Convite à Comunidade Acadêmica: Apresentações de TCC II 2025.1
A Coordenação do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) convida toda a comunidade acadêmica para prestigiar as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso II (TCC II) do semestre 2025.1.
As defesas acontecerão entre os dias 27 de junho e 4 de julho de 2025, no Centro de Tecnologia da UFPI, com a participação de discentes que desenvolveram pesquisas relevantes nas áreas de geotecnologias, sensoriamento remoto, monitoramento ambiental, avaliação imobiliária, agricultura de precisão, modelagem 3D e saúde pública.
Esses trabalhos refletem o compromisso do curso com a formação de profissionais qualificados e com a produção de conhecimento técnico-científico voltado para os desafios contemporâneos da sociedade.
Participe! Sua presença fortalece o ambiente acadêmico e valoriza o esforço dos nossos discentes e professores. Abaixo segue os dados das apresentações:
Discentes: André Lopes Ribeiro e Wesley Pereira da Silva
Banca: Prof. Dr. Wendson de Oliveira Souza (Orientador e Presidente - DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Leandro Ítalo Barbosa de Medeiros (Examinador interno - DTG/CT//UFPI)
Profª. Drª. Bruna Silveira Lira (Examinadora interna – DRHGSA/CT/UFPI)
Local: Laboratório de Geodésia e Topografia
Data: 27/06/2025
Horário: 09:00
Título: Análise de Dados InSAR do Serviço Europeu de Movimentos do Solo (EGMS) em Estudos de Deslocamentos
Resumo
A interferometria Radar de abertura sintética (InSAR: Interferometric Synthetic Aperture Radar) é uma técnica geodésica avançada de teledetecção remota empregada para monitoramento. A tecnologia permite detecção precisa em deslocamento superficial-estrutural causado por ações naturais e/ou humanos com elevada densidade de pontos de observação e alta resolução temporal. Essa possibilidade se evidencia no serviço europeu de movimentos do solo (EGMS: European Ground Motion Service), lançado em 2021. A plataforma utiliza dados InSAR provenientes do satélite Sentinel-1 para monitorar, de forma milimétrica, movimentos do solo em grande parte do continente europeu. O objetivo da pesquisa é analisar dados InSAR do EGMS em áreas previamente estudadas, com integração de informações de monitoramentos passados para ampliar a compreensão atual de fenômenos de deformação. O procedimento empregou o método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para selecionar publicações científicas relacionadas a três eixos temáticos: obra de engenharia (barragem de Pournari I, na Grécia), processos de soerguimento/subsidência do solo (Capo Colonna, na Itália) e deslizamentos de terra (vilarejo de Pariana, também na Itália). Com base nesses estudos a pesquisa analisou dados InSAR do EGMS, nas geometrias ascendente e descendente do produto básico (nível 2a), por meio de Sistema de Informação Geográfica (SIG) com recurso Clustering-2D. Isso possibilitou a obtenção de deslocamentos nas componentes vertical e horizontal, e a aplicação de técnicas de inteligência artificial (machine learning) na detecção e interpretação de padrões de deformação. Os resultados revelaram taxas de movimentação de milímetros (mm) por ano nas áreas estudadas, para o período de 2019 a 2023. A barragem de Pournari I apresentou rebaixamento de 7 mm/ano e deslocamento horizontal de 6,8 mm/ano. Em Capo Collona, verificou-se subsidência do solo com afundamento de 18,6 mm/ano. No vilarejo de Pariana, os deslizamentos resultaram em deslocamentos horizontais de até 10,8 mm/ano e verticais de 5,6 mm/ano no mesmo período. O estudo destaca como o monitoramento InSAR da deformação do solo, com dados precisos e acessíveis, pode fortalecer a prevenção de desastres e o planejamento urbano na Europa. No Brasil, um serviço similar permitiria identificar riscos geológicos com antecedência, melhorar a gestão de obras e infraestruturas, apoiar a gestão ambiental e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em evidências técnicas e científicas para o território nacional.
