Retrospectiva 2025
A retrospectiva de 2025 marca um ano de intenso trabalho e importantes conquistas da Coordenação, pautado pelo compromisso com o fortalecimento da graduação em Engenharia Agronômica, com a ampliação da visibilidade acadêmica e a melhoria da operacionalidade do curso. Ao longo do período, diversas ações estratégicas foram implementadas, envolvendo planejamento, diálogo permanente com a comunidade acadêmica e articulação com instâncias institucionais e parceiros externos, resultando em avanços significativos na gestão acadêmica, na formação discente e no posicionamento do curso no âmbito regional e nacional.
O processo de atualização do projeto pedagógico do curso encontra-se em andamento. Para dar prosseguimento às ações de revisão e adequação, foram realizadas reuniões periódicas com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), e diversas questões, como novas disciplinas (Fruticultura Temperada, Escrita Científica e Inteligência Artificial), e a curricularização da extensão, por exemplo, já tem encaminhamentos definidos. Como ações futuras, estão planejadas atualizações dos componentes curriculares, conforme a demanda atual da profissão.
Em 2025, a coordenação de Engenharia Agronômica estruturou projetos didáticos de mostra acadêmica para a popularização do curso perante a ampla sociedade. Diversos materiais como, exemplars de rochas, solos, miniaturas de maquinários agrícolas, caixas entomológicas, coleções de sementes, etc foram planejados. Materiais visuais, como banners e folders informativos foram produzidos. Também houve um treinamento com os alunos para a difusão das informações em linguagem simples. A ação teve participação de docentes e discentes do CCA/UFPI. Todo a programação está apta a ser levada as escolas, e espaçoes abertos para mostras de profissões, alinhando ensino, pesquisa e extensão.
Como primeiras iniciativas práticas, o curso de Engenharia Agronômica esteve presente na Feira de Profissões da Bright School (Career Fair). O espaço contou com momentos de diálogo conduzidos por docentes e discentes de Agronomia, Zootecnia e Veterinária, destacando as possibilidades de atuação profissional, e a integração entre os três cursos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí.
E na EXPOAPI 2025, o curso de Engenharia Agronômica foi apresentado, num espaço de identidade com a profissão. Essa oportunidade foi muito dinâmica, visto que a Exposição constitui, justamente, o nosso mercado de trabalho.
No início do segundo semestre de 2025, realizou-se o Encontro Pedagógico no auditório do CCA, promovido em conjunto pelas coordenações dos cursos e pró-reitorias (PREG e PRAEC) com o objetivo de integrar gestão e corpo docente. Esse espaço também possibilitou a perspectiva de fortalecimento dos vínculos institucionais e de formação técnica e acadêmica para o ensino dos professores do curso. Houve ainda o momento de diálogo com as representantes e piscólogas da Sala Lilás, onde informações e orientações foram discutidas.
Sobre a gestão da Grade Curricular do Curso, os horários de diversos períodos foram reestruturados para o máximo encaixe em blocos. A organização dos semestres em turnos alternados, favorece a fluência da formação, reduzindo o atraso pela retenção agravada pelo choque de horários entre os períodos. Estas questões acentuavam a evasão, visto que muitos alunos precisam conciliar trabalho e estudos - ponto da organização que favorece ainda o engajamento na própria Iniciação Científica com bolsa.
Para os alunos ingressantes, a 1ª Cerimônia do Chapéu foi, além de um marco, um momento de incentivo, acolhida e motivação. Trazer para a proximidade dos calouros de Engenharia Agronômica, autoridades como reitores, diretores, docentes e empresas, reverbera a conquista do acesso ao Ensino Superior na Universidade Federal do Piauí. E a entrega do símbolo da profissão, o chapéu, na ocasião patrocinado pelo Grupo Progresso, Aprosoja e Integração Rural, concretizou a nova etapa de vida.
Sobre parcerias, várias empresas foram adicionadas aos estágios, em gestão conjunta à coordenação de estágios. Somamos 17 empresas em 2025. Para que o aumento continue a coordenação de Engenharia Agronômica/CCA tem promovido a visita presencial das empresas ao Centro, incluindo apresentações dos programas de estágios no período de vigência dos respectivos editais. Nessas ocasiões são também planejadas mentorias, sobre posicionamento profissional e para o treinamento da inserção assertiva no mercado de trabalho.
A Coordenação do curso de Engenharia Agronômica iniciou também o contato com os graduandos egressos, a fim de acompanhar sua inserção profissional, e sua situação acadêmica e laboral atual. Mantemos um grupo de whatsapp, além do contato por e-mail, para levantamento de informações como desafios e sucessos no mercado de trabalho.
Em 2026, continuaremos trabalhando pelo sucesso do Curso de Engenharia Agronômica e de seus egressos.
Profa. Mara LJ Oliveira
Coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1521 29/01/2026 14:20