CPCE - ENGENHARIA FLORESTAL - Presencial - Bom Jesus

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS/UFPI - CPCE

n. VIVEIRO FLORESTAL

O Viveiro de Mudas do curso de Engenharia Florestal, localizado no Campus Profa. Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí – CPCE/UFPI, foi construído e inaugurado no ano de 2019 com recursos do Projeto de P&D-07130-0044/2016 da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (TAESA), do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto foi elaborado e executado pelos professores do curso de Engenharia Florestal: Andressa Ribeiro, Antonio Carlos Ferraz Filho, Bruna Anair Souto Dias e Séfora Gil Gomes de Farias. O espaço dispõe de uma área de aproximadamente de 2.500m2, distribuídos em casa de vegetação, casas de sombra, minijardim clonal (vasos), galpão de serviços, canteiros, bancadas e área a pleno sol, com irrigação automatizada em todos os ambientes de produção de mudas. O viveiro conta com uma estrutura adequada para atender às demandas do curso, dando suporte às atividades de ensino (aulas práticas), pesquisa e extensão.
 
A produção de mudas no viveiro é realizada de forma contínua para que os discentes tenham oportunidade de conhecer as espécies e colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas ao longo do curso de Engenharia Florestal. O viveiro produz mudas de espécies nativas e exóticas, tanto via seminal como clonal, com prioridade para produção de mudas de espécies florestais nativas da região. O viveiro tem a política de doação de mudas remanescentes para instituições e sociedade civil, quando possível.
 
A equipe do viveiro conta com apoio de uma técnica e funcionários que auxiliam na manutenção, além do apoio dos professores e estudantes envolvidos nas atividades realizadas no local.
 

Para solicitação de uso dos espaços do viveiro florestal enviar e-mail para: viveiroflorestal.cpce@ufpi.edu.br





SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 04:31