Palavras-chave: InSAR; EGMS; deslocamento; método PRISMA; machine learning.
Discente: Fellipe da Silva Rodrigues
Banca: Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio Melo (Orientador e Presidente - DTG/CT/UFPI)
Profª. Drª. Elayne da Silva Figueredo (Examinadora Interna – DTG/CT/UFPI)
Me. João Eduardo Martins Silva (Examinador Externo).
Local: Centro de Tecnologia UFPI.
Data da defesa: 09/07/2025.
Horário: 14:30
Título: AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE ÀS QUEIMADAS NA CAATINGA DO PIAUÍ: Estudo de caso no Território de Desenvolvimento Serra da Capivara.
Resumo
Este estudo avaliou a vulnerabilidade às queimadas no Território de Desenvolvimento Serra da Capivara, localizado no sudeste do Piauí, uma região composta por 18 municípios inseridos no bioma Caatinga e marcada por baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e intensa pressão antrópica. As queimadas, intensificadas por práticas agrícolas inadequadas e pelas mudanças climáticas, provocaram degradação ambiental, perda de biodiversidade e desequilíbrios ecológicos significativos. A pesquisa utilizou técnicas de sensoriamento remoto, com imagens do satélite Sentinel-2, analisadas por meio de índices espectrais como o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) e o NBR (Índice de Queimada Normalizado), processados nas plataformas Google Earth Engine e QGIS, com o objetivo de mapear a cobertura vegetal, identificar cicatrizes de queimadas e avaliar os impactos ambientais no intervalo temporal de 2016 a 2024. Os mapeamentos temáticos abrangeram a vegetação, o uso da terra e a incidência do fogo, permitindo uma análise integrada entre fatores naturais e antrópicos que contribuíram para a elevação da vulnerabilidade da região. Os resultados identificaram áreas mais suscetíveis às queimadas, compreenderam as relações entre os focos de calor e os fatores socioambientais e sugeriram estratégias de manejo sustentável. Este trabalho contribuiu para o entendimento das dinâmicas das queimadas no bioma Caatinga e ofereceu subsídios relevantes para a formulação de políticas públicas e ações de conservação, visando ao desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro. Os principais resultados demonstraram padrões espaciais recorrentes de degradação em áreas de vegetação esparsa e em zonas de transição entre usos agropecuários e remanescentes naturais, reforçando a influência do uso indevido da terra. A variação temporal dos índices espectrais NDVI e NBR mostraram variações significativas na cobertura vegetal entre os períodos secos e chuvosos, evidenciando degradação progressiva em regiões vulneráveis. Os dados também revelaram correlações entre a ocorrência de queimadas e fatores socioeconômicos como baixa renda, agricultura de subsistência e desmatamento não controlado. Concluiu-se que a integração entre dados espaciais e estatísticos foi essencial para evidenciar áreas prioritárias para monitoramento e intervenção. As análises permitiram propor ações voltadas à prevenção e ao controle do fogo, além de recomendar práticas agrícolas mais sustentáveis e programas de educação ambiental que fortaleçam a resiliência socioambiental da região.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto; Índices espectrais; Uso da terra; Sustentabilidade; Google Earth Engine; Incêndios florestais.
Discentes: Carlos Eduardo da Silva Andrade e Thyago Alves da Silva
Banca: Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio Melo (Orientador e Presidente – DTG/CT/UFPI)
Profª. Drª. Elayne da Silva Figueredo (Examinadora Interna – DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Márcio Costa (Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Esp. Elionai da Costa Ramos (Examinador Externo).
Local: Centro de Tecnologia UFPI.
Data da defesa: 02/07/2025.
