UFDPar - FISIOTERAPIA - Presencial - Parnaíba

 

Curso  Nível  Graduação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPar

Notícias

Pesquisa do LAMCEF é publicada na Revista Brasileira de Neurologia


O grupo de pesquisa do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade (LAMCEF), do Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba), teve artigo publicado na Revista Brasileira de Neurologia (classificada como B2 pelo sistema CAPES). Intitulado "Electroencephalographic analysis in left hemiparesis: a case study" (Análise eletroencefalográfica na hemiparesia à esquerda: um estudo de caso), o artigo é resultado de pesquisa financiada pelo CNPq e realizada pelos docentes do curso de Fisioterapia Dr. Victor Hugo Bastos e Me. Dionis Machado, contando ainda com a participação dos alunos Rayele Moreira, Ana Paula Santos e Sebastião Batista, do 9º período, e Gláucia Alves, 6º período.

O estudo avaliou, por meio da eletroencefalografia, as alterações nas bandas alfa, beta e gama em regiões corticais distintas do cérebro ao medir a variação da potência absoluta decorrente da execução do gesto motor de alimentação. O estudo foi feito em um paciente de 60 anos, destro, com paralisia do lado esquerdo do corpo (hemiparesia).

A professora Dionis Machado explica que, durante a pesquisa, "o paciente foi submetido a cinco medidas eletroencefalográficas em condições experimentais distintas: repouso inicial, prática motora, sistema de neurônios espelho, imagética e repouso final".

No final do estudo, concluiu-se que os recursos (sistema de neurônios espelho e imagética motora) podem ser utilizados como ferramentas na reabilitação de indivíduos afetados com lesões cerebrais que comprometeram movimentos corporais, sendo complementares ao movimento voluntário. Os pesquisadores destacam que há a necessidade de novas pesquisas com um número maior de participantes e envolvendo a utilização de tais ferramentas na reabilitação prática de pacientes com acidente vascular cerebral e na recuperação funcional destes indivíduos.

"O curso de Fisioterapia mostra-se extremamente satisfeito com os resultados do trabalho e mantém o foco no processo ensino, pesquisa e extensão", afirmou a Prof.ª Dionis Machado.


Notícia cadastrada em 03/02/2014 17:23  

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 12:00