-

PPGPP100 - ATIVIDADE PROGRAMADA I - Turma: 03 (2015.1)

Visualização de Notícia
  • ADORNO NA COMPANHIA DE BEETHOVEN
  • 30/05/2015 10:21
  • Texto:

    Introdução à Sociologia da Música é uma obra de Theodor W. Adorno. Ao fazermos um passeio por suas preleções teóricas, encontramos valiosos toques dados por quem desenvolve um particular olhar e escuta relacionados a uma das mais significativas produções culturais da humanidade. A arte musical é um objeto visto pelo prisma da imaginação sociológica sintonizada com um pensamento complexo sobre as múltiplas dimensões humanas. Registro um trio de colocações feitas por quem sabe que o sociólogo sintoniza com Terêncio na sua máxima segundo a qual “nada que é humano me é estranho”. Os sons musicais tocam a sensibilidade do pensador atento à vida musical e os seus tipos de comportamento:

     “Quanto mais grosseiras são as produções do espírito estudadas pela Sociologia, tanto mais finos precisam tornar-se os procedimentos que visam dar conta dos efeitos de tais fenômenos”.

    “A experiência musical ativa não consiste no ato de friccionar ou fazer retinir as cordas de um instrumento, mas em uma imaginação qualificadamente apropriada, em uma escuta capaz de fazer com que as obras pelas quais nos deixamos passivamente embalar venham à tona uma vez mais mediante tal entrega”.

    “...Em que pese todo discurso acerca do consumo de massa, um critério para medir a crescente barbárie pode ser vislumbrado – e isso não apenas na música – no fato de que, hoje, as produções espiritualmente relevantes são praticamente inacessíveis”.

     

     



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 14:18