Notícias

Banca de DEFESA: LOURDILENE SILVA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURDILENE SILVA BRITO
DATA: 26/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Química
TÍTULO: USO DA METODOLOGIA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE(CTS)PARA A ABORDAGEM DO TEMA RADIOATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA.
PALAVRAS-CHAVES: CTS, Radioatividade, Ensino superior, Química
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

A radioatividade encontra-se muito presente na sociedade, porém, ainda é pouco discutida na educação científica. Nesse sentido, uma forma de trabalhar a temática no ensino de química é por meio da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) de ensino. Neste trabalho foi realizada e investigada uma proposta de ensino da radioatividade baseada nos pressupostos da abordagem CTS no ensino superior, com a finalidade de apresentar as relações CTS concernentes ao tema e proporcionar a aquisição de visões e posturas mais adequadas frente ao papel da radioatividade na sociedade. A proposta envolveu a exibição de vídeos, formulação de perguntas, discussões e atribuição de papeis. Os dados obtidos foram analisados segundo a Análise de Discurso de linha francesa, especialmente a Tipologia do Discurso, na perspectiva de Eni Orlandi. A análise permitiu verificar relações entre diversos campos da radioatividade e a participação ativa dos sujeitos de pesquisa nos processos de tomada de decisão, assim como deslocamentos do discurso autoritário para um discurso polêmico, o qual demonstra um posicionamento desejável em ambientes de ensino. Dessa forma, os resultados evidenciaram a eficiência da proposta em confrontar os aspectos científicos da radioatividade com outros de natureza tecnológica e social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Interno - 756.483.183-91 - GERALDO EDUARDO DA LUZ JUNIOR - UESPI
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo ao Programa - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 12/04/2018 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 13:55