CPCE - EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - Presencial - Bom Jesus - PROCAMPO

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS/UFPI - CPCE

Notícias

Professores da LEDOC visitam comunidades


Desde o dia 27 de fevereiro, os professores da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) estão envolvidos em visitas às comunidades em que seus alunos vivem. A sequência de idas a campo faz parte da programação do Tempo Comunidade do curso, obedecendo ao princípio norteador da pedagogia da alternância, em que uma parte do período letivo se desenvolve na universidade e a outra nas comunidades dos estudantes.

 

Os assentamentos e povoados visitados fazem parte de diversos municípios da região sul do Piauí, dentre eles Bom Jesus, Currais, Cristino Castro, Santa Luz, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurgueia, Curimatá, Júlio Borges, Colônia do Gurgueia e Eliseu Martins. A programação itinerante engloba os alunos de todos os períodos do curso, cuja turma mais avançada está no quarto semestre. As visitas têm o objetivo de promover atividades de reconhecimento, diagnóstico e extensão, além de realizar estudos para elaboração de propostas de intervenção diante das principais demandas de cada comunidade.

 

Os professores, até o momento, têm tido excelente recepção por parte dos estudantes e demais moradores dos locais visitados. Os docentes, em alguns casos, chegaram a presenciar acontecimentos importantes, como a ligação de energia elétrica pela primeira vez no povoado Barra do Sítio, em Cristino Castro.

 

O curso de Licenciatura em Educação do Campo é voltado para a formação de professores de zona rural e a reflexão humanística acerca da realidade dos povos do campo. 


Notícia cadastrada em 26/04/2016 10:27  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 19:31