Horário: 08:30
Título: AVALIAÇÃO DO USO DE GEOTECNOLOGIAS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO: Estudo de caso na Usina Itapecuru Bioenergia
Resumo
A Agricultura de Precisão (AP) é uma estratégia de gestão agrícola que visa aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a rentabilidade econômica, além de minimizar o impacto ambiental. Tais resultados são obtidos por meio da análise da variabilidade espacial e temporal do solo, da água e das plantas, bem como do direcionamento de máquinas agrícolas. Isso torna se possível com a utilização de ferramentas de geotecnologia, como o GNSS (Global Navigation Satellite System), os SIG (Sistemas de Informações Geográficas), os sistemas de mapeamento e o uso de drones. Observou-se que o campo de atuação da Engenharia Cartográfica e da Agrimensura se expandiu significativamente, tornando se fundamental no monitoramento, na otimização, desenvolvimento e aprimoramento das práticas agrícolas. As geotecnologias vêm se destacando em áreas como a Agricultura de Precisão, permitindo o mapeamento detalhado das áreas de cultivo, o monitoramento das condições do solo e o acompanhamento do crescimento em tempo real de diversas culturas, como por exemplo, da cana-de-açúcar. Além disso, o uso dessas geotecnologias possibilitou a aplicação precisa de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, reduzindo desperdícios e impactos ambientais. Nesse contexto, este estudo foi de suma importância para compreender como a Usina Itapecuru Bioenergia adotou essas geotecnologias em benefício na produção de etanol anidro e hidratado, para aumentar a produtividade, melhorar a eficiência operacional e minimizar os impactos ambientais, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos naturais e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o impacto do uso das geotecnologias na Agricultura de Precisão na Usina Itapecuru Bioenergia, verificando sua contribuição para a eficiência produtiva e a sustentabilidade ambiental. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma visita às instalações da usina, onde foram observadas as aplicações dessas geotecnologias e coletadas informações relevantes. Além disso, foi elaborado um formulário que foi aplicado junto aos responsáveis pela implementação dessas ferramentas, permitindo um levantamento detalhado sobre sua eficácia e desafios. O levantamento realizado junto aos colaboradores da usina revela que as principais ferramentas utilizadas são GPS em máquinas e drones para monitoramento. Os principais benefícios apontados são a redução de custos, maior eficiência no manejo e aumento da produtividade. Como desafios, destacam-se o alto custo dos equipamentos e a dependência de internet no campo. A maioria recebeu algum treinamento, mas há grande interesse em capacitações adicionais. As sugestões incluem mais investimentos em equipamentos, novas tecnologias e melhorias na coleta e análise de dados. Os resultados desta pesquisa possibilitaram uma melhor compreensão do papel das geotecnologias em diferentes áreas de atuação, além de contribuírem para a formação e qualificação de futuros profissionais interessados nesse setor em constante evolução.
Palavras-chave: Gestão agrícola; Monitoramento ambiental; Planejamento estratégico; Automação agrícola; Mapeamento e Monitoramento agrícola.
Discente: Guilhermme Pereira Da Silva
Banca: Prof. Dr. Leandro Ítalo Barbosa de Medeiros (Orientador e Presidente – DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Péricles Luiz Picanço Júnior (Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Prof. Me. Deniezio dos Santos Gomes (Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Local: Campus Ministro Petrônio Portela – Centro de Tecnologia
Data: 02/07/2025
Horário: 14:00
Título: Avaliação de imóveis urbanos em três regiões de Teresina, utilizando o método comparativo de dados de mercado.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever a avaliação de imóveis urbanos com características semelhantes em 3 (três) regiões de Teresina – PI, utilizando o método comparativo de dados de mercado, um dos melhores métodos que representa o mercado imobiliário. O trabalho está dividido em seis etapas, a primeira aborda a introdução; a segunda os objetivos do estudo; a terceira parte é fundamentação teórica onde são abordados os aspectos históricos e conceituais sobre avaliações de imóveis no que se refere no valor, pesquisa de valores antecedentes, características da propriedade, introdução aos métodos avaliatórios, evidenciando o método comparativo de dados de mercado. A quarta parte abordou a forma de tratamento dos dados através da homogeneização de valores (metodologia tradicional), critério de Chauvenet e intervalo de confiança; a quinta parte o estudo de caso é baseado na avaliação de três imóveis urbanos situados na cidade de Teresina-PI e por fim as considerações finais.
