0 0 0 0 2 2 4
19 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2
21 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 4
22 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2
23 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022901**** 0 2 0 0 0 0 0 2 4
25 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2
26 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022900**** 0 2 0 0 2 0 0 0 4
28 2022901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 4
29 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2
31 2021903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2022901**** 0 1 0 0 0 0 0 0 1
35 2021903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2
36 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada;
Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
Desenvolvimento de atividades práticas;
Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
Desenvolvimento de projetos de ensino e atividades docentes pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula;

Atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado;

Elaboração e execução de projetos de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Terca e Quinta 16-18 hs
Bibliografia: BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto] . Parnaíba: Edufpi, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018.
CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO,A.M;GIL-PEREZ,D. Formação dos professores de Ciências. Cortez, São Paulo. 2006
GOLOMBEK, Diego. Aprender e ensinar Ciências: do laboratório à sala de aula e vice-versa. 2ª. Edição. Sangari do Brasil, São Paulo, 2009.
PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 28 ago. 2001
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/03/2024
09/05/2024
Pensar e aprender ciências
14/05/2024
04/06/2024
O contexto da prática docente
06/06/2024
27/06/2024
Espaços do aprender e do ensinar
02/07/2024
11/07/2024
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
Avaliações
Data Descrição
09/05/2024 1ª Avaliação
27/06/2024 2ª Avaliação
11/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Inicio das Aulas 20/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 04:38