CPCE - EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - Presencial - Bom Jesus - PROCAMPO

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS/UFPI - CPCE

Notícias

LEDOC/CPCE REALIZA O 14º SEMINÁRIO INTEGRADOR E O 2º SEMINÁRIO DE ESTÁGIO


O Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí (LEDOC-CPCE/UFPI), realizou nos dias 26 e 27 de abril de 2022, o 14º Seminário Integrador e o 2º Seminário de Estágio com o tema Territórios de saberes: comunidade, escola e universidade na construção da Educação do Campo.


A Sessão I, intitulada Territórios camponeses e a educação do campo no estado do Piauí, possibilitou a leitura dos territórios camponeses do Estado do Piauí a partir dos conflitos socioambientais, das alternativas socioprodutivas e culturais e da relação escola-comunidade-universidade e do papel do Estado. Após a abertura da atividade pela Coordenação da LEDOC e Comissão de Mística, contamos com a participação do professor Altamiran Ribeiro (EFA/CTP) que realizou uma análise da conjuntura da Educação do Campo e dos territórios camponeses do Estado do Piauí. Em seguida, aprofundamos a leitura dos territórios camponeses do estado do Piauí, a partir das apresentações das sínteses dos grupos de trabalho, realizadas pelos estudantes da LEDOC.

 

Na sessão II, O estágio supervisionado: aprendizados, desafios e possibilidades, refletimos sobre o estágio supervisionado, considerando as escolas do campo como estruturas fundamentais da territorialização camponesa. A partir da acolhida realizada pela Comissão de mística, iniciamos uma aproximação ao tema, assistindo a um vídeo da professora Mônica Molina abordando os sentidos do estágio na Educação do Campo, mediada por Francisca Sousa, discente do Curso. Em seguida, a professora Adriana Monteiro, Coordenadora do Estágio, coordenou o debate que contou com a participação de Laésio Santos, professor da educação básica e egresso da LEDOC e supervisor de estágio, e com a partilha das reflexões do grupo de trabalho composto pelos estudantes da LEDOC que estão cursando o Estágio III e IV nas escolas do campo no presente semestre.

 

Durante os dois dias do evento a presença dos discentes e docentes da LEDOC e das pessoas convidadas permitiu a troca de saberes e a construção coletiva de reflexões que reafirmaram a leitura dos territórios e a realização dos estágios supervisionados como dimensões teórico-práticas da licenciatura em Educação do Campo; e a relevância da construção de metodologias participativas, pautadas na auto-organização e no fortalecimento dos vínculos dos discentes da LEDOC com os territórios do Estado do Piauí.  O evento foi realizado de forma remota em decorrência das restrições da pandemia da COVID-19.

 

 

Fonte: Professoras Sheila Nogueira e Ângela Maria Visgueira

 

 

 


Notícia cadastrada em 06/05/2022 10:46  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 13:35