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PPGPP100 - ATIVIDADE PROGRAMADA I - Turma: 03 (2015.1)

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  • McDONALD'S NA TELA SOCIOLÓGICA
  • 01/07/2015 00:17
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    McDONALD’S NA TELA SOCIOLÓGICA: Vivemos em uma sociedade “McDonaldizada” e que traz no seu bojo um estilo fast food de viver. Na sociedade de risco há quem diga que “viver faz mal à saúde”. Tudo que gostamos é “ilegal, imoral ou engorda?” O que aconteceria se você comesse só no McDonald’s por um mês? Uma McDieta nas três principais refeições: café da manhã, almoço e janta. No cardápio, hambúrguer, egg McMuffin, enroladinho de salsicha, big Macs, quarteirão com queijo, cheesebúrgueres com fritas, refrigerante tamanho gigante, nuggets de frango, Milk-shake e a onipresente Coca-Cola. Até a água seria própria da mega empresa. Produtos que deleitam um significativo percentual da humanidade. Tal investimento gastronômico será servido na TELA SOCIOLÓGICA que exibirá SUPER SIZE ME – A Dieta do Palhaço, dirigido por Morgan Spurlock. Em seu livro SOCIOLOGIA DA OBESIDADE, Jean-Pierre Poulain dá a sua contribuição para uma política da obesidade e escreve sobre os responsáveis, culpados e “bodes expiatórios” relacionados à infelicidade dos obesos nas sociedades modernas. A citada obra fílmica recebe um olhar sociológico crítico: “A obesidade é de tal complexidade que o seu caráter multifatorial pode nos levar a designar como responsáveis quase todos os atores. Vamos seguir essa “gincana”. Os industriais do setor agroalimentar e de fast food podem ser designados como responsáveis pelo consumo exagerado de alimentos “gordurosos” e “salgados”, de petiscos e guloseimas que, segundo a expressão consagrada, “são ruins para a saúde” e seriam os causadores da obesidade. O exemplo mais evidente dessa retórica é o documentário de Morgan Spurlock, SUPER SIZE ME. Comendo todos os dias nos restaurantes da cadeia McDonald’s e, principalmente, aceitando todas as propostas comerciais que lhe eram propostas, a fim de que optasse pela maior porção (super size) por dólares a mais, o cineasta engordou 11 Kg em algumas semanas, e os níveis de alguns de seus parâmetros biológicos de saúde aumentaram perigosamente. As políticas comerciais, as estratégias de marketing e publicitárias por parte das indústrias de alimentos e do setor de fast food, que circundam os indivíduos, são apontadas como responsáveis pelo desenvolvimento da obesidade. Os investimentos desse setor são tais que eles constituem sozinhos um argumento suplementar. Realmente, o montante das somas gastas com publicidade parece provar sua eficácia sem que haja a necessidade de demonstrá-la”. O filme SUPER SIZE ME será exibido no dia primeiro de julho de 2015, em duas sessões (16 e 18 horas), na sala de vídeo II (CCHL-UFPI). Entrada gratuita. 



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