PPGPP100 - ATIVIDADE PROGRAMADA I - Turma: 03 (2015.1)

Visualização de Notícia
  • PURITANOS, JUDEUS E CAPITALISTAS
  • 27/05/2015 23:49
  • Texto:

PURITANOS, JUDEUS E CAPITALISTAS. A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO é uma das obras mais importantes da história do pensamento sociológico. A influência da religião sobre a vida econômica foi objeto das análises sociológicas Weberianas direcionadas aos caminhos de salvação e suas interferências na condução da vida. Na ótica Weberiana, as rejeições religiosas do mundo e suas direções afetam as esferas econômica, política, estética, erótica e intelectual. Na trilha das orientações intelectuais de Max Weber relacionadas à formação de uma mentalidade econômica capitalista, encontramos a relevante obra OS JUDEUS E A VIDA ECONÔMICA, de Werner Sombart. Texto denso e já clássico direcionado à aptidão objetiva dos judeus para o capitalismo. No tocante ao estímulo Weberiano sobre o “ensejo de dedicar aos judeus uma análise detalhada no âmbito da história da gênese do capitalismo moderno”, Sombart escreve:

“Podemos assumir sem sombra de dúvida que a religião de um povo ou de um grupo dentro do povo pode ter grande importância para a configuração da vida econômica. Não faz muito que Max Weber revelou a conexão que existe entre puritanismo e capitalismo. E são exatamente as investigações de Max Weber que em boa parte são culpadas do surgimento deste livro: todo observador atento deveria confrontar tais investigações com o problema de se aquilo que Weber atribui ao puritanismo não teria talvez sido realizado bem antes disso e também depois em grau ainda mais elevado pelo judaísmo; e inclusive se aquilo que denominamos puritanismo não seria mais propriamente, em seus traços essenciais, judaísmo. No decorrer da nossa investigação tomaremos conhecimento de mais coisas relacionadas com a afinidade entre as duas religiões”.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 14:16