-

CLP/CEAD048 - DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA) COM ÊNFASE EM ALFABETIZAÇÃO NO SISTEMA BRAILE - Turma: 48A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/02/2024 - 29/04/2024)

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAF7mAfCtHc/Dt3CygNpPLCAt-GG81NnWw/edit?utm_content=DAF7mAfCtHc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

 

Caro(a) aluno(a),

Seja muito bem-vindo à disciplina AEE: DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA) COM ÊNFASE EM ALFABETIZAÇÃO NO SISTEMA BRAILE. Será uma honra  tê-lo(a) conosco para  aprender a ensinar braille .

Caminharemos  por desafios e conquistas e teremos como objetivo é compartilhar saberes em um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo, no qual você se sinta confortável para explorar, questionar e aprender.

Estamos aqui para colaborar em sua jornada educacional.

Desejo a todos um semestre produtivo e enriquecedor!

Atenciosamente, Thays Nayara Frazão Silva

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB (2010). Especialista em Educação Inclusiva pelo Grupo Santa Fé (2011) , Gestão Escolar pela Faculdade Unypublica (2020) , Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Serra Geral (2022), Metodologias Ativas e Tecnologiais Educacionais pela Escola Superior de Planejamento e Gestão (em andamento) e Altas Habilidades e/ou Superdotação pelo Instituto Sapiens/Unifil (em andamento) Professora da SEDUC/SEMED - SÃO LUÍS/MA. Atuei como Professora de Educação Especial realizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Formação de Professores nos municípios de Santa Rita/MA (2015 - 2016) e Bacabeira/MA (2014-2016). Fui instrutora de Nível Superior Braille e Soroban no SENAI/Monte Castelo (2013-2015). Desenvolvo atividades nos seguintes temas: AEE, alfabetização braille, produção braille, formação de professores, acompanhamento educacional inclusivo aos alunos com deficiência visual nas salas comuns do ensino regular e nas salas de recursos multifuncionais, observação e orientação pedagógica para professores do ensino comum, ministração de cursos e oficinas sobre Leitura e Escrita do Sistema Braille, Deficiência Visual, Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial/inclusiva, produzindo materiais pedagógicos de acessíveis, dentre outros. Membro do Grupo de Estudo em Pesquisa em Educação Especial na Educação Básica - GEPEESP-PPGEEB/UFMA e do Grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/COLUN/UFMA). Sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link

http://lattes.cnpq.br/4214629497159504 

 

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)

UNIDADE I - CONCEITO, HISTÓRICO, PARADIGMAS EDUCACIONAIS. CARACTERÍSTICAS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

 

SEMANA 2

TÓPICO 4: TÍTULO DA UNIDADE II- PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: BNCC; PROCESSOS COGNITIVOS; MÉTODO FÔNICO. BRAILLE PARA CRIANÇAS CEGAS

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

 

SEMANA 3

TÓPICO 5: TÍTULO DA UNIDADE III - MATERIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III

TÓPICO 6: AVALIAÇÃO

 

   PLANO_DE_DISCIPLINA_THAYS_FRAZAO-Especializacao_em_AEE_assinado (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/02/2024 - 29/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (18/02/2024 - 29/04/2024)

CONCEITO, HISTÓRICO, PARADIGMAS EDUCACIONAIS. CARACTERÍSTICAS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Desenvolver competências e habilidades nos profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para promover uma educação inclusiva e de qualidade no contexto da deficiência visual, com ênfase no processo de alfabetização.

Texto base/Livro

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/563

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2348-6.pdf

https://www.scielo.br/j/ensaio/a/6D8gzB5Dd7vnLG3FXmvN4bw/

Educação, Batatais, v. 5, n. 2, p. 33-52, 2015

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=JhJm7G6iGv8

https://www.youtube.com/watch?v=GwafjDNgK8g

https://www.youtube.com/watch?v=QEIS-ISS3HI

 

-  LINKS DE ARTIGO

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/795

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/409

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/511

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/653

O nome Braille (de Louis Braille, inventor do sistema de escrita e impressão para cegos) se escreve com dois L conforme o Decreto nº 5.296/2004. Para mais informação leia o decreto na íntegra.

