A cata do marisco é um tipo de produção artesanal e familiar e é um contato direto com a natureza, uma experiência singular, por ser mantida por gerações entre pais/mães e filhos(as), o que implica em garantir a conservação e continuidade dessa atividade. Esse trabalho da cata dos mariscos é uma marca tradicional no município de Ilha Grande – Piauí, que por meio da Associação de Catadores de Mariscos garantem o sustento de muitas famílias associadas, além de ser uma atividade importante para o desenvolvimento do turismo de base comunitária (TBC) e também de experiências para a ecomuseologia. Diante desse contexto, o trabalho optou em utilizar a metodologia ação participativa, bem como a observação participante, e a aplicação de formulários no Google Forms e posterior análise das informações coletadas embasada no Método SWOT, envolvendo a participação, como sujeitos da pesquisa, os/as associados/as da Associação de Catadores de Mariscos de Ilha Grande – Piauí, Brasil e visitantes. Outrossim utilizou-se de oficinas participativas e outras mediações, com o objetivo de estruturar um roteiro turístico com base nos princípios do TBC e da ecomuseologia para a Associação em questão. A gestão da associação acompanha grupos à trilha conhecida como Trilha das Marisqueiras para a cata dos mariscos no estuário do Delta do Parnaíba, o que se tornou de interesse a pesquisa, afim de agregar melhorias. Dentre os resultados destacam-se uma melhoria significativa no trabalho dos associados à Trilha Das Marisqueiras, além de um roteiro estruturado em formato de e-book para auxiliar na divulgação, bem como na valorização da cultura local. Concluiu-se que a estruturação do roteiro irá contribuir para gerar uma dinâmica produtiva, com competitividade e sustentabilidade, com a integração da comunidade local.