CCHL - CIÊNCIA POLÍTICA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Notícias

Informe sobre oferta de disciplinas - período 2020.3


Foi aprovado pelo Colegiado do curso a oferta de disciplinas no período 2020.3. Este funciona como um período especial e não como um período regular (de final .1 e .2). Logo, ele ocorre em um período de tempo menor (45 dias letivos neste caso). O período 2020.1 continua suspenso, ou seja, ele não foi cancelado.

Até chegarmos a esta decisão, passamos por algumas etapas. Realizamos uma sondagem inicial com vocês, tivemos diversas reuniões internas no curso e no CCHL, diálogos constantes com a administração superior da UFPI, bem foram ofertados cursos de capacitação dos professores da instituição. Após este tempo de debate e construção, houve a aprovação da nova resolução (048/2020) pelo CEPEX (Conselho que define regramentos e os calendários da graduação e da pós-graduação na UFPI). Conforme a resolução aprovada, a Coordenação do curso não é obrigada a ofertar componentes neste período e os discentes não são obrigados a cursar disciplinas, pois se trata de um período especial.

Ainda assim, dada a excepcionalidade do momento em que estamos vivendo, entendemos que precisávamos ouvir novamente os discentes para fundamentar nossa decisão. Aplicamos um novo questionário por meio do google forms que contou com 79 respondentes (quase 60% dos discentes com matrícula ativa no curso), o que para um survey online indica uma taxa de resposta bem aceitável. Do total dos respondentes, 90% foi favorável ao período 2020.3 e 89% indicou que possuem condições de assistirem vídeos utilizando a rede de internet domiciliar.

Para decidirmos sobre o retorno às aulas, levamos em conta este posicionamento expressivo dos discentes do curso e suas demandas por disciplinas específicas, o que nos levou a entenderemos que era necessária a oferta e disciplinas no período 2020.3, buscando contemplar os seguintes critérios: (1) atender os possíveis formandos; (2) possibilitar que discentes de todos os períodos do curso pudem cursar disciplinas; (3) garantir a diversidade temática das disciplinas; (4) ofertar disciplinas optativas (lembrando que os discentes do curso precisam cursar cinco disciplinas optativas ao longo do curso); (5) ofertar disciplinas de TCC; (6) ofertar componentes no turno da noite, ainda que fosse inviável que somente fosse ofertado à noite, considerando que estamos ofertando 10 disciplinas. Para isso, pensamos em uma oferta inicial em que todos os professores em exercício do curso irão ministrar disciplinas, principalmente, levando-se em consideração as demandas dos discentes. Em breve, divulgaremos a lista oficial das disciplinas, com seus respectivos horários fechados. 

Por isso, peço que fiquem atentos ao calendário do período 2020.3. A matrícula somente ocorrerá de 1 a 8 de agosto, conforme o calendário. Por isso, somente serão considerados os e-mails enviados neste período indicado no calendário abaixo. Ao solicitarem, peço que avaliem e ponderem quantas e quais disciplinas irão cursar, pois não haverá período para trancamento. Por isso, vejam o que é possível cursar, de fato, considerando o curto período (45 dias letivos) e a carga horária de cada disciplina (60h).

Esta Coordenação se coloca para tirar qualquer dúvida que os discentes tenham. Temos mantido contato e diálogo constante também com a representante discente e com o Centro Acadêmico do curso, tentando esclarecer todas as dúvidas e questionamentos.

Abaixo, encaminhamos o calendário do periodo 2020.3. Peço que leiam com atenção e fiquem atentos/as aos prazos. 

Atenciosamente, 


Notícia cadastrada em 23/07/2020 11:27  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1068 18/04/2024 04:52