Teresina, 19 de Abril de 2024

Notícia

11/11/2019 09:15

O ÁFRICA BRASIL - VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Direitos Humanos (UESPI); VIII Colóquio de Literatura Afro-Brasileira e Africana; V Salão do Livro Universitário da UESPI e II Encontro Internacional de Culturas Afrodescendentes e Indígenas da América Latina e Caribe – UESPI / ADHILAC Brasil, a se realizarem nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019, proporcionarão momentos de reflexão sobre narrativas e Direitos Humanos, no âmbito dos estudos interdisciplinares no que tange as áreas de literatura, cultura e história.

O contexto acadêmico, social e político brasileiro atual continua demandando uma reorientação teórico-reflexiva para enfrentar os entraves que se apresentam a partir da imposição de novas políticas educacionais que tem se pautado por uma visão unilateral manifestadano corte de orçamento das várias áreas governamentais, em meio a uma grave crise econômica e política que se apresenta já a um tempo considerável. Há um retrocesso no que se refere ao reconhecimento da diversidade enquanto valor característico da sociedade brasileira e por conseguinte,das matrizes culturais indígenas, africanas e afro-brasileiras.

A disciplina História ganha cada vez mais relevância em tempos de negacionismo, visto que torna-se missão da educação e dos Direitos Humanos combater o obscurantismo na área das ciências humanas, reativando a importância do estudo da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, especialmente nos artigos 26A e 79B.

Nesta edição, o ÁFRICA BRASIL que tem como tema Narrativas e Direitos Humanos, projeta a importância dos estudos literários, uma vez que narrativizar o mundo é próprio dos literatos, historiadores, contadores de história e demais sujeitos. Na esteira de Homi Bhabha, Gayatri Spivak, apoiados em Achile Mbembe, Kwame Anthony Appiah, Valentim Yves Mudimbe, Jan Vansina, Joseph Zi-Berbo, A Hampaté Bá Carlos Moore, Kabengele Munanga, Angela Davis, Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, Eduardo de Assis Duarte, Leda Martins, Elio Ferreira e tantos outros teóricos (as) africanos e afro-brasileiros (as). Os registros e narrativas orais nos permitiu ao longo da história apreendemos o valor da história e das culturas africanas e afro-brasileiras como passo de mudança de paradigma, abarcando as diferenças e reconstruindo outros modos de enfrentamento. No âmbito do África Brasil, nas conferências, mesas redondas, simpósios e debates africanos, afro-brasileiros e indígenas terão como espaço de trânsito as narrativas de vida, de pesquisa históricas e literárias. Assim, realizar-se-ão instâncias de socialização e de construção de conhecimento.

20.11.19 (quarta-feira)

CREDENCIAMENTO

Local: Auditório do Pirajá - Reitoria - Campus Poeta Torquato Neto (UESPI)

CREDENCIAMENTO