Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA MANUELA SANTANA DIAS PENHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA MANUELA SANTANA DIAS PENHA
DATA: 31/08/2017
HORA: 15:00
LOCAL: on line
TÍTULO: Qualidade de Vida e fatores socioeconômicos de pré-escolares: aplicação do questionário PedsQLTM 4.0 Generic Core Scale e Oral Health Scale.
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida, Saúde bucal, Condições socioeconômicas, pré-escolares.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de condições socioeconômicas na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de pré-escolares de escolas públicas e particulares na cidade de Teresina, Piauí. Delineou-se um estudo transversal com 566 pares de crianças de 5 anos e seus pais/responsáveis. Utilizou-se um questionário validado PedsQLTM 4.0 Generic Core Scale e Oral Health Scale e outro com perguntas sobre caracte­rísticas socioeconômicas, estilo de vida e condi­ções de saúde.  Foi realizada analise bivariada dos dados e em seguida colocados no Modelo de regressão de Poisson, em que os resultados foram apontados em razão de Taxas ajustadas (RTajus). A baixa renda familiar foi associada a pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal e aos domínios capacidade física, aspecto emocional, aspecto social e atividade escolar. Melhores médias de qualidade de vida geral e nos domínios do PedsQL™ foram encontradas nas crianças da escola privada. Baixa escolaridade da mãe foi associada a menor QVRSB associadas a menores médias no PedsQL nos domínios aspecto emocional e atividade escolar. Após análise ajustada, as únicas variáveis que permaneceram associadas à baixa QVRSB foi a baixa escolaridade da mãe e do pai. Crianças com acesso à água encanada obtiveram 1,08 vezes mais chances de prevalência de melhor QVRSB, comparada aos domicílios sem água encanada. O domínio da atividade escolar apresentou piores pontuações com baixa percepção de qualidade de vida – QV no relato das crianças e dos pais/ responsáveis. No modelo de regressão final, pior QVRSB foi associada pelas crianças a baixa escolaridade da mãe e do pai. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA CARVALHO DE ALMENDRA FREITAS - FACID
Externo ao Programa - 422792 - TERESINHA SOARES PEREIRA LOPES
Notícia cadastrada em: 08/08/2017 17:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 07:45