Caro(a) aluno(a),
Seja muito bem-vindo à disciplina AEE: DEFICIÊNCIA VISUAL (CEGUEIRA) COM ÊNFASE EM ALFABETIZAÇÃO NO SISTEMA BRAILE. Será uma honra tê-lo(a) conosco para aprender a ensinar braille .
Caminharemos por desafios e conquistas e teremos como objetivo é compartilhar saberes em um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo, no qual você se sinta confortável para explorar, questionar e aprender.
Estamos aqui para colaborar em sua jornada educacional.
Desejo a todos um semestre produtivo e enriquecedor!
Atenciosamente, Thays Nayara Frazão Silva
CONHEÇA O PROFESSOR:
Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB (2010). Especialista em Educação Inclusiva pelo Grupo Santa Fé (2011) , Gestão Escolar pela Faculdade Unypublica (2020) , Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Serra Geral (2022), Metodologias Ativas e Tecnologiais Educacionais pela Escola Superior de Planejamento e Gestão (em andamento) e Altas Habilidades e/ou Superdotação pelo Instituto Sapiens/Unifil (em andamento) Professora da SEDUC/SEMED - SÃO LUÍS/MA. Atuei como Professora de Educação Especial realizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Formação de Professores nos municípios de Santa Rita/MA (2015 - 2016) e Bacabeira/MA (2014-2016). Fui instrutora de Nível Superior Braille e Soroban no SENAI/Monte Castelo (2013-2015). Desenvolvo atividades nos seguintes temas: AEE, alfabetização braille, produção braille, formação de professores, acompanhamento educacional inclusivo aos alunos com deficiência visual nas salas comuns do ensino regular e nas salas de recursos multifuncionais, observação e orientação pedagógica para professores do ensino comum, ministração de cursos e oficinas sobre Leitura e Escrita do Sistema Braille, Deficiência Visual, Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial/inclusiva, produzindo materiais pedagógicos de acessíveis, dentre outros. Membro do Grupo de Estudo em Pesquisa em Educação Especial na Educação Básica - GEPEESP-PPGEEB/UFMA e do Grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/COLUN/UFMA). Sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE.
Saiba mais no Currículo Lattes: link
http://lattes.cnpq.br/4214629497159504
ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:
TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)
UNIDADE I - CONCEITO, HISTÓRICO, PARADIGMAS EDUCACIONAIS. CARACTERÍSTICAS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I
SEMANA 2
TÓPICO 4: TÍTULO DA UNIDADE II- PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: BNCC; PROCESSOS COGNITIVOS; MÉTODO FÔNICO. BRAILLE PARA CRIANÇAS CEGAS
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II
SEMANA 3
TÓPICO 5: TÍTULO DA UNIDADE III - MATERIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III
TÓPICO 6: AVALIAÇÃO