A política nacional de educação museal em seus princípios afirma que cada museu deve construir seu programa educativo e cultural. Em 2010 a Casa do Capitão-Mor iniciou o desenvolvimento do seu programa educativo e cultural, buscando contemplar uma linguagem pedagógica compreensível as diferentes faixas etárias dos visitantes que adentram a Casa. Essa necessidade surgiu após as observações realizadas durante as mediações entre o público e a exposição, onde percebeu-se que o público infanto-juvenil apresentava certa dificuldade na compreensão de alguns conceitos utilizadas durante a visita, tais como: patrimônio cultural, temporalidade, imaterial e material, arqueologia, escavação. Assim, a presente pesquisa busca apresentar como se deu a criação e desenvolvimento do programa educativo e cultural da Casa do Capitão-Mor: Centro de referência cultural e histórica de Sobral-CE e analisar sua contribuição para o processo de aproximação do público com patrimônio cultural salvaguardado. O estudo tem como finalidade ser uma pesquisa aplicada, norteada pela pesquisa social. De acordo com Gil (2008, p. 26) a pesquisa social é “o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social”, objetivando aplicar esse conhecimento de forma prática no cotidiano. O caminho para desenvolver a pesquisa foi conduzido por uma metodologia do agir, conhecida como pesquisa-ação, considerada por Thiollent (2011) uma estratégia metodológica da pesquisa social. Quanto ao objetivo, esse estudo classifica-se como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se da pesquisa documental e da entrevista individual com roteiro estruturado como procedimentos de coleta de dados, e optou-se pelo uso do método comparativo para a análise dos dados coletados. A análise dos resultados demonstrou conforme as respostas dos professores e mediadores que o programa educativo e cultural da Casa do Capitão-Mor contribui para o processo de aproximação do visitante com o patrimônio cultural salvaguardado, por ser considerado uma ferramenta estratégica de interação e compreensão da história e do patrimônio cultural do lugar, bem como os materiais didáticos auxiliam os professores no diálogo sobre os conteúdos apresentados em sala de aula, e os mediadores culturais na contextualização do acervo e aproximação do público. Assim, como forma de contribuir para que outros museus e espaços culturais possam desenvolver seu programa educativo e cultural, foi elaborado como produto desse estudo um e-book com sugestões de materiais didáticos que podem e devem ser adaptadas à natureza do acervo do museu e/ou espaço cultural.