fernando aguiar luz

CMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CMRV

CMR0180 - FISIOTERAPIA COMUNITARIA E SAUDE DA FAMILIA - Turma: 01 (2015.1)

Visualização de Notícia
  • Ajuste aula amanhã dia 29 de abril de 2015
  • 28/04/2015 19:44
  • Texto:

Estimados alunos,

Boa noite!

Escrevo para informar que não poderei estar presente na nossa aula de amanhã, dia 29 de abril de 2015, na disciplina de Fisioterapia Comunitária e Saúde da Família, em virtude da convocação para composição da banca de concurso para professor substituto em nosso curso de graduação.

Exposto isso, aproveito para solicitar a realização de uma atividade escrita, em que os alunos se dividirão nos mesmos grupos dos três banners de doenças transmissíveis (DT) e um grupo de doenças não transmissíveis (DCNT). Deverá ser realizada uma pesquisa no site de dados públicos em saúde, do Ministério da Saúde: DATASUS, em que deverão ser buscadas informações em saúde do Piauí, tanto de Teresina (capital do estado), quanto de Parnaíba.

As informações em saúde deverão ser colocadas em formato de gráficos ou tabelas (do próprio site) e deverão ser discutidas, para que haja uma explicação dos valores encontrados. Existem dados sobre epidemiologia e morbidade (adoecimento), mortalidade, indicadores em saúde, assistência à saúde, estatísticas vitais, dentre outras... O aluno selecionará quais dados gostaria de discutir, levando em consideração a doença que apresentou no banner (qualquer uma do banner ou a que apresentou oralmente) e localizando os dados tanto de Teresina quanto de Parnaíba.

Por exemplo: vamos imaginar que eu fiquei responsável pelo assunto câncer, integrando a equipe das DCNT. Dessa forma, irei pesquisar o percentual de morbidade por câncer (adoecimento) em Teresina e Parnaíba nos anos de 2010 à 2015; ou a mortalidade por câncer somente no ano de 2014; ou posso procurar o percentual de morbidade por câncer de mama ou algum outro tipo específico... Depois que eu escolher quais os dados que encontrei sobre meu assunto no DATASUS, irei elaborar uma discussão sobre as informações obtidas, justificando o motivo de antes ser um valor menor e agora estar maior, ou o que ocorreu para que antes não houvesse nenhum registro e no ano tal ter ocorrido um aumento de 100% no registro de casos, ou explicar a razão de antes a mortalidade ser muito alta e atualmente estar com valores mais baixos... São muitas as possibilidades...

Cada aluno deverá levar suas tabelas e sua discussão impressos, para me entregar na aula seguinte (06 de maio).

Atenciosamente,

Natasha.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1129 02/10/2024 07:34