CT - ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA - CT

Notícias

CONVITE: Defesa de TCC 2020.1


CONVITE: Defesa de TCC 2020.1

A coordenação do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura tem a honra e a digna satisfação de convidá-lo(a) para as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ano/semestre 2020.1, dos seguintes discentes:


1) DISCENTES: Antônio Robert Pereira Cavalcante e Éllen Cristina Santos Pereira

ORIENTAÇÃO: Professor Dr. Péricles Luiz Picanço Júnior

BANCA:       

Mestre Ewerton Chaves Moreira Torres

Mestre Lineardo Ferreira de Sampaio de Mello

Doutor Péricles Luiz Picanço Júnior

 

DATA: 29/01/2021 – 10h

LOCAL: Google Meeting - https://meet.google.com/bew-awmb-qoj

 

TÍTULO:

MAPA DO ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

 RESUMO:

A mobilidade centrada nas pessoas que caminham representa condição indispensável para o melhor planejamento e gestão de áreas urbanas. Apesar disso, os investimentos em transporte urbano priorizam a infraestrutura para deslocamentos motorizados, em detrimento da desvalorização da caminhada. O índice de caminhabilidade é uma ferramenta importante para a avaliação do lugar destinado ao pedestre que permite compreender melhor a qualidade da espacialidade. O objetivo deste trabalho é elaborar um mapa do índice de caminhabilidade do campus universitário Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí. O índice proposto consiste em 13 critérios selecionados em pesquisa bibliográfica e agrupados em temas de maior abrangência: caminhada segura, proveitosa, confortável e interessante, onde esses critérios. Os dados dos critérios foram levantados em campo com o preenchimento de formulários e registros fotográficos, tratados no software Excel e, por fim, gerando o mapa de Caminhabilidade do Campus, através do QGIS. Na avaliação dos critérios e cálculos dos índices de caminhabilidade, analisou-se o seguinte:  O critério Segurança para os trechos levantados no campus obteve resultado regular, já o critério de Caminhada Proveitosa obteve resultado bom. Outro critério analisado foi o de Conforto, no qual os trechos levantados obtiveram um resultado ruim, o critério Caminhada Interessante variou de regular para bom. O resultado do trabalho foi a produção do mapa do índice de caminhabilidade, no qual foi representado tematicamente a variação entre 1 (Ruim) e 3 (Bom), do índice, permitindo aos gestores do campus a avaliação da caminhabilidade por trecho de calçada levantado e a identificação das características mais críticas a serem trabalhadas. Os resultados podem subsidiar planos e projetos que promovam uma caminhada mais confortável, implementando a melhoria da infraestrutura e mobilidade do campus e a qualidade de vida da comunidade universitária. 

 PALAVRAS-CHAVE: Mapeamento, Índice de caminhabilidade, Pendonal, Mobilidade

 

2)DISCENTE: Joana Magnolia Alves Maracaipe

ORIENTAÇÃO: Professora Doutora Dinameres Aparecida Antunes

BANCA:       

Doutora Elisana Milan

Mestre Lineardo Ferreira de Sampaio de Mello

Doutora Dinameres Aparecida Antunes

DATA: 29 de janeiro de 2021 - 14h.

LOCAL: Google Meeting https://meet.google.com/utd-odet-wfi?authuser=0


TÍTULO:

MAPEAMENTO DE RISCO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS PARA O PARQUE DAS NASCENTES DO RIO PARNAÍBA E ÁREA DE ENTORNO

RESUMO:

O fogo é um dos agentes mais ameaçadores das UCs brasileiras, quando descontrolado, pode ocasionar incêndios responsáveis pela devastação de extensos ecossistemas, neste contexto, torna-se um elemento e grande relevância para os gestores e órgão competentes. No Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, os incêndios florestais são causadores da degradação e fragmentação da cobertura vegetal. O objetivo desse trabalho é realizar um mapeamento de risco de incêndios florestais na área do parque e seu entorno, por meio das geotecnologias e a álgebra de mapas. Os fatores relevantes para o estudo foram: hipsometria, declividade, proximidade da rede hidrográfica, proximidade da malha viária e uso e ocupação da terra. Os mapas de cada variável foram executados mediante atribuição de coeficientes que indicam o grau de perigo ou risco de fogo, a integração dos mapas de risco, através do uso de um modelo de ponderação, resultou no mapeamento de risco de incêndios florestais da área de estudo. Com base no mapa final, analisou-se que: aproximadamente 3,4%, da área, pertencem a classe de risco baixo, 42,12% a classe de risco moderado, já as classes de risco alto e muito alto, ocuparam, respectivamente, 8,62% e 45,86% da área estudada.  Os resultados mostraram que a UC se encontra sob alto risco de incêndios florestais e permite a análise das áreas prioritárias para ações preventivas e de combate a incêndios, além de comprovar a eficácia das técnicas de Sensoriamento Remoto, Cartografia Digital e Procedimento Digital de Imagens no levantamento e análise de dados ambientais.  

PALAVRAS-CHAVE: Mapa de risco; Unidades de conservação; Geotecnologias; Incêndios florestais.

 

Contamos com a participação de todos.

Atenciosamente,

Coordenação do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
Universidade Federal do Piauí

Notícia cadastrada em 25/01/2021 21:09  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1069 19/04/2024 20:07