Teresina, 29 de Março de 2024

Notícia

Professor do Departamento de Física da UFPI é eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
21/08/2019 09:44

O professor Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto, do Departamento de Física da UFPI e atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais, foi eleito para compor o quadro de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), instituição centenária e uma das mais importantes sociedades científicas do País. O resultado foi divulgado pela ABC no final do ano de 2018.

O professor Bartolomeu Viana e o Departamento de Física da UFPI comemoram a indicação e reconhecimento por parte da comunidade científica. O mesmo é o segundo professor do DF a pertencer aos quadros da ABC, sendo o primeiro em física experimental a lograr êxito em tal posição. Segundo o mesmo "Isso é fruto da produção de todo um grupo de pesquisadores experimentais do laboratório de Física dos Materiais do CCN e LIMAV que trabalham em conjunto e colaboram na pesquisas desenvolvidas".

No dia 28 de agosto, quarta-feira, das 9h às 16h15, a ABC promove, no Instituto Internacional de Física da UFRN, o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Regional Nordeste & Espírito Santo, para o período de 2019 a 2023.

Na ocasião, cinco jovens cientistas apresentarão suas pesquisas: Bartolomeu Cruz Viana Neto (Ciências Físicas / UFPI), Felipe Bohn (Ciências Físicas / UFRN), Luiz Felipe Cavalcanti Pereira (Ciências Físicas / UFRN), Pierre Basílio Almeida Fechine (Ciências Químicas / UFC) e Roberto Cesar Pereira Lima Junior (Ciências Biomédicas / UFC).

Sobre o professor Bartolomeu Viana:

Possui graduação em Licenciatura em Física (2003) e em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará. Realizou estágio de Pós Doutorado no departamento de Física da The Pennsylvania State University sob a supervisão do professor Mauricio Terrones, 2013-2014. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: nanociência, espectroscopia Raman e infravermelho, microscopia eletrônica, caracterização de nanomateriais. Atualmente é Professor Associado I do departamento de Física da Universidade Federal do Piauí, Pesquisador nível 2 do CNPq e está na coordenação do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências 2019-2023 e Secretário Regional (Piauí) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) 2018-2020.

Currículo Lattes do professor Bartolomeu Viana

Evento da Academia Brasileira de Ciências