SONIA MARIA CAMPELO MAGALHAES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

Ir ao Menu Principal

sonia maria campelo magalhaes

ARQ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE ARTE RUPESTRE/CCN

CTF/UFPI393 - ELETIVA MT I - Turma: EMTA 2 (2024.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (09/03/2024)

Por determinação da Direção do CTF considerando serviço de Dedetização.

Análise de Sólido / Prática de construção e análise (16/03/2024 - 16/03/2024)
Paralelepípedo reto retângulo / Área Total e Volume (capacidade) / Atividade: Organizados em duplas (ou individual, ficando a critério), faça o esboço de um paralelepípedo reto retângulo (ex.: embalagem de papelão apresentada na aula) de comprimento 30cm, largura 18cm e altura 12 cm. A seguir determine a área total e o volume (capacidade) do sólido. Dê as respostas em mililitros (mL).
Embalagens (23/03/2024 - 23/03/2024)
Análise de embalagens formato paralelepípedo reto retângulo / cálculo do volume / Análise do formato de tampas - quadrada e octogonal regular / cálculo da área da tampa / Uso dos softwares Geogebra e Sketchup / Atividade em grupo.
Não Haverá Aula (30/03/2024)

Sábado não letivo conforme Calendário Administrativo CTF.

Análise do Prisma Triangular (06/04/2024 - 06/04/2024)
Área total e volume do prisma triangular (Q26) / Área total e volume do prisma triangular (R4) / Construção no Geogebra / Atividade em Grupo
Prisma Hexagonal Regular (13/04/2024 - 13/04/2024)
Construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14)
Prisma Hexagonal Regular (20/04/2024 - 20/04/2024)
Atividade em duplas, referente à construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14) utilizando o software Geogebra. Obs.: atividade distribuídas nos horários vagos na semana de 15/4 a 19/4.
Modelagem no Sketchup (27/04/2024 - 27/04/2024)
Discussão da figura Q22 (prisma hexagonal regular com furo paralelepípedo reto retângulo) utilizando o software Sketchup / Visão geral das ferramentas do software / Construção de figuras anteriores.
Pirâmide / Modelagem (04/05/2024 - 04/05/2024)
Demonstração do Volume da Pirâmide (Skwtchup Web) / Cálculo do volume da pirâmide / Atividade Prática de Modelagem utilizando o software Geogebra
Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide (11/05/2024 - 11/05/2024)
Discussão da figura Q38 (Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide) utilizando o software Geogebra / Atividade Prática de Modelagem utilizando o software Geogebra
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
16 23 06 13 27 04
1 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2023300**** 0 2 0 0 2 2 6
4 2022300**** 0 0 0 0 0 2 2
5 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2023300**** 0 0 0 0 0 2 2
7 2023300**** 0 0 2 2 2 2 8
8 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2023300**** 0 0 2 0 0 2 4
10 2023300**** 2 2 2 2 2 0 10
11 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2023300**** 0 2 0 0 0 0 2
13 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: ELETIVA MT I
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Metodologia:
O projeto será desenvolvido em quatro etapas, com atividades que incentivam a participação ativa dos alunos:

1ª Etapa:

• Sensibilização:
• Discussão sobre a importância das embalagens na sociedade;
• Apresentação de exemplos de embalagens inovadoras e sustentáveis;
• Reflexão sobre o impacto ambiental das embalagens e a necessidade de buscar alternativas mais ecológicas.

• Pesquisa:
• Levantamento de informações sobre diferentes tipos de embalagens, materiais utilizados, processos de produção e impactos ambientais;
• Análise de cases de sucesso de empresas que adotaram práticas sustentáveis na produção de embalagens.

2ª Etapa:

• Planejamento:
• Definição do público-alvo e do produto a ser embalado;
• Estabelecimento de critérios para a seleção de materiais, considerando a funcionalidade, a sustentabilidade e o impacto ambiental;
• Elaboração de um plano de trabalho com etapas, prazos e responsáveis.

3ª Etapa:

• Desenvolvimento:
• Brainstorming para geração de ideias criativas para a embalagem;
• Esboços e desenhos das propostas de embalagem;
• Seleção da melhor proposta e desenvolvimento de um protótipo.

4ª Etapa:

• Avaliação:
• Apresentação dos protótipos para a turma e para um júri composto por especialistas;
• Avaliação dos protótipos com base em critérios pré-definidos, como funcionalidade, originalidade, sustentabilidade e impacto ambiental.

• Exposição:
• Exposição dos protótipos para a comunidade escolar e para o público em geral.

Recursos:
• Materiais para pesquisa (livros, artigos, sites, vídeos);
• Materiais para prototipagem (cartolina, papelão, materiais reciclados, etc.);
• Software de design gráfico (Sketchup online).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação:
A avaliação será contínua e formativa, considerando:
• Participação nas atividades;
• Empenho e dedicação no desenvolvimento do projeto;
• Qualidade do protótipo final;
• Apresentação oral do projeto.
Horário de atendimento: Todas as manhãs de segunda a sexta, salvo nos horários de sala de aula.
Bibliografia: Referências:

ABRE - Associação Brasileira de Embalagens: https://www.abre.org.br/

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 ago. 2010.

FURTADO, Patrícia. Vamos juntos, Profe! Projetos Integradores: Matemática e suas Tecnologias, volume único. São Paulo: Ed. Saraiva, 2020.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2024
09/03/2024
Não Haverá Aula
16/03/2024
16/03/2024
Análise de Sólido / Prática de construção e análise
23/03/2024
23/03/2024
Embalagens
30/03/2024
30/03/2024
Não Haverá Aula
06/04/2024
06/04/2024
Análise do Prisma Triangular
13/04/2024
13/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
20/04/2024
20/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
27/04/2024
27/04/2024
Modelagem no Sketchup
04/05/2024
04/05/2024
Pirâmide / Modelagem
11/05/2024
11/05/2024
Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:23