Este trabalho utiliza os princípios da nova Museologia e se desenvolve no contexto de um museu de território, o Museu da Vila, inserido na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Tem como objetivo apresentar ações estratégicas no âmbito da museologia e inovação social, sob a ótica do Design Estratégico, tendo como aporte o método do Design Thinking para divulgação de produtos em ambientes virtuais. Usamos o Design Estratégico e o método do Design Thinking para responder como o design pode colaborar na elaboração de ações estratégicas para a divulgação nas mídias sociais dos produtos desenvolvidos de forma colaborativa em projetos inseridos no Museu da Vila. O trabalho se valerá, principalmente, da pesquisa-ação, por meio de métodos e técnicas que incluem a comunidade de forma participativa, se beneficiando das ações desenvolvidas na localidade. O método do Design Thinking é utilizado nesse trabalho como ferramenta que combina criatividade e empatia no desenvolvimento de ações de inovação para atuarem na resolução da problemática. O Museu da Vila apresenta um Ateliê-Escola que desenvolve atividades com mulheres no bairro que relacionam moda, design e artesanato e que atuam ainda no reconhecimento do valor do patrimônio cultural como elemento de economia e sustentabilidade. Promovendo a produção autoral na região, o Ateliê-Escola gera produtos e serviços e possibilita que pessoas simples da comunidade encontrem nos trabalhos do ateliê a sua identidade cultural e ressignifique a geração de renda das suas famílias. O ateliê tem se revelado importante, contribuindo para o conhecimento e valorização do patrimônio cultural na vila-bairro Coqueiro da Praia, na cidade de Luís Correia, Piauí, entretanto, a ausência de divulgação dos produtos em ambiente virtual pode ser um problema para comercialização, comprometendo a evolução e desenvolvimento do Ateliê-Escola. O estudo apresenta a elaboração de ações que possuem dentre suas propostas valorizar conjuntamente o capital territorial e social, em uma perspectiva duradoura para o Ateliê-Escola e para os produtos oferecido pela loja do Museu da Vila.