Palavras-chave: Avaliação; Método comparativo; Imóvel urbano.
Discente: Rafael Soares Castro
Banca: Prof. Me. Deniezio dos Santos Gomes (Orientador e Presidente – DTG/CT/UFPI)
Profª. Drª. Elayne da Silva Figueredo (Examinadora Interna – DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Leandro Ítalo Barbosa de Medeiros (Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Profª. Me. Mirelly de Oliveira Farias (Examinadora Externa – PUC)
Data: 03/07/2025
Horário: 17:00
Local: Centro de Tecnologia, UFPI.
Titulo: Reconstrução tridimensional precisa de um pequeno monumento utilizando técnicas geodésicas, topográficas e fotogramétricas.
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia aplicada para a reconstrução tridimensional precisa do monumento em homenagem ao Ministro Petrônio Portella, localizado na cidade de Teresina – PI, utilizando a integração de técnicas geodésicas, topográficas e fotogramétricas. A pesquisa visa explorar o potencial da modelagem 3D aplicada à documentação de bens culturais urbanos, com foco em precisão geométrica e controle métrico. A metodologia foi estruturada em algumas etapas. Inicialmente, foi realizada a implantação de uma poligonal geodésica de quatro vértices utilizando receptores GNSS de dupla frequência em modo relativo estático, com sessões de rastreio de três horas por ponto. Os dados foram processados com o auxílio do PPP (Posicionamento por Ponto Preciso), gerando coordenadas com alta acurácia e confiabilidade. Na sequência, efetuou-se o levantamento de seis pontos de controle com estação total, a partir de medições de ângulos horizontais, verticais, distâncias inclinadas e horizontais. Esses pontos foram calculados através do software Scilab com base no método da interseção espacial analítica, considerando as coordenadas previamente obtidas dos vértices da poligonal e transformadas em SGL (Sistema Geodésico Local). Os pontos serviram como base para o georreferenciamento fotogramétrico.
O levantamento fotogramétrico foi realizado com uso de uma Aeronave Remotamente Pilotada – RPA (sigla em inglês) DJI Air 2S, responsável pelas imagens aéreas a curta distância, e um RPA FIMI X8 mini para registros complementares. As imagens foram processadas no software Agisoft Metashape, onde foram executadas as etapas de fototriangulação, eliminação de dados espúrios, geração de nuvem de pontos esparsa e densa, malha tridimensional texturizada e ortomosaico das vistas. O modelo tridimensional foi referenciado ao sistema SIRGAS2000 e validado por meio da comparação entre as medidas físicas obtidas no monumento com trena e as distâncias extraídas digitalmente no software. A análise de erro foi conduzida para verificar a consistência entre o modelo digital e as medidas reais. Os resultados mostraram discrepâncias baixas para a maioria das feições medidas, o que evidencia a confiabilidade da metodologia empregada. Assim, o trabalho demonstra que a combinação entre técnicas tradicionais e tecnologias emergentes oferece uma alternativa viável e precisa para a modelagem e documentação de monumentos históricos, contribuindo para a preservação, o estudo e a valorização do patrimônio urbano.
Palavras-chave: Geodésia. Topografia. Fotogrametria. Modelo tridimensional.
