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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEYTON GALENO DA COSTA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYTON GALENO DA COSTA
DATA: 16/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO: MAL-ESTAR DOCENTE: VULNERABILIDADES AO ADOECIMENTO E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Docentes; Mal-estar docente; Adaptação Psicológica; Saúde do trabalhador.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

Este trabalho tem o objetivo de investigar a situação de mal-estar docente em professores do ensino médio na cidade de Teresina, no estado do Piauí. Fora usado a abordagem de método misto sequencial explanatório, uso de técnicas quantitativas como suporte a vertente qualitativa foco desse trabalho. Recorreu-se a um instrumento psicométrico, a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho - EVENT, utilizada para detectar situações no meio laboral docente de vulnerabilidades ao estresse, esse tomado com um indicativo do mal-estar docente ponto central dessa pesquisa.  O desenho amostral desse estudo teve dois momentos: a etapa quantitativa e a etapa qualitativa, sendo que cada um se subdividiu em dois tempos. Na etapa quantitativa para a seleção da amostra das escolas se considerou toda a rede de ensino médio regular (público e privado) da cidade de Teresina - Piauí, sendo utilizado a amostragem estratificada proporcional para o encontro das instituições, restando 12 escolas públicas e 12 privadas, considerando as 4 Gerencias Regionais de ensino – GREs e os portes das instituições pequeno, médio e grande. Já para o encontro dos professores se utilizou da amostragem acidental. Nessa etapa foram aplicados a EVENT e um questionário sóciodemografico e laboral em 316 professores. No segundo momento, o qualitativo, se fez o uso da seleção aleatória simples para a escolha de 8 escolas, dentre as já participantes da etapa anterior, duas por cada GRE sendo uma pública e 1uma privada, independente de porte. Já nesse momento para a seleção dos professores se utilizou da amostragem intencional, sendo que dentro dela foi realizada a amostragem de variação máxima onde os participantes foram escalonados de acordo com suas pontuações, da escala já usada, isso feito para identificar os possíveis docentes com maiores indicativos de mal-estar docente (maiores pontuações) e os com menores indicativos (menores pontuações). De ponte das pontuações dos professores, seguiu-se as entrevistas semiestruturadas com 16 professores sendo 2 de cada uma das 8 escolas, 1 com a maior pontuação e 1 da menor. O perfil geral da amostra contou com 51,6% de professores da escola privada, com idade de 22 a 64 anos (M=39,09 e DF=9,68), 60,1% do sexo masculino, 66,2% encontram-se casado/convivente e a maior concentração na atividade docente foi de 22,2% de 15 a 20 anos. Os trabalhos realizados demonstram que mesmo os docentes no geral não apresentarem indicativos de vulnerabilidade ao estresse, existe um grupo considerável mais de ¼ em estado de atenção. Sobre as situações desencadeantes a condicionantes do mal-estar docente há a presença de fatores externos ao docente (carga horaria laboral e as possíveis deficiências estruturais e organizacionais da escola pública) bem como os internos (modos de respostas às situações problema).  Achados que demonstram a pertinência e as possibilidades de uma abordagem mista pela interligação de informações sobre o mesmo objeto a partir de fontes complementares. Evidencia-se a necessidade de combate a naturalização de condições negativas ao serviço docente e o favorecimento de estratégias de enfrentamento focadas na resolutividade dos problemas. Dessa forma este estudo demonstra que a realidade laboral dos professores ainda vivencia situações promotoras de adoecimento e ao mal-estar docente, mas é possível o reconhecimento de determinados mecanismos de enfrentamento e promoção da qualidade de vida desses profissionais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2058744 - CASSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Interno - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Externo à Instituição - Marcelo Ricardo Pereira - UFMG

Cadastrada em: 25/09/2017
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