Banca de DEFESA: JONYSON MARCS BORGES DA ROCHA

DISCENTE: JONYSON MARCS BORGES DA ROCHA
DATA: 04/10/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Física UFPI
TÍTULO: Uso dos dispositivos térmicos caseiros estudo da calorimetria
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, manual, calorimetria.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O trabalho aponta uma possibilidade na melhoria do ensino de física, na educação básica, através das aplicações da energia solar (equipamentos e conceitos), a fim de conscientizar os alunos da importância da utilização desse recurso energético e desenvolver um senso crítico em relação às fontes de energia utilizadas no país; Conhecer os benefícios da energia solar térmica através dos equipamentos utilizados e dessa maneira mostrar ao estudante os conceitos de física que possibilitam um melhor funcionamento desses dispositivos. Esse material foi desenvolvido para alunos do ensino médio da rede pública estadual, a fim de ampliar o desenvolvimento cognitivo do estudante, oferecendo ao professor mais uma opção de recurso didático a ser utilizado em sala de aula. No trabalho apresentamos um manual didático com informações referentes a energia solar, modelos de fogão solar e a construção de um forno solar e um secador solar caseiro. A partir desses recursos, relacionamos os conteúdos de calorimetria aos seus processos de montagem e funcionamento como uma boa opção para revisar esse conteúdo a ser estudado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e mostrar ao discente a importância da Física fora do ambiente escolar, chamada por Carl Rogers como aprendizagem significante.

Presidente - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Externo ao Programa - 1775308 - ALEXANDRE MIRANDA PIRES DOS ANJOS