CSHNB - EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA - Presencial - Picos - PROCAMPO

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS - CSHNB

Notícias

Colação de Grau da segunda turma egressa da LEdoC



O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) traz no cerne de seu desenvolvimento a articulação entre os saberes camponeses e os saberes acadêmicos, objetivando a construção de uma educação contextualizada com a realidade dos povos do campo inseridos no curso. O reconhecimento da compreensão dos princípios de desenvolvimento da Educação do Campo pautados no modo de vida dos camponeses, bem como a sua valorização, puderam ser acompanhadas na cerimônia de Colação de Grau da segunda turma egressa da LEdoC, da Universidade Federal do UFPI, ocorrido no dia 27 de março de 2019. 

 

Na oportunidade do evento, o formando Francisco da Costa Santos e a Prof.ª Dr.ª Patrícia Sara Lopes Melo, por meio de uma singela troca entre um chapéu de couro, parte da indumentária utilizada pelos vaqueiros no sertão nordestino, e o capelo, acessório representativo na outorga do grau acadêmico. A cena foi regada a muitos aplausos e retratou bem a realidade e valorização de todos os saberes.

Veja o vídeo: https://youtu.be/RvDpBoKcjio

 

O curso possui caráter regular e se desenvolve através da Pedagogia da Alternância, apoiando-se em duas dimensões de alternância formativa integradas: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. As atividades que configuram a dimensão Tempo Comunidade são realizadas no espaço socioprofissional e familiar do aluno, para que ele possa refletir sobre os problemas, discutir com a comunidade, com os movimentos sociais, com colegas e familiares, levantando hipóteses acerca das soluções possíveis. Esta dimensão se concretiza em sala de aula, a cada retorno para as atividades de Tempo Universidade, mediante discussões e socializações.

 

Os saberes da experiência são aliados aos conhecimentos científicos, formando profissionais capazes de desenvolver uma prática docente comprometida com as problemáticas do campo. Isso significa que a formação ocorre em ação, o que gera uma práxis transformadora. As experiências da Pedagogia da Alternância, imbricadas nos movimentos sociais populares, parecem sinalizar um novo projeto de sociedade e de educação.


Notícia cadastrada em 02/04/2019 16:46  

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