Teresina, 19 de Abril de 2024

Aula pública: “História do Piauí acessível a todos”
11/11/2019 10:01

Aula pública “História do Piauí acessível a todos” tem cordel, música e livros que ajudam a contar a história do Estado

O livro “A cidade sob o fogo: modernização e violência policial em Teresina (1937-1945)”, do professor e historiador Francisco Alcides Filho, foi transformado em cordel pelo estudante Janailson de Abreu. A proposta foi usar a literatura de cordel para apresentar a obra de forma didática e acessível. “Já apresentamos na praça e várias pessoas acharam interessante, muitos se identificaram, dizendo que viveram nessa época. Foi algo que tornou mais próximo das pessoas que passaram por ali”, informou a estudante Camila Nayra dos Santos Silva, do 6º período do Curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O cordel fez parte da exposição da Aula pública: “História do Piauí acessível a todos”, realizada na manhã da útima terça-feira (05), no Hall do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). A atividade integrou a programação do II Simpósio de História PET-PIBID.

Segundo a Profa. Dra. Claudia Fontineles (uma das coordenadoras do evento), o Simpósio foi resultado de parceria entre o Departamento de História e a Pós-Graduação em História, sendo promovido pelos vários programas que compõem o curso, prioritariamente, pelos Programas de Educação Tutorial (PET) de História e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História, e Residência Pedagógica. A aula pública fez parte do projeto de extensão “História do Piauí acessível a todos”, coordenado pela docente. “Nesse projeto, temos como finalidade expor a produção dos professores do Departamento de História e da Pós-graduação em História do Brasil. Estão aqui expostos os principais materiais, grande parte publicada pela EDUFPI, e tem outras obras produzidas em parceria com professores de outros estados e de outros países, e publicadas por outras editoras nacionais. A tentativa é que a gente evidencie quais são os projetos, ações, pesquisas e, também, o campo do ensino, o campo do ensino é um campo bastante consolidado na UFPI, no Curso de História”, declarou.

A estudante Lara Furtado Lemos destacou que a ação foi importante porque permitiu que o público tivesse acesso ao que é produzido dentro da Instituição. “A proposta do trabalho é transformar essa história que a gente conhece e passa um tempão estudando acessível para todo mundo. De que vale o conhecimento se ele não é transmitido, conversado e compartilhado? A nossa proposta é aproveitar o momento para compartilhar conhecimento. Muitos desses livros passam pela trajetória das pessoas e muitas nem conseguem imaginar. Por exemplo: tem livros que falam da história da inserção da mulher no ensino superior, e somos mulheres e não sabemos exatamente como essas mulheres chegaram aqui. Falam sobre a construção de um bairro, as pessoas moram nos bairros e não sabem. Então, é trazer isso para conversar e compartilhar um pouco”, destacou.

Cajuína, música de Caetano Veloso, também fez parte da programação da aula pública. “A História se multifaceta em diversos campos e vamos mostrar esse campo mais cultural, o campo da diversidade da música. Vamos valorizar artistas piauienses. Serão apresentadas músicas sobre o Piauí, como a Cajuína de Caetano Veloso, e músicas de artistas piauienses, como Validuaté e Florais da Terra Quente”, informou a estudante Mariana Rita de Paula, responsável pela programação musical do evento.

Fonte: https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/34028-aula-publica-historia-do-piaui-acessivel-a-todos-tem-cordel-musica-e-livros-que-ajudam-a-contar-a-historia-do-estado-3