Discentes: Luis Felipe Nunes Ribeiro e Weberson de Santana Texeira
Banca: Prof. Dr. Péricles Luiz Picanço Júnior (Orientador e Presidente – DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio Melo (Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Márcio Costa (Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Data: 03/07/2025
Horário: 14:00
Local: Sala 544
Título: Proposta de Banco de Dados Espaciais para a Universidade Federal do Piauí - UFPI
Resumo
Este trabalho desenvolveu um banco de dados geográfico para o campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o objetivo de apoiar a gestão da infraestrutura universitária por meio de uma base de dados espacial estruturada, padronizada e acessível. A proposta fundamentou-se no uso de tecnologias livres, como o Sistema Gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL e sua extensão espacial PostGIS, aliados ao software QGIS para digitalização e visualização. A metodologia envolveu a coleta de dados espaciais reais do campus, sua adequação, modelagem conceitual, lógica e física, além da implementação de uma estrutura relacional capaz de integrar geometrias vetoriais (pontos, linhas e polígonos) com atributos descritivos. Foram aplicadas consultas e análises espaciais que validaram a integridade dos dados e demonstraram a capacidade do sistema em responder a questões práticas de localização, acessibilidade e planejamento físico. Os resultados indicam que a base de dados criada atendeu aos requisitos de consistência, desempenho e interoperabilidade, sendo compatível com os padrões do Open Geospatial Consortium (OGC). A modelagem espacial adotada, baseada no modelo OMT-G, permitiu uma representação precisa e coerente das feições geográficas presentes no campus, como blocos, salas, vias, mobiliário urbanos e outros pontos de interesse. Constatou-se que a utilização do banco de dados geográfico contribui significativamente para a organização institucional, otimizando o uso do espaço e facilitando a integração entre setores acadêmicos e administrativos. Conclui-se que o sistema desenvolvido representa um avanço no processo de informatização e gestão da infraestrutura universitária, além de constituir uma infraestrutura inicial reutilizável em novos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: PostgresSQL. PostGIS. Modelagem Espacial. OMT -G.
Discentes: Davi Miguel Macedo da Silva e Marcos Benicio da Silva
Banca: Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio Melo (Orientador – DTG/CT/UFPI)
Profª. Drª. Elayne da Silva Figueredo (Examinadora Interna – DTG/CT/UFPI)
Esp. Maria Zilda de Oliveira Conceição Lima (Examinadora Externa).
Local: Centro de Tecnologia UFPI.
Data da defesa: 04/07/2025.
Horário: 14:00
Título: Dinâmicas de uso e cobertura do solo no cultivo de cana-de-açúcar: Relações com indicadores socioeconômicos em União – Piauí.
Resumo
O cultivo da cana-de-açúcar é historicamente uma das atividades agrícolas mais relevantes para a economia brasileira, sendo fonte de açúcar, etanol e bioenergia. Nos últimos anos, sua expansão para novas fronteiras agrícolas, como o Nordeste do Brasil, tem gerado impactos significativos no uso e cobertura da terra, com repercussões diretas sobre a dinâmica ambiental e socioeconômica dos territórios. No estado do Piauí, o município de União destaca-se por abrigar a maior usina sucroalcooleira do estado, a COMVAP, evidenciando-se como um polo estratégico para o estudo das transformações territoriais associadas à atividade canavieira. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as mudanças espaciais e temporais do uso e cobertura da terra, associadas ao cultivo da cana-de-açúcar em União (PI), entre os anos de 1985 e 2023, correlacionando tais transformações com indicadores socioeconômicos locais. A pesquisa caracteriza-se como um estudo misto, com abordagem quantitativa, descritiva e exploratória, e ênfase em análises espaciais e temporais. Foram utilizadas geotecnologias como sensoriamento remoto, SIG e geoprocessamento, por meio de plataformas como MapBiomas, Google Earth Engine e QGIS. O estudo foi estruturado em cinco etapas: (i) delimitação da área de estudo, (ii) coleta e processamento de dados geoespaciais, (iii) produção de mapas temáticos multitemporais, (iv) levantamento de indicadores socioeconômicos (PIB per capita, IDHM, emprego no setor agropecuário, renda média, entre outros) e (v) integração e interpretação dos resultados. As análises demonstraram uma expansão significativa da área ocupada pelo cultivo de cana-de-açúcar ao longo das últimas décadas, com redução de vegetação nativa e alteração do padrão de uso da terra. A partir de cruzamentos com os dados socioeconômicos, foi possível observar correlações entre o avanço agrícola e melhorias em indicadores como geração de emprego e renda, embora também se evidenciem desafios, como a pressão sobre os recursos naturais. Os resultados apontam que a expansão do cultivo da cana-de-açúcar em União (PI) desempenhou um papel relevante na transformação da paisagem e no desenvolvimento econômico local. No entanto, também trouxe implicações ambientais e sociais que demandam atenção. A pesquisa reforça a importância das geotecnologias para o monitoramento contínuo da cobertura da terra e destaca a necessidade de um planejamento territorial sustentável, que equilibre produção agrícola, conservação ambiental e qualidade de vida da população. O estudo contribui, assim, para o debate sobre a sustentabilidade no contexto do agronegócio e oferece subsídios técnicos e científicos para a formulação de políticas públicas adequadas à realidade regional.
