CCE - COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCACAO - CCE

Notícias

“Mídia e golpe de estado no Brasil atual” foi tema de palestra na UFPI


Prof. Dr. Luiz Alberto Grijó, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), debateu o tema com a comunidade acadêmica

Resultado de parceria com outras universidades, essa é a quarta palestra desse semestre promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI). A palestra, com a temática “A Democracia Sequestrada: Mídia e Golpe de Estado no Brasil Atual”, aconteceu no último dia 15, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Grijó, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento contou com a presença de professores, estudantes da Graduação e da Pós-Graduação. A palestra fez um resgate de acontecimentos importantes da História do Brasil e mostrou como mídia e política estão ligadas. Apontando as consequências que esse processo de aparelhamento causou na Democracia e como tudo isso influencia no quadro da política atual brasileira. "É absolutamente conveniente para a mídia se colocar na posição de quarto poder. Isso constrói um lugar no jogo da política e das disputas sociais e fortalece o poder”, afirma o Prof. Dr. Luiz Grijó.

A Prof. Drª. Nilsângela Cardoso, do PPGCOM da UFPI, explica como é o processo de organização e seleção das palestras que estão ocorrendo no Programa. “Aproveitamos a vinda de alguns professores de outras universidades para as bancas de defesa de Mestrado no PPGCOM. Então, a partir da temática que eles estão atualmente pesquisando, solicitamos a palestra”, explica. A professora ainda ressalta a importância dessas parcerias, não só com professores de fora, mas com os próprios docentes da UFPI também.

"Essa movimentação desperta interesse. É importante saber que os professores estão produzindo em outros estados e que podemos debater com eles. Cria maior interesse pela pesquisa, tanto na nossa área, mas também sabendo que é possível fazer um elo com outras áreas”, afirma Daline Silva, estudante da Graduação em Comunicação da UFPI, que participou do debate.

 

Texto: Bárbara Marreiros (Aluna do 4º período de Jornalismo da UFPI) 


Notícia cadastrada em 19/05/2017 11:58  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.769 19/08/2022 08:24