CBT0047 - ORGANIZACAO DE EVENTOS - Turma: 01 (2015.1)

Visualização de Notícia
  • Comunicado Importante 3
  • 04/05/2015 03:19
  • Texto:

Prezados alunos, bom dia.

Devido algumas dúvidas em relação a forma do trabalho passado em sala de aula estou deixando aqui um Roteiro a ser Seguido para o desenvolvimento dos eventos.

Só lembrando que serão dois Eventos Corporativos, um Governamental e um Comunitário, ou seja, serão quatro eventos apresentados em sala de aula.

Grupo 1 - Governamental

Grupo 2 - Corporativo

Grupo 3 - Corporativo

Grupo 4 - Comunitário

Segue logo abaixo o Roteiro:

ROTEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM EVENTO - (TRABALHO)

1. Passo: Escolha do Tema (Qual o tipo de evento a ser organizado) - Ao montar um evento, a principal decisão artística e criativa a ser tomada é a determinação do tema. É o tema do evento que o diferencia de outros eventos;
    2. Passo: Escolha da Equipe que vai organizar o Evento (Será organizado aos cuidados do Gerente de Eventos) – A equipe deve ser selecionada conforme as habilidades e as tarefas necessárias, assegurando de antemão que todos tenham a capacidade de trabalhar em equipe.
    3. Passo: Escolha do Local do Evento (O espaço onde vai ser desenvolvido o evento) - A escolha do local é uma decisão crucial que, em última análise, irá determinar muitos dos elementos da montagem. O local pode ser um componente óbvio do tema de um evento. Não se pode deixar de observar a estrutura do local, como por exemplo, as questões de Segurança, capacidade da Energia Elétrica, dentre outros.
    4. Passo: Escolha dos Serviços Oferecidos no Evento (Como por exemplo, o serviço de Bufê, caso seja necessário no Evento) - Os serviços de bufê podem ser uma parte fundamental da montagem, dependendo do tema e da natureza do evento. Muitas instalações específicas para eventos já oferecem serviços de bufê.
    5. Passo: Escolha dos Elementos de Entretenimento (Quem seriam os apresentadores, palestrantes, músicos, dentre outros, caso sejam necessários no Evento) - Em um evento pode variar de simples grupos musicais a animadores, e até a shows especialmente encomendados. Um grupo de artistas pode compor a maior parte do formato de um evento.
    6. Passo: Escolha da Decoração e Objetos Cenográficos (Este serão escolhidos de acordo com a proposta do Evento) - Através do uso profissional desses elementos, os espectadores se sentem como se estivesse em um mundo imaginário. As festas, festivais e jantares temáticos constituem uma parcela importante da indústria dos eventos. A forma como esses elementos de montagem são combinados e sua relativa ênfase no evento geralmente reflete o estilo pessoal da companhia do evento.
    7. Passo: Escolha do Som e luzes (Dependendo do Evento e do seu tamanho serão necessários bons equipamentos de som e de iluminação para o bom desenvolvimento do Evento) - A principal razão de se ter um equipamento de som em um evento é permitir que a plateia ouça com clareza a música, as palestras e os efeitos de áudio. A iluminação de um local tem duas funções. Pragmaticamente, as luzes permitem a todos ver o que está acontecendo; artisticamente, elas são partes integrantes do formato do evento;
    8. Passo: Escolha dos Elementos Audiovisuais e Efeitos Especiais (São equipamentos que irão fornecer mais versatilidade ao Evento) - Muitos gerentes de eventos alugam a iluminação e o som de empresas diferentes, e integram seus serviços no formato geral do evento. No entanto, existem fornecedores que oferecem equipamentos para luz e som e agem como consultores antes do evento. Essas companhias de audiovisuais podem fornecer um sistema totalmente integrado de filmes, vídeos, slides e, frequentemente, de efeitos especiais.
    9. Passo: A escolha dos elementos de Hospitalidade (Aqui serão escolhidos alguns elementos que darão mostra da Hospitalidade do Evento) – Como por exemplo, como será a elaboração do convites; o planejamento das chegadas dos clientes do evento; A infraestrutura de apoio; os possíveis brindes e o planejamento da partida.
    10. Como será o Protocolo e Cerimonial do Evento (Aqui deve conter todas as informações de como ocorrerá o Evento). Protocolo: Conjunto de regras preestabelecidas que disciplinam a organização de qualquer evento. Cerimonial: Aplicação prática e concreta do Protocolo. Implementação de normas previamente fixadas pelo protocolo. Designa a ordem de precedência.

OBS: Tudo isso deve ser desenvolvido em Slides. Procurem caracterizar o máximo possível, em imagens, cada um destes itens, sem esquecer, claro, das explicações.

Bons Estudos...!

Att;

Prof. Francisco Pereira

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 09:24