FRANCISCO AIRTON PEREIRA DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco airton pereira da silva

SIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/CSHNB

CTF/UFPI401 - PROJETO INTEGRADOR MT I - Turma: EMTI 2 (2024.1)

Tópicos Aulas
Aula introdutória. (05/03/2024 - 05/03/2024)
Apresentação do Projeto Integrador
O que é Orçamento? (12/03/2024 - 12/03/2024)
Contexto introdutório / Vídeo (O que é e como fazer o planejamento financeiro) / Atividade em Grupo.
Não Haverá Aula (19/03/2024)

Por determinação da Coordenação de Ensino Médio considerando atividades em comemoração ao aniversário do CTF.

A situação financeira das famílias brasileiras (26/03/2024 - 26/03/2024)
Endividamento / Inadimplência / Análise gráfica / PEIC / Construção de gráfico de linha na planilha eletrônica / Atividade em Grupo.
Pesquisa CNC / PEIC (02/04/2024 - 02/04/2024)
Análise da Pesquisa: Famílias revelam ter mais recursos de crédito e melhor condição para pagamento / Vídeo: Saindo do vermelho - famílias endividadas / Atividade em grupo.
Consumismo x Consumo consciente (09/04/2024 - 09/04/2024)
Discussão do tema constante à pág.61 do material didático / Início da exibição do filme [OS DELÍRIOS de consumo de Becky Bloom] Sinopse: Baseado no best-seller homônimo de Sophie OS DELÍRIOS de consumo de Becky Bloom. Direção: P. J. Hogan. EUA: Touchstone Pictures, 2??9. (106 min). DISNEY/BUENA VISTA aponta-Kinsella, o filme conta a história de uma jornalista financeira que durante o dia ensina às pessoas como administrar seu dinheiro e, no fim de semana, vive a realidade de ser uma consumidora compulsiva, fugindo das ligações de cobrança e com muitas dívidas.
Consumismo x Consumo consciente (16/04/2024 - 16/04/2024)
Conclusão da exibição do filme [OS DELÍRIOS de consumo de Becky Bloom] / Atividade em Grupo relacionada ao filme.
Os componentes do Orçamento Familiar (23/04/2024 - 23/04/2024)
Receitas x Despesas / Despesas Fixas x Despesas Variáveis / Atividade em Grupo (p.52 e p.54)
Como fazer um orçamento familiar (30/04/2024 - 30/04/2024)
Como fazer um ORÇAMENTO MENSAL SIMPLES (Vídeo YT 14min) / Oito pontos para se montar um orçamento familiar / Exemplo de orçamento familiar.
Exemplo de orçamento familiar (07/05/2024 - 07/05/2024)
Construção de Planilha Eletrônica e gráfico com receita e despesas / Atividade em grupo.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
05 12 26 02 09 16 23 30 07 14
1 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
7 2023300**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 4
8 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023300**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
11 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023300**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: PROJETO INTEGRADOR MT I
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida de forma interativa e participativa, com atividades que incentivam a reflexão crítica e a aplicação prática dos conhecimentos:
• Aulas expositivas dialogadas: Apresentação dos conceitos básicos da matemática financeira; Discussão de exemplos e casos reais; Elaboração de exercícios práticos.

• Simulações e jogos educativos: Experimentação de diferentes situações de consumo; Aprendizagem lúdica e interativa; Desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão.

• Projetos de pesquisa: Investigação de temas específicos da matemática financeira; Apresentação dos resultados para a turma; Incentivo à pesquisa e à autonomia.

• Palestras e debates com especialistas: Convite de profissionais da área financeira; Compartilhamento de experiências e conhecimentos; Ampliação da visão sobre o mercado financeiro.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e formativa, considerando:
• Participação nas atividades;
• Empenho e dedicação no aprendizado;
• Qualidade dos trabalhos e projetos;
• Desempenho em testes e exercícios.
Horário de atendimento: Todas as manhãs de segunda a sexta, salvo nos horários de sala de aula.
Bibliografia: Referências:

Banco Central do Brasil. Portal de Educação Financeira: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

Sicredi. Portal de Educação Financeira: https://sicredipioneira.com.br/educacao-financeira
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2024
05/03/2024
Aula introdutória.
12/03/2024
12/03/2024
O que é Orçamento?
19/03/2024
19/03/2024
Não Haverá Aula
26/03/2024
26/03/2024
A situação financeira das famílias brasileiras
02/04/2024
02/04/2024
Pesquisa CNC / PEIC
09/04/2024
09/04/2024
Consumismo x Consumo consciente
16/04/2024
16/04/2024
Consumismo x Consumo consciente
23/04/2024
23/04/2024
Os componentes do Orçamento Familiar
30/04/2024
30/04/2024
Como fazer um orçamento familiar
07/05/2024
07/05/2024
Exemplo de orçamento familiar
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:46