Entender o conceito de deficiência visual;

Identificar os marcos importantes da história e da inclusão de pessoas cegas;

Comparar os paradigmas educacionais associados a deficiência visual;

Compreender as implicações no processo de aprendizagem da pessoa cega na alfabetização.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/02/2024 às 00:00 a 10/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/03/2024 às 23h 59
UNIDADE II (18/02/2024 - 29/04/2024)

Disponível em: link

https://www.canva.com/design/DAF7mCQxT_Q/S7QE9UjmRmXaB06fdVnaTA/edit?utm_content=DAF7mCQxT_Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

 

Texto base/Livro: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/810/1217

 

https://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3%A3o/O%20PROCESSO%20DE%20ALFABETIZA%C3%87%C3%83O%20EM%20BRAILLE%20DA%20CRIAN%C3%87A%20COM%20DEFICI%C3%8ANCIA%20VISUAL.pdf

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: BNCC; PROCESSOS COGNITIVOS; MÉTODO FÔNICO. BRAILLE PARA CRIANÇAS CEGAS

Proporcionar a compreensão de competências e habilidades do processo de alfabetização da pessoa cega, alinhados as diretrizes da BNCC.

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=jjlh9uBq64M

https://www.youtube.com/watch?v=OkvD5vV_wSE

https://www.youtube.com/watch?v=adUAlen-pBo

 

-  LINKS DE ARTIGO

https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html

http://antigo.ibc.gov.br/images/conteudo/revistas/benjamin_constant/2004/edicao-29-dezembro/Nossos_Meios_RBC_RevDez2004_Artigo3.pdf

 

https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html

https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html

Você sabia que existe uma diferença entre alfabetização e letramento? Pesquise e leia o que a autora Magda Soares explica sobre essa temática.

 

Desenvolver habilidades para adaptar o currículo e materiais para o ensino e a aprendizagem da pessoa cega;

Verificar a aplicabilidade do método fônico para o desenvolvimento de estratégias eficazes para o ensino da leitura e da escrita.

    
Inicia em 10/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2024 às 23h 59
UNIDADE III (18/02/2024 - 29/04/2024)

Disponível em: link

https://www.canva.com/design/DAF7mCQxT_Q/S7QE9UjmRmXaB06fdVnaTA/edit?utm_content=DAF7mCQxT_Q&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

Texto base/Livro

 

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/17/produo-de-material-didtico-para-alunos-com-deficincia-visual-experincias-nos-anos-iniciais

MATERIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Desenvolver competências para atuar no processo ensino-aprendizagem de pessoas cegas de forma criativa, contribuindo para a inclusão no ambiente escolar.

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=c4EKmRdIz-M

https://www.youtube.com/watch?v=a1onDPpsGrQ

https://www.youtube.com/watch?v=T3s8oiVK600

https://www.youtube.com/watch?v=Nn5Ld2uRpkk

https://www.youtube.com/watch?v=egHQ-n4iDT8&list=PLsh_0Z24oWz_2dcJeLRPqCCRyQ5oCngeA

https://www.youtube.com/watch?v=4UX9sCtllfg&list=PLsh_0Z24oWz_2dcJeLRPqCCRyQ5oCngeA&index=5

https://www.youtube.com/watch?v=FIKR7yuXIJo

 

-  LINKS DE ARTIGO

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/914

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/859

 

https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/746

Você sabia que existe um site chamado Braille Virtual? Esse site ensina de forma prática o sistema braille. O link do site é: https://www.braillevirtual.fe.usp.br/

Desenvolver habilidades para construir, elaborar e adaptar materiais didáticos pedagógicos para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem na alfabetização para cegos.

    
Inicia em 22/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/05/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (18/02/2024 - 29/04/2024)
    
Inicia em 26/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 21/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 15:09