CCE - EDUCAÇÃO NO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA - Presencial - Teresina - PROCAMPO

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCACAO - CCE

Notícias

Visita dos Avaliadores do MEC


VISITA DO MEC PARA RECONHECIMENTO DO CURSO

 

A Licenciatura em Educação do Campo, Campus Ministro Petrônio Portela –UFPI, receberá entre os dias 27 a 30 de março a visita dos professores avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), no intuito de outorgar o reconhecimento do curso. Durante a visita, os avaliadores se reúnem com a coordenação, professores e estudantes da LEDOC’s.

A avaliação do MEC é feita com base nos instrumentos do INEP e leva em consideração quatro importantes dimensões que atestam a qualidade do curso: o contexto educacional (plano e projeto pedagógico do curso), a formação docentes (especialmente qualificação e produção), infraestrutura dos prédios (salas, laboratórios, acessibilidade, etc.) e requisitos legais (diretrizes do curso e disciplinas obrigatórias).

A nota pretendida por todos os envolvidos é 5, adotada como qualificação excelente. As notas 3 e 4, são bom e muito bom, respectivamente. Já as notas 1 e 2 são insuficientes e suficientes, nesta ordem. 

A visita do MEC e o consequente reconhecimento do curso, a LEDOC de Teresina, entra em um novo estágio: a sua consolidação. Sua institucionalização precisa ser melhorada, tornar-se integrante do rol de cursos permanentes de licenciatura da UFPI. A vinda do MEC é um importante passo para essa institucionalização acontecer.

O reconhecimento da LEDOC fortalece o CURSO, traz mais segurança para os alunos ativos e garante o ingresso de novos estudantes na Licenciatura. Ter um curso reconhecido como excelente mostra que estamos no caminho certo para nos tornarmos uma referência na formação desses professores para o Campo.

Portanto, é importante e fundamental a participação dos discentes, docentes e técnicos com foco em contribuir, da melhor maneira possível, para conquistarmos uma boa avaliação. Esse momento é fundamental para garantir a continuidade do curso. As dificuldades não deixarão de existir com a visita dos avaliadores, porém, com uma boa avaliação teremos mais forças para supera-las.

Vamos lembrar que o curso foi uma conquista dos movimentos sociais, garantir sua continuidade é um desafio para todos nós. Por isso, vamos juntos conquistar uma ótima avaliação.

 

Teresina, 14 de março de 2019

 

Atenciosamente

Ariosto Moura da silva

Adriano Santana Soares


Notícia cadastrada em 14/03/2019 10:49  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.251 10/12/2019 18:20