Os museus comunitários enfrentam dificuldades para garantir a sustentabilidade
econômico-financeira, faz-se necessário a construção de projetos técnicos empreendedores
e o estabelecimento de estratégias de captação de investimentos. Do ponto de vista dos
fomentadores das unidades museológicas no Brasil, observa-se a deficiente capilaridade
para atender as especialidades das regionalidades brasileiras, dispersão de investimentos e
descontinuidade de políticas públicas. Buscando contribuir com estratégias de solução das
questões levantadas, foi executada uma pesquisa, utilizando como recorte o Museu da Vila
(MUV), cujo objetivo foi de apoiar o enlace de forma participativa da demanda de projetos
com a oferta dos fundos e políticas públicas. O trabalho associou a investigação exploratória,
bibliográfica e documental no ciberespaço a elementos da pesquisa-ação participativa,
especificamente questionários, entrevistas e oficinas de construção de conhecimentos, com
a promoção de encontros entre projetos e com fomentadores no ambiente de Matchmaking.
Os resultados apontam a edificação de programa de financiamento e fomento com cinco
metas, onze estratégias e dezenove ações para o MUV. A investigação instituiu um processo
educativo para com os projetos na área da inovação social, inserindo o empreendedorismo
social, associado a abertura de um canal de diálogo entre demandantes e financiadores,
buscando a construção de relacionamento entre as instituições envolvidas. O trabalho deixa
como produto um e-book com prospecção de 167 (cento e sessenta e sete) potenciais fontes
financiadoras para museus nas áreas de inovação social, cultura, meio ambiente, inclusão
socioprodutiva e soberania alimentar. Por fim, a pesquisa contribuiu com o processo de
democratização do acesso à informação, evidenciando a necessidade de diagnóstico,
planejamento, aperfeiçoamento de projetos, levantamento de fontes de fomento e enlaces
entre as instituições museiais e fomentadores, na perspectiva de contribuir com o
fortalecimento da museologia e inovação social.