Palavras-chave: Geotecnologias; Sustentabilidade; Planejamento territorial; Mapeamento ambiental; Desenvolvimento sustentável.
Discente: Carlos Eduardo Prado de Araújo
Banca: Profª. Drª. Elayne da Silva Figueredo (Orientadora e Presidente – DTG/CT/UFPI)
Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio Melo ( Examinador Interno – DTG/CT/UFPI)
Analista Ambiental Thamires da Silva Morais (Examinadora Externa – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina)
Local: Centro de Tecnologia da UFPI
Data de defesa: 04/07/2025
Horário: 16:00
Título: Risco mapeado: retrato geoespacial da dengue no Piauí entre os anos de 2020 e 2024
Resumo
A dengue permanece como um relevante problema de saúde pública no Brasil, com destaque para o estado do Piauí. Entre 2020 e 2024, observou-se variação significativa na distribuição dos casos, culminando em 2024 com mais de 10 mil casos confirmados e 24 óbitos — o maior número de mortes pela doença na última década. Este estudo teve como objetivo analisar a distribuição geoespacial das notificações de dengue nos municípios piauienses, com base em dados do DATASUS e malhas territoriais do IBGE, utilizando o software QGIS. A análise incluiu recortes sociodemográficos por faixa etária e sexo. Em 2020, os mapas temáticos indicaram que a faixa de 0 a 19 anos concentrou casos nos centros urbanos de Teresina, Parnaíba e Picos, influenciada por ambientes escolares e comunitários. Contudo, a possível subnotificação nesse grupo pode estar relacionada à dependência de adultos para acesso aos serviços de saúde. A faixa de 20 a 39 anos apresentou a maior incidência, com ampla dispersão territorial, associada à maior mobilidade e presença no mercado de trabalho. A população de 40 a 59 anos exibiu padrão semelhante, porém menos intenso em áreas menos urbanizadas, destacando-se pelo risco elevado devido à presença de comorbidades. Em indivíduos com 60 anos ou mais, os registros foram menos expressivos e concentrados em áreas urbanas, possivelmente impactados por subdiagnóstico e dificuldades de acesso. Até 2024, os casos se intensificaram, principalmente nas regiões urbanas do sul e centro do estado. Segundo a SESAPI, os municípios com maior número de notificações em 2024 foram Teresina, Currais, Bom Jesus, São João do Piauí e Parnaíba. Tal crescimento pode estar relacionado a fatores climáticos, densidade populacional e fragilidades na infraestrutura sanitária. A persistência da subnotificação, sobretudo em zonas rurais, permanece como um desafio. Conclui-se que a distribuição da dengue no Piauí, no período analisado, apresenta forte componente urbano e socioespacial, sendo fundamental considerar variáveis sociodemográficas na formulação de políticas públicas mais eficazes para o controle da doença.
Palavras-chave: Dengue. Geoprocessamento. Análise Espacial. Mapeamento. epidemiologia geoespacial.
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1344 01/07/